Categoria: História Artigos |
A Ditadura Militar e a proletarização dos professores |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
BITTAR, Marisa; FERREIRA JÚNIOR, Amarilio
Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos “de cima” se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade – a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual.
Palavras-chave: Ditadura militar. Professores. Sindicalismo.
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679 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm |
Categoria: História Artigos |
A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
ABUD, Katia Maria
Desde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.
Palavras-chave: Educação. Ensino de História. Cinema.
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1309 0 bytes História - UNESP http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9074/lng_pt/nrm_iso |
Categoria: História Artigos |
A cidade e a guerra: a campanha de mobilização e o cotidiano de Fortaleza durante a Guerra de 1932 |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Raimundo Helio Lopes
Este artigo procura analisar as ações de mobilização na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, durante a Guerra de 1932. Nos dias de conflito, nesta cidade houve uma forte campanha de mobilização para estimular a participação da população na guerra. Esta campanha teve diversos articuladores, como a Interventoria local, Igreja Católica cearense, setores significativos da imprensa, vários cidadãos sensibilizados com a defesa do Governo Vargas, além de diversos grupos civis, militares e políticos. Destacaram-se, como estratégias significativas presentes em Fortaleza, meetings, passeatas, campanhas de arrecadação de dinheiro para os soldados, intensa campanha nos jornais fortalezenses e desfiles públicos.
Palavras-chave: Ceará. Guerra de 1932. Igreja católica. Governo Vargas.
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1345 0 bytes Revista Mosaico - FGV http://cpdoc.fgv.br/mosaico |
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