Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Renato Gil G.

A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos de socialização e de promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade e, especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição.

Downloads 679  679  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Iberoamericana de Educación  Site http://www.rieoei.org/index.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de

O objetivo do artigo é deslocar o interesse dos historiadores, das fontes visuais (iconografia, iconologia) para um tratamento mais abrangente da visualidade como uma dimensão importante da vida social e dos processos sociais. Após um rápido exame das contribuições trazidas para o estudo dos registros visuais e dos regimes visuais pela História da Arte, Antropologia Visual, Sociologia Visual e Estudos de Cultura Visual, o autor propõe algumas premissas para a consolidação de uma História Visual, concebida não como mais um feudo acadêmico, mas como uma conjunto de recursos operacionais para ampliar a consistência da pesquisa histórica em todos os seus domínios.

Palavras-chave: História Visual. Cultura visual. Fontes visuais.

Downloads 682  682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensinar História no Século XXI: Dilemas Curriculares Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CIAMPIL, Helenice

O artigo focaliza as matrizes curriculares na contemporaneidade, identifica a tradição francesa e americana e seu lugar na organização curricular brasileira.

Palavras-chave: Currículo. Competências. Conhecimento escolar.

Downloads 682  682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A data símbolo de 1898: o impacto da independência de Cuba na Espanha e Hispanoamérica Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
CAPELATTO, Maria Helena

O artigo tem como objetivo analisar o impacto da Independência de Cuba nos intelectuais espanhóis e hispanoamericanos e as razões da aproximação entre eles após o evento. 1898 tornou-se uma data símbolo pelas mudanças significativas que produziu nas concepções de escritores hispânicos sobre o papel dos Estados Unidos na América Latina e sobre o destino da Espanha após a perda de sua última colônia.

Palavras-chave: História intelectual. Hispanidade. Independência de Cuba.

Downloads 731  731  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Ditadura Militar e a proletarização dos professores Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
BITTAR, Marisa; FERREIRA JÚNIOR, Amarilio

Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos “de cima” se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade – a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual.

Palavras-chave: Ditadura militar. Professores. Sindicalismo.

Downloads 736  736  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação & Sociedade - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Fotografia e cidade Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
POSSAMAI, Zita Rosane

Desde a invenção da fotografia, a cidade continua sendo um dos objetos preferidos pelos fotógrafos. Por ser considerada capaz de registrar fielmente a realidade, à fotografia foi dada a tarefa de documentar as transformações urbanas ocorridas ao longo do tempo. Mais do que espelho da realidade, as vistas urbanas se constituíram em veículos propagadores de um imaginário de modernidade, de acordo com o olhar dos produtores visuais da cidade. O estudo de caso da relação de Porto Alegre com a fotografia, objeto deste artigo, mostra como as cidades brasileiras, guardadas as peculiaridades temporais e espaciais, apresentaram certa sintonia nesse processo.

Palavras-chave: Cidade. Fotografia. Imaginário.

Downloads 740  740  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ArtCultura - UFU  Site http://www.artcultura.inhis.ufu.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Festas religiosas: a materialidade da fé Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
JURKEVICS, Vera Irene.

Este artigo procura refletir acerca de algumas questões do universo das práticas religiosas tidas como populares e suas representações simbólicas do sagrado. Essas manifestações de religiosidade popular apontam um trânsito contínuo e intenso entre o institucional e o desclericalizado. Para exemplificação desta dinâmica, analisaremos a demarcação de um tempo coletivo e a construção de uma identidade, de um sentido de pertença aos participantes das Folias de Reis, da Festa do Divino Espírito Santo e do Círio de Nazaré. Redescobertas, revisitadas e revitalizadas como um rico campo de investigações, as festas religiosas têm possibilitado muitos olhares a essas expressões de fé.

Palavras-chave: Festas religiosas. Sagrado. Fé.

Downloads 748  748  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BÉVORT, Evelyne & BELLONI, Maria Luiza

Para que a sociedade da informação seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Esta convicção inspirou este artigo, cujo objetivo é apresentar algumas tendências atuais da mídia-educação no mundo, seus conceitos e ações, buscando contribuir para seu desenvolvimento no Brasil. Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta.

Palavras-chave: Mídia-educação. Educação para as mídias. Educomunicação. Comunicação e educação.

Downloads 749  749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação & Sociedade - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Nas Entranhas da(s) Cidade(s) Resistências à organização capitalista da vida urbana Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
RUDY, Cleber

O presente artigo visa tecer algumas considerações sobre o movimento squatter no Brasil. Movimento este, que na senda da contracultura européia dos anos 60, manifestava ressonâncias no meio urbano brasileiro, décadas depois através das perspectivas anarco-punks, que projetavam alternativas a organização urbana capitalista, a partir da "expropriação" de casas e demais espaços desocupados ou abandonados.

Palavras-chave: Punks. Anarquismo. Cidades.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História Agora  Site http://www.historiagora.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Leitura e uso das fontes no ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
TOMAZ, Paulo C.

Esta comunicação tem por objetivo analisar as principais correntes historiográficas no estudo de História, tais como o Positivismo, o Marxismo e a História Nova, buscando compreender como essas correntes historiográficas trataram a leitura, a interpretação e o uso das fontes para a compreensão dos acontecimentos históricos. Objetiva igualmente analisar o enfoque dado a esse assunto no ensino de História no Brasil, tendo como base de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª séries, cuja finalidade é também capacitar o aluno a "dominar procedimentos de pesquisa escolar e produção de textos, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais." (PCN,1998).

Palavras-chave: Correntes historiográficas. Leitura e uso das fontes. Ensino de História

Downloads 758  758  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALB  Site http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss05_07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »