Categoria: História Artigos |
Objetos de Aprendizagem: Investindo na Mediação Digital do Conhecimento  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GARCIA, Simone Carboni
A concepção histórico-cultural da relação indivíduo-conhecimento destaca a aprendizagem com base no processo de mediação, pelo qual o sujeito conhece o mundo a partir do contato com os instrumentos físicos e psicológicos presentes em sua cultura. Essa perspectiva sustenta a valorização do uso dos recursos da informática (hipertextos, imagens, animações, vídeos, sons, interatividade etc) no desenvolvimento de materiais educacionais capazes de facilitar a internalização do conhecimento. Atualmente, a aplicação de recursos digitais no desenvolvimento de tais materiais recebe o nome Objetos de Aprendizagem (OAs). No Brasil, diversas entidades vêm estimulando a produção e a difusão de objetos de aprendizagem, entre as quais destaca-se: a Fábrica Virtual do RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – promovido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação; o projeto CESTA – Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem – idealizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o projeto BMT – Banco Multidisciplinar de Textos – da Universidade Federal de Pelotas. Esse investimento nos OAs permite vislumbrar que serão fortalecidos, nos próximos anos, os laços entre a informática e a produção de conhecimento.
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1824 0 bytes Celsul http://www.celsul.org.br/Encontros/07/dir2/17.pdf |
Categoria: História Artigos |
Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.
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7128 0 bytes Congresso Iberoamericano de História de Educação http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html |
Categoria: História Artigos |
Origem dos movimentos islâmicos revolucionários  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
MILMAN, Luis
O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.
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692 0 bytes Revista Espaço Acadêmico - UEM http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico |
Categoria: História Artigos |
Ortodoxos ucranianos em Curitiba: Práticas culturais e religiosas em diálogo com sociabilidades  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
TAMANINI, Paulo Augusto
Tendo como referencial teórico Nestor Garcia Canclini, que conceituou cultura como um processo em constante transformação, e que possui formas próprias de organização e características que lhes são intrínsecas, este artigo tem como objetivo estudar a hibridização cultural presente no processo de identificação étnico-religiosa de uma comunidade ortodoxa ucraniana, estabelecida no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Esta comunidade étnica, na interação com outras sociabilidades ofertadas pelo espaço urbano, flexibiliza seus hábitos e costumes tradicionais, deixando visíveis rupturas e justaposições, com o objetivo de lograr interação, afastando assim a possibilidade de ser taxada como uma comunidade periférica. Através de entrevistas, embasamento empírico observado nos ritos e celebrações comunitárias e de visitas a algumas famílias que moram no Bairro Bigorrilho, pude constatar que o imaginário étnico-religioso publicizado entre os ucranianos e seus descendentes diverge do idealizado por causa do cruzamento sociocultural em que o tradicional e o moderno se misturam mais fortemente em ambiente urbano.
Palavras-chave: Cultura híbrida. Ortodoxos ucranianos. Etnia e práticas religiosas.
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1541 0 bytes Revista História Agora http://www.historiagora.com/ |
Categoria: História Artigos |
Poéticas políticas: as artes plásticas entre o golpe de 64 e o AI-5  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
FREITAS, Artur
Os anos 60, especialmente depois do golpe militar de 1964, marcam um momento de grande radicalização política nos discursos artísticos. Após uma década de considerável hegemonia do projeto construtivo, o ressurgimento da figuração, num primeiro momento, e a posterior influência das neovanguardas internacionais, levariam alguns artistas brasileiros a abrirem espaço, em suas produções, às efervescentes questões sociais e políticas nacionais. Assim sendo, e tendo em vista a inserção estético-ideológica das artes plásticas entre o golpe de 64 e o Ato Institucional número 5, este artigo propõe-se, em linhas gerais, a fazer um levantamento sumário de alguns dos aspectos estéticos, políticos e institucionais mais relevantes da história da arte no Brasil daqueles anos. Quanto aos aspectos institucionais, como se dirá, esse período corresponde a um momento inicial dentro do processo de reestruturação econômica e de fomento do mercado brasileiro de bens simbólicos, fenômeno este que terá seu auge, pouco depois, no “milagre brasileiro”. No que toca aos aspectos políticos, a repressão e a censura presentes desde os primeiros governos militares acabam de certo modo por incentivar os mais diversos tipos de contestação dentro dos meios culturais em geral e do artístico em particular. E, finalmente, no que toca aos aspectos estéticos, um certo posicionamento ideológico – tanto frente à institucionalização da cultura quanto frente ao autoritarismo de um regime opressor – surge reelaborado poeticamente sob a forma de linguagem, criando uma espécie de fusão entre todos esses aspectos conjunturais, ao que sugiro a noção de religação, que aqui surge como viés de interpretação.
Palavras-chave: Arte e política. Vanguarda. História da arte no Brasil.
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905 0 bytes História: Questões & Debates - UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia |
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