Categoria: História Artigos |
Leitura e uso das fontes no ensino de História |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
TOMAZ, Paulo C.
Esta comunicação tem por objetivo analisar as principais correntes historiográficas no estudo de História, tais como o Positivismo, o Marxismo e a História Nova, buscando compreender como essas correntes historiográficas trataram a leitura, a interpretação e o uso das fontes para a compreensão dos acontecimentos históricos. Objetiva igualmente analisar o enfoque dado a esse assunto no ensino de História no Brasil, tendo como base de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª séries, cuja finalidade é também capacitar o aluno a "dominar procedimentos de pesquisa escolar e produção de textos, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais." (PCN,1998).
Palavras-chave: Correntes historiográficas. Leitura e uso das fontes. Ensino de História
|
801 0 bytes ALB http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss05_07.pdf |
Categoria: História Artigos |
A economia cafeeira no Paraná até a década de 1970 |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Semí C.
O trabalho em se abordar a história econômica do Estado do Paraná, mais especificamente a história do café, desde os seus primórdios, passando pelo auge de sua produção e comercialização e avançar até seus momentos mais difíceis, é tarefa pronta e publicada. Desta forma, o esforço deste artigo foi facilitado, pois contou com a “boa companhia” de David Carneiro, Romário Martins, Cecília Maria Westphalen, Altiva Pilatti Balhana, Brasil Pinheiro Machado e Nadir Apparecida Cancian, para citar apenas alguns expoentes neste campo de pesquisa. O objetivo deste artigo restringe-se, então, a incentivar, balizar e abrir possíveis caminhos para novas pesquisas sobre esta atividade econômica que, em termos de Brasil, deu início a uma infraestrutura que seria utilizada por outros segmentos econômicos. Em relação ao Paraná, foi responsável, entre outros fatores, pela ocupação e colonização de regiões importantes do estado.
|
6203 0 bytes Vitrine da Conjuntura - FAE http://www.fae.edu/vitrinedaconjuntura/ |
Categoria: História Artigos |
Leitura do Imaginário: Educação do Olhar |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
TAVARES, Rubens.
O artigo discute as relações entre imagem, história, a apropriação da emória e a utilização de imagens com a função de ora educadoras do senso crítico ou ora como encobridoras de tempos e espaços históricos. Toda imagem deve ser lida dentro dos seus contextos, bem como os simbolismos que representam momentos históricos que se passaram ou passam na sociedade. Pode-se perceber isso na história que faz uso do cotidiano, sejam em livros, revistas ou materiais didáticos, como também quando essas imagens que ajudam a construir o imaginário estão no cotidiano, seja nos grafites que utilizam o muro como quadros abertos, como afirma Umberto Eco, em uma “obra aberta” que expõe as imagens de nossas cidades e ajudam a entender os problemas. A realidade dentro da realidade, como a desconstrução de uma e a construção de outra, a “matriz” da razão Platônica. Ou ainda, espaços que eram depositários de memórias coletivas e individuais como, por exemplo, a fundição Muller, que a princípio era o espaço da luta de classes, do enfrentamento do capital versus trabalho, mas acaba sucumbindo e transforma-se no espaço do consumo, da alienação, da mercadoria, onde tudo que era memória esvoaça-se e “desmancha no ar”. Analisar esses espaços como construções e portadores de memórias individuais e coletivas e lê-los como tempos de persistência da memória que foram encobertos por anos e anos de camadas ideologizadas, que precisam ser desconstruídos numa arqueologia das imagens para que o olhar seja educado. Para isto, faço uma reflexão sobre o papel da escola, de educar os alunos a observálos com outros olhos e outras percepções. E que estas novas leituras criem espaços de educação do nosso olhar.
Palavras-chave: imaginação, (educação da) imagens, simbolismo, representação.
|
1084 0 bytes |
|