Categoria: História Artigos |
Revolução Constitucionalista de 1932: articulações de um movimento |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
NUNES, Vanessa
Objetivamos com esta pesquisa, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, analisar a forma de engajamento dos militares paulistas e sua visão sobre o movimento que participaram, os grupos sociais que constituíram o levante e suas articulações. Para tanto, faremos o relato da trajetória da Revolução de 1930 até a eclosão da Revolução de 1932, analisando as posições tomadas pelos seus protagonistas, buscando responder se houve uma Revolução, ou seja, uma verdadeira natureza de revolução. Utilizamos como base argumentativa, livros de fundamentação teórica para a solução das argumentações ou de novas problemáticas e fontes documentais. Os resultados obtidos indicam que havia uma “imposição”, um discurso ideológico dos articuladores do movimento para persuadir as classes envolvidas e criar toda uma imagem e um ideário distorcido do real. Assim, esse mito permaneceu, o de um movimento intitulado “Revolução”.
Palavras-chave: História do Brasil. Revolução de 1932. Movimento. Articulações de Poder. Contra-Revolução. Período Vargas.
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3438 0 bytes Universidade Paranaense - UNIPAR |
Categoria: História Artigos |
Glauber, o contestador: cinema, política e sociedade na obra Terra em Transe - 1967 |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
MACIEL, Marcelo Johny
Neste artigo apresentarei, por meio da obra cinematográfica Terra em Transe, dirigida pelo cineasta Glauber Rocha, as várias formas de representação nacional. O filme conta com os personagens e figuras nacionais de nossa história, as músicas tradicionais da cultura brasileira como o samba, candomblé e poesias de autores brasileiros, além de recursos de estilo bem próprios do autor. Todos esses recursos citados têm como principal objetivo interpretar a crítica de Glauber Rocha e mostrar como estava a política brasileira no período em que o filme fora produzido. Dentro do recorte temporal analisado, eclodem no Brasil acontecimentos importantes como a ditadura militar que trás consigo os movimentos populares. Os interesses políticos são abordados no filme, pois esta é a intenção do Cinema Novo, mas em específico, Glauber Rocha quer, por meio de seus filmes, fazer a crítica a estas formas de governo utilizando recursos inusitados e ao mesmo tempo mostrar um Brasil real.
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Categoria: História Artigos |
História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso
Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).
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6779 0 bytes Revista de Educação Histórica - UFPR http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/ |
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