O artigo analisa a importância da imprensa na década de 1950 na construção de uma cultura cinematográfica do país em novas bases. Estudar esse momento é fundamental para compreender a estética cinematográfica da década seguinte bem como o campo de produção, circulação e recepção dos filmes. São analisados os suplementos culturais dos jornais O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil e a Revista de Cinema. Três questões se destacam: a relação espectador/leitor, o lugar da crítica e o papel das cinematecas na formação de uma cultura letrada.
Palavras-chave: Suplementos. Cultura cinematográfica. Crítica.
O principal objetivo deste artigo é expor e discutir as mais importantes correntes da historiografia sobre o Golpe de 1964 e confrontar algumas questões controvertidas sobre repressão política, censura e outros temas da ditadura militar.
Palavras-chave: Historiografia. Golpe de Estado. Ditadura militar.
Esse texto é parte de uma pesquisa mais ampla sobre a atuação do SPHAN (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Minas Gerais no período entre 1939-1964. Por ora, nos concentraremos sobre as viagens de quatro intelectuais (Olavo Bilac, Amoroso Lima, Mário de Andrade e Afonso Arinos) cujos trabalhos foram fundamentais no processo de construção da cidade de Ouro Preto como relicário da nação e na formulação dos discursos sobre a preservação do patrimônio no Brasil.
O artigo analisa obras recentes de ficção ou documentário que acentuaram a presença visual de cidadãos pobres, negros, moradores de favelas e bairros de periferia no cinema e na televisão brasileiros. Ao trazer esse universo à atenção pública, esses filmes intensificaram e estimularam uma disputa pelo controle da visualidade, pela definição de que assuntos e personagens ganharão expressão audiovisual,como e onde,elemento estratégico na definição da ordem (ou desordem) contemporânea.