Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!IV Congresso de História Nacional: tendências e perspectivas da história do Brasil colonial  Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Lucia Maria P.

O artigo aborda o IV Congresso de História Nacional, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no Rio de Janeiro, entre 21 e 28 de abril de 1949, com o intuito de celebrar o quarto centenário da fundação da cidade de Salvador e da instituição do Governo Geral. O evento reuniu cento e cinqüenta pesquisadores, entre os quais vinte estrangeiros, dezesseis deles integrando a delegação oficial de Portugal, enviada pelo governo de Antonio de Oliveira Salazar. Pretende-se examinar a jornada acadêmica e sua contribuição à historiografia nacional.

Palavras-chave: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Congressos de História Nacional. Intelectuais e poder. História da história do Brasil colonial.

Downloads 456  456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino primário franquista: os livros escolares como instrumento de doutrinação infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CAPELATO, Maria Helena R.

O regime franquista, sobretudo nas primeiras décadas, exerceu amplo controle sobre a educação, que ficou sob a responsabilidade dos nacionalistas católicos. Produziram-se inúmeros livros escolares infantis orientados por forte sentido patriótico e religioso. Os autores tinham como objetivo moldar as consciências mirins com base nos pressupostos básicos da mentalidade que dava sustentação ao regime: autoridade, hierarquia, ordem, obediência, temor e devoção a Deus e ao Chefe Francisco Franco. Este texto analisa o conteúdo dos livros destinados ao ensino primário, mostrando como eles foram instrumentos importantes de doutrinação infantil, marcada pela intolerância. O conteúdo e as imagens neles presentes contribuíram para construir uma identidade nacional excludente, a qual estimulava o heroísmo, o martírio, o sacrifício infantil e o ódio aos inimigos da religião e da "Madre España".

Palavras-chave: Regime franquista. Mediadores educacionais. Literatura pedagógica. Identidade nacional.

Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O "gaúcho", o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARCHETTI, Eduardo P.

Este artigo ilustra esses processos particulares sob o prisma do impacto da imagética e da vestimenta gauchas no tango. Em tal contexto, veremos que as tradições populares e o vestuário gaucho foram elementos-chave de um renascimento nacionalista. Tentarei mostrar que a conexão entre a vestimenta e a imagética gauchas, em tese pertencentes ao passado, também envolveu o tango — dança e música modernas criadas na Argentina nos anos 1880 e 1890 e exportadas para o mundo no começo do século XX. Examinarei aqui também a confluência do nacionalismo na Argentina com as idéias européias de exotismo na definição de um contexto em que se podia fazer referência ao tango como dança e música gauchas. Nesse período em que as elites argentinas procuravam símbolos nacionais, as relações acidentais e sinuosas entre o tango — produto urbano — e as roupas gauchas ofereceram uma poderosa solução temporária. Não foi por acaso que os europeus, particularmente os parisienses, viram o tango como "dança e música gauchas". Recorrerei à ideia de que, por meio desse deslocamento, as representações que aparentemente estão fora de época e de lugar são reforçadas e "naturalizadas". O poder simbólico repousa, assim, no processo que serve para firmar uma imagética gaucha, obscurecendo, ao mesmo tempo, as ambiguidades que o sustentam.

Palavras-chave: Gaúcho. Tango. Identidade. Argentina.

Downloads 453  453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mana - Museu Nacional - UFRJ  Site http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
HEINZ, Flavio M.

A história da administração pública no sul do Brasil durante a Primeira República põe em evidência uma instituição de formação superior, a Escola de Engenharia de Porto Alegre, que, fundada em 1896, forneceu parte significativa dos quadros técnicos das secretarias e agências do estado nas décadas seguintes, notadamente da Secretaria dos Negócios de Obras Públicas (SOP). Neste artigo faremos uma breve exposição do cenário político-institucional no sul do Brasil na transição do século XIX para o XX; apresentaremos as linhas gerais do processo de organização da Escola de Engenharia de Porto Alegre; e discutiremos alguns aspectos do percurso profissional, administrativo e político de seu grupo original de docentes e de seus primeiros diplomados.

Palavras-chave: Escola de Engenharia de Porto Alegre. Engenheiros. Positivismo.

Downloads 451  451  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de história Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MARTINEZ, Paulo Henrique

Apresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto "História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889)", junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP.

Palavras-chave: História. Meio ambiente. Educação.

Downloads 451  451  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Narrativas sobre um Experiência de Ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes

Este texto trata de uma reflexão sobre uma experiência de ensino de Historia no Curso de Licenciatura em Educação Indígena (PROLIND) da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Baia da Traição - PB.

Palavras-chave: Ensino de história. PROLIND. Educação Indígena.

Downloads 449  449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11920.
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História Transcriada Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
WEINBERG, Marie Felice

Este trabalho é baseado em 22 entrevistas com mulheres judias empreendedoras. O período de imigração das entrevistadas, à cidade de São Paulo, foi entre o fim da II Guerra Mundial e 1956, quando um novo ciclo econômico teve inicio. A história oral, como metodologia utilizada, alinhavou a transformação dos valores frente às condições de mulheres economicamente ativas, identidade judaica e aculturação, em circunstâncias favoráveis encontradas no cenário político, econômico e social do período. A partir do levantamento de dados de 22 entrevistas, tabulação foi criada uma personagem ficcionada que apresenta a realidade histórica os resultados estatísticos numa estrutura literária.

Palavras-chave: Imigração. Judeus. Gênero. História Oral. Empresariado. São Paulo (1945 – 1956).

Downloads 447  447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=53
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Historicidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de

É discutida a possibilidade de diferentes abordagens da dimensão histórica na História da Ciência e apontada a necessidade de que elas sejam explicitadas quando se pensa a utilização da História da Ciência no ensino da Ciência.

Palavras-chave: História da Ciência. Ensino da Ciência. Historiografia. Interdiscurso.

Downloads 444  444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação - UNESP  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&nrm=iso&rep=&lng=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O caderno de recortes sobre educação do "Diario Official do Estado de São Paulo" Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes

Este trabalho apresenta uma pesquisa em história da educação na área de cultura material escolar. Analisa o caderno de recortes sobre educação do Diario Official do Estado de São Paulo feito pelos educadores da escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" durante os anos de 1930 a 1947. Esta análise pretende mostrar indícios das práticas escolares que aparecem e se destacam em meio aos textos sobre aspectos legais da educação.

Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Práticas escolares.

Downloads 444  444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Falando de si: Identidade e Memória (profissionais) no Ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CONTIL, Raquel F.

Este texto é um registro da nossa trajetória como profissional, assumindo uma narrativa pessoal sobre o processo de constituição de uma instituição museológica na qual atuamos há mais de uma década (de maneira descontínua), mas é também o compartilhamento de uma experiência com o ensino de História para aqueles e aquelas que estão, como nós, nesse ofício. Trata-se, portanto, de trazer à lembrança uma memória profissional ligada à Escola da Ciência – Biologia e História (ECBH) e colocar em discussão as potencialidades educativas da instituição, isto é, o ensino de História na perspectiva museal.

Palavras-chave: Ensino de História. Escola da Ciência. Educação Museal.

Downloads 438  438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 »