Categoria: História Artigos |
Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Renato Gil G.
A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos de socialização e de promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade e, especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição.
|
636 0 bytes Revista Iberoamericana de Educación http://www.rieoei.org/index.php |
Categoria: História Artigos |
A Ditadura Militar e a proletarização dos professores |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
BITTAR, Marisa; FERREIRA JÚNIOR, Amarilio
Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos “de cima” se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade – a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual.
Palavras-chave: Ditadura militar. Professores. Sindicalismo.
|
679 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm |
Categoria: História Artigos |
Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
BÉVORT, Evelyne & BELLONI, Maria Luiza
Para que a sociedade da informação seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Esta convicção inspirou este artigo, cujo objetivo é apresentar algumas tendências atuais da mídia-educação no mundo, seus conceitos e ações, buscando contribuir para seu desenvolvimento no Brasil. Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta.
Palavras-chave: Mídia-educação. Educação para as mídias. Educomunicação. Comunicação e educação.
|
704 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
|