Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Etnicidade e ensino de História: a matriz cultural africana. Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
FLORES, Elio Chaves

O ensaio discute o ensino de História da África na cultura escolar a partir de dois campos de produção e representações étnico-raciais: o estado da arte na universidade e a recente legislação sobre as questões étnico-raciais em relação à História da África. Parto da hipótese de que as estruturas curriculares dos cursos de História reproduzem para a educação básica o cânone da mestiçagem. O grande desafio para os estudos africanistas seria, portanto, ultrapassar os limites da seleção cultural.

Palavras-chave: Africanismo. Ensino de História. Questão racial.

Downloads 3532  3532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo - UFF  Site http://www.historia.uff.br/tempo/site/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Revolução Constitucionalista de 1932: articulações de um movimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NUNES, Vanessa

Objetivamos com esta pesquisa, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, analisar a forma de engajamento dos militares paulistas e sua visão sobre o movimento que participaram, os grupos sociais que constituíram o levante e suas articulações. Para tanto, faremos o relato da trajetória da Revolução de 1930 até a eclosão da Revolução de 1932, analisando as posições tomadas pelos seus protagonistas, buscando responder se houve uma Revolução, ou seja, uma verdadeira natureza de revolução. Utilizamos como base argumentativa, livros de fundamentação teórica para a solução das argumentações ou de novas problemáticas e fontes documentais. Os resultados obtidos indicam que havia uma “imposição”, um discurso ideológico dos articuladores do movimento para persuadir as classes envolvidas e criar toda uma imagem e um ideário distorcido do real. Assim, esse mito permaneceu, o de um movimento intitulado “Revolução”.

Palavras-chave: História do Brasil. Revolução de 1932. Movimento. Articulações de Poder. Contra-Revolução. Período Vargas.

Downloads 3374  3374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Paranaense - UNIPAR  Site 
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos

O texto trata do estado da arte relativo ao tema da História da Alimentação, destacando os conceitos, fundamentos e referenciais teórico-metodológicos colocados em evidência por meio de uma importante base historiográfica, com obras, textos e projetos de pesquisa que apontam o lugar da alimentação na História.

Palavras-chave: Memória gustativa. Categoria histórica. Comida.

Downloads 1750  1750  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
FERNANDES, José Ricardo O.

O tema da diversidade cultural e suas implicações no ensino de história são o objetivo deste ensaio. A edição da Lei no 10.639, de 2003, que introduziu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da educação básica, contribui para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira.

Palavras-chave: Diversidade cultural. História. Ensino.

Downloads 2286  2286  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Glauber, o contestador: cinema, política e sociedade na obra Terra em Transe - 1967 Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MACIEL, Marcelo Johny

Neste artigo apresentarei, por meio da obra cinematográfica Terra em Transe, dirigida pelo cineasta Glauber Rocha, as várias formas de representação nacional. O filme conta com os personagens e figuras nacionais de nossa história, as músicas tradicionais da cultura brasileira como o samba, candomblé e poesias de autores brasileiros, além de recursos de estilo bem próprios do autor. Todos esses recursos citados têm como principal objetivo interpretar a crítica de Glauber Rocha e mostrar como estava a política brasileira no período em que o filme fora produzido. Dentro do recorte temporal analisado, eclodem no Brasil acontecimentos importantes como a ditadura militar que trás consigo os movimentos populares. Os interesses políticos são abordados no filme, pois esta é a intenção do Cinema Novo, mas em específico, Glauber Rocha quer, por meio de seus filmes, fazer a crítica a estas formas de governo utilizando recursos inusitados e ao mesmo tempo mostrar um Brasil real.

Downloads 3092  3092  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso

Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).

Downloads 6728  6728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - UFPR  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
Avaliação: 9.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Registro e Representação do Cotidiano: a Música Popular na Aula de História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ABUD, Katia Maria

As linguagens alternativas têm sido utilizadas como um importante recurso didático para a aprendizagem de história. Entre essas linguagens, a música popular tem ocupado espaço como instrumento pelo qual se revela o registro da vida cotidiana, na visão de autores que observam o contexto social no qual vivem. As representações sociais de autores e intérpretes são, assim, instrumentos na transformação dos conceitos espontâneos em conceitos científicos, porque como registros são evidências, restos que o passado deixou para trás e que facilitam a compreensão histórica pelos alunos, pela empatia que estabelecem entre eles e aqueles que viveram em outros contextos históricos.

Palavras-chave: Representações sociais. Conceitos. Compreensão histórica. Música popular.

Downloads 1166  1166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Patrimônio Imaterial e Educação Histórica: a lenda da caveirinha no processo de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro C. do

Este trabalho se dedica em analisar o ensino e aprendizagem em história, com alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Paranaguá - PR. Com o objetivo principal de analisar a compreensão histórica dos alunos, por meio da educação patrimonial, este trabalho propõe alternativas para o ensino da história, visando à utilização de fontes primárias em sala de aula; outros objetivos se resumem em: ensinar história a partir da aproximação de alunos de classes populares à história local; e realizar um levantamento, do patrimônio imaterial do município. Os métodos utilizados nesta pesquisa se apoiam nas teorias da educação histórica, que visam o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios. Esta pesquisa instigou os alunos a conhecer e valorizar a cultura local, tornando o patrimônio imaterial uma ferramenta produtiva, para o desenvolvimento da compreensão histórica.

Palavras-chave: Cultura Popular. Ensino de História. Narrativas Históricas.

Downloads 1931  1931  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://abeh.org/trabalhos/GT07/tcompletoevandro.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplin Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora

O artigo tem como foco a obra de Jonathas Serrano (1855-1944), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e professor de História do Colégio Pedro II. O estudo centrou-se na obra didática desse autor, particularmente em seus principais manuais voltados à formação de professores de História e destinados a alunos. As análises, pautadas no conceito de "código disciplinar", permitem sugerir que as obras de Jonathas Serrano introduziram de forma sistemática a influência da pedagogia no ensino de História, constituindo-se em importante contribuição para a construção do código disciplinar da História no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de História. Jonathas Serrano. Código Disciplinar da História.

Downloads 2720  2720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; GARCIA, Tânia M. F. B.

As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (SNYDERS, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias". Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (RÜSEN, 1992).

Palavras-chave: Ensino de história. Consciência histórica. Formação de professores.

Downloads 1566  1566  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 »