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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!João Goulart - 30 anos de Silêncio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
TORRES, Pedro Henrique

O Caderno B do Jornal do Brasil do dia 10 de setembro de 1976 anunciava em letras garrafais: MAO – Poeta, Guerreiro e Líder1. A matéria que preenche todo o caderno traz uma enorme veneração ao líder comunista chinês Mao Tse Tung. Os crimes cometidos em nome da revolução chinesa ou da revolução cultural ainda não tinham vindo a público. Exaltar Mao Tse Tung e tudo que representava a revolução chinesa para o Ocidente na década de 60/70 pareciam uma provocação contra a ditadura militar brasileira. Passados trinta anos, nenhum dos grandes jornais brasileiros fizeram questão de lembrar, ou de nos lembrar, do trigésimo aniversário da morte do líder chinês. A China já não é mais a mesma. Acredito que no momento de excepcional crescimento econômico, nem os próprios chineses fizeram muita festa pela memória de Mao. Nossos jornais, impresso ou televisivo, ao contrário, passaram os três dias que antecederam o dia 11 de setembro, relembrando a queda das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York no ano 2001. O que era mais interessante para os meios de comunicação? Nos fazer lembrar a China maoísta ou a queda das torres em Nova York? A memória é objeto de disputa, representa interesses políticos, econômicos e culturais. Por isso, tivemos três dias de "Atentado em NY". Essa pequena introdução pode parecer bem distante do título de meu trabalho: João Goulart - 30 anos de Silêncio. Mas não é. Exatamente no mesmo ano: 1976, dois ex- presidentes do Brasil morreram – Juscelino Kubitschek e João Goulart. Juscelino que vislumbrava a possibilidade de voltar à presidência em uma possível eleição de 1965, fora humilhado pelos militares em constantes interrogatórios. Jango, apelido de infância do presidente Goulart, jamais retornaria ao país que deixará em 1964.

Palavras-chave: Imprensa. João Goulart. Ditadura militar.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Depoimento e apropriação: artifícios narrativos e crítica ao contexto social em Pão e sangue  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de

Este artigo problematiza e contextualiza o livro Pão e sangue, publicado em 1988 pelo escritor Dalton Trevisan. Num primeiro momento são discutidas as formas de representação e apropriação presentes na obra, a partir dos conceitos de Roger Chartier. Posteriormente, buscam-se as possíveis relações entre o livro e a conjuntura de sua publicação. Parte-se do diálogo com as proposições do historiador Jörn Rüsen, segundo o qual as narrativas são produzidas com a finalidade de interpretar experiências atuais do tempo. Relacionando o livro de Dalton com sua conjuntura, a década de 1980, é possível interpretá-lo como uma crítica à banalização da violência, fazendo com que os leitores questionem até que ponto a violência narrada se configura como uma realidade social.

Palavras-chave: História literária. Narrativa. Dalton Trevisan.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema com Recurso Didático nas Aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este trabalho tem o intuito de apresentar o uso do cinema como recurso importante para o ensino de História, tendo como pressupostos teórico a Educação Histórica. O cinema, enquanto produto cultural, atua na formação das "ideias históricas" e em sala de aula, devendo, assim, ocupar um lugar de destaque nas aulas de História. Desde as primeiras décadas do século XX, educadores defendem a utilização do cinema como um recurso didático, visto que quando usado em contextos escolares, colabora na formação da "consciência histórica" dos estudantes (RÜSEN, 2001). Para as pesquisadoras Olga Magalhães e Henriqueta Alface (2011, p. 255), o cinema pode ser incluido no planejamento do professor de História desde que sejam considerados algumas questões: a faixa etária do aluno, o nível de ensino, a relação direta com com os conteúdos e o respeito com os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida. Isso porque o uso do filme não pode ser visto como apenas "passar o filme", é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, tornando o filme significativo. Em relação à bibliografia especializada em cinema e educação esta sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola - são elas: apresentação da sinopse, exibição do filme e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme. Cabe também ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Conforme Pablo Blasco (2006, p. 28), o uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada "cultura do espetáculo", marcada pela " informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocionio linear, lógico e especulativo". No entanto, a maioria dos pesquisadores consideram a fragmentação do filme como um procedimento equivocado, porque essa leitura fracionada compromete a apreciação do cinema como obra de arte (NAPOLITANO, 2009). A partir desses pressupostos teóricos que este trabalho se propõe a comparar ambas as maneiras de uso do cinema em sala de aula, em trechos ou na íntegra, a fim de auxiliar a prática docente do ensino de História.

Palavras-chave: História. coíbem. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 3225  3225  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Glauber, o contestador: cinema, política e sociedade na obra Terra em Transe - 1967 Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MACIEL, Marcelo Johny

Neste artigo apresentarei, por meio da obra cinematográfica Terra em Transe, dirigida pelo cineasta Glauber Rocha, as várias formas de representação nacional. O filme conta com os personagens e figuras nacionais de nossa história, as músicas tradicionais da cultura brasileira como o samba, candomblé e poesias de autores brasileiros, além de recursos de estilo bem próprios do autor. Todos esses recursos citados têm como principal objetivo interpretar a crítica de Glauber Rocha e mostrar como estava a política brasileira no período em que o filme fora produzido. Dentro do recorte temporal analisado, eclodem no Brasil acontecimentos importantes como a ditadura militar que trás consigo os movimentos populares. Os interesses políticos são abordados no filme, pois esta é a intenção do Cinema Novo, mas em específico, Glauber Rocha quer, por meio de seus filmes, fazer a crítica a estas formas de governo utilizando recursos inusitados e ao mesmo tempo mostrar um Brasil real.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Modelo de cidadania e modelo de educação: a paideía idealizada pelos filósofos Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CODEÇO, Vanessa Ferreira de Sá

Propomo-nos, neste artigo, a analisar a correspondência existente entre os modelos de paideía e cidadania na Atenas do Período Clássico (séculos V e IV a.C). Utilizaremos como documentação textual as obras a Política, de Aristóteles, e as Leis e República, de Platão.

Palavras-chave: Paideía. Educação. Cidadania.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplin Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora

O artigo tem como foco a obra de Jonathas Serrano (1855-1944), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e professor de História do Colégio Pedro II. O estudo centrou-se na obra didática desse autor, particularmente em seus principais manuais voltados à formação de professores de História e destinados a alunos. As análises, pautadas no conceito de "código disciplinar", permitem sugerir que as obras de Jonathas Serrano introduziram de forma sistemática a influência da pedagogia no ensino de História, constituindo-se em importante contribuição para a construção do código disciplinar da História no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de História. Jonathas Serrano. Código Disciplinar da História.

Downloads 2756  2756  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Muito além do céu: Escravidão e estratégias de liberdade no Paraná no século XIX Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
HARTUNG, Mirian

Este artigo analisa o processo de doação de parte da Fazenda Santa Cruz (município de Ponta Grossa, PR) a escravos e libertos, feito pela proprietária Maria Clara do Nascimento, em 1854. Quais as razões, as motivações e as condições sociais deste ato de fazer de escravos e ex-escravos herdeiros efetivos são algumas das questões que guiam a presente reflexão. Trata-se então de apreender este ato como resultado de um movimento onde se cruzam questões particulares, afetos e desejos de diferentes atores sociais em um contexto mais amplo, regional e nacional, marcados por um conjunto de concepções e políticas públicas próprios àqueles períodos históricos.

Palavras-chave: Escravidão. Organização social. Parentesco.

Downloads 2744  2744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Topoi - UFRJ  Site http://www.revistatopoi.org/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Música Caipira em Aulas de História: Questões e Possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CHAVES, Edilson Aparecido; GARCIA, Tânia Maria F. Braga

O presente trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa de dissertação de mestrado “A música caipira em aulas de história: questões e possibilidades” defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Área de Concentração: Cultura, Escola e Ensino da UFPR. Um dos objetivos foi analisar a presença e ausência da música brasileira nos manuais didáticos voltados para o Ensino Fundamental, em especial, a ausência da música caipira ou sertaneja de raiz. Numa análise das 20 coleções aprovadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2002/2005), nenhuma apresentava propostas de trabalho com o gênero em questão.

Downloads 2537  2537  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH - PR  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O uso de fontes históricas nas séries iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.; SIMON, Cristiano Biazzo

O presente trabalho traz algumas reflexões da pesquisa de mestrado em curso intitulada: "A construção do saber histórico nas séries iniciais do ensino fundamental: o uso de fontes", cujo objetivo é refletir sobre a prática docente e discente na produção do saber histórico nessa etapa de formação, a partir do uso de fontes históricas. A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Tarumã, localizado no interior do estado de São de Paulo, com uma população de pouco mais de doze mil habitantes. A cidade atende em suas sete escolas de educação básica e em um pólo da Universidade Aberta do Brasil, cerca de quatro mil alunos. Entre as quatro escolas municipais foram selecionadas oito classes, sendo duas do segundo ano, duas do terceiro, duas do quarto ano e duas do quinto ano do ensino fundamental. A seleção ocorreu após a aplicação de um questionário dirigido aos docentes tendo a participação de trinta e quatro, ou seja 87%, dos trinta e nove docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo possível compor o perfil desses profissionais e a disponibilidades dos mesmos em participar da pesquisa.

Palavras-chave: Fontes históricas. Séries iniciais. Historicidade.

Downloads 2391  2391  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.oficinasdehistoria.com.br/viii-encontro-nacional-perspectivas-do-ensino-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre a psykhé nos poemas homéricos Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Anselmo Carvalho de

O presente trabalho trata da concepção de psykhé, um tema com o qual o ser humano se ocupa a milênios. Aborda-se essa questão nos poemas homéricos. Segundo Homero, a psykhé é uma sombra privada de suas características físicas. Ela ganha significação no momento de morte e revela o "não-estar-mais-vivo" do homem. Homero quando não valoriza a vida no além-morte, valoriza a ação do homem neste mundo: no fazer cotidiano e na peleja da guerra.

Palavras-chave: Homero. Psykhé. Homem. Vida.

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