Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!"Rememoração"/comemoração: as utilizações sociais da memória Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SILVA, Helenice Rodrigues da

Nesses tempos de "crises" de valores e de referências, as comemorações nacionais tendem a demonstrar que o acontecimento "rememorado", em razão do seu valor simbólico, visa, sobretudo, ao devir. Em busca de um consenso nacional, o poder político investe nas lembranças das grandes datas, de maneira a encontrar no passado uma legitimidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. Por trás de todas as comemorações nacionais, encontra-se, portanto, a questão do tempo que se manifesta na sua relação com o passado da História e o presente da memória. Partindo das análises de Paul Ricoeur, esse texto procura abordar, por um lado, os mecanismos das apropriações dos tempos históricos, e por outro, os processos de construção e de transmissão de uma memória social.

Palavras-chave: Comemoração. Tempo histórico. Memória coletiva.

Downloads 1088  1088  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! Realengo e a Escola Militar: um estudo sobre memória e patrimônio urbano Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
VIANA, Claudius Gomes de Aragão

Descreve-se o desenvolvimento de Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, e suas referências à Escola Militar, que lá funcionou entre 1913 e 1944. O patrimônio material da escola e os relatos de antigos integrantes e de moradores do bairro sustentam a análise da constituição dos espaços militares na região, tomados como pontos de articulação de questões relacionadas à patrimônio e memória. Observa-se que os espaços estudados ilustram o conceito de lugares de memória, considerando o ambiente como suporte da memória coletiva.

Palavras-chave: Escola Militar. Realengo. Rio de Janeiro. Memória. Patrimônio.

Downloads 4824  4824  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! O cinema na sala de aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridley Scott Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SILVA, Edlene O.

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do cinema como recurso didático para o ensino de História a partir da análise das representações da Idade Média no filme Cruzada (Kingdom of Heaven), dirigido por Ridley Scott, em 2005. Ao estabelecer um diálogo entre as imagens das Cruzadas na película dirigida por Scott e as visões sobre esse evento em alguns manuais escolares editados entre o final dos anos de 1990 e 2008, busca-se demonstrar que o filme, ao mesmo tempo em que reforça estereótipos e preconceitos sobre o medievo, pode ser meio privilegiado de problematização desses estigmas e de construção do conhecimento histórico.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Cruzadas. Idade Média. Livro didático.

Downloads 17580  17580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
FERNANDES, José Ricardo O.

O tema da diversidade cultural e suas implicações no ensino de história são o objetivo deste ensaio. A edição da Lei no 10.639, de 2003, que introduziu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da educação básica, contribui para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira.

Palavras-chave: Diversidade cultural. História. Ensino.

Downloads 2284  2284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (20)