Categoria: História Artigos |
Fragmentando o Paraná: O estudo de caso do Estado do Iguaçu |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de Souza; OLIVEIRA, Dennison de
O objeto de reflexão presente nesse trabalho é parte da Introdução da Dissertação do Mestrado em História, do Programa de Mestrado da UFPR, cuja proposta é apresentar uma perspectiva histórica das memórias de sujeitos não protagonistas dos movimentos em defesa da criação do Estado do Iguaçu, emergentes nas décadas de 1960 e 1990. A pesquisa pretende enfrentar alguns desafios para dar conta de pensar as ideias “separatistas” presentes no processo político e social em todo o Brasil e, mais especificamente, na região Sul do país. Para isso, será analisado como, em função desse movimento, aconteceram diversas tentativas de construção de uma identidade própria que diferenciasse essa região das demais regiões do Estado do Paraná e, ao mesmo tempo indagar as motivações ou os sentidos políticos em torno desse discurso da 'homogeneidade identitária' da região, de um determinado grupo político.
Palavras-chave: Paraná. Historiografia. Identidade. Separatismo.
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2320 0 bytes IV Encontro Internacional de História - UEM |
Categoria: História Artigos |
O uso de fontes históricas nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.; SIMON, Cristiano Biazzo
O presente trabalho traz algumas reflexões da pesquisa de mestrado em curso intitulada: "A construção do saber histórico nas séries iniciais do ensino fundamental: o uso de fontes", cujo objetivo é refletir sobre a prática docente e discente na produção do saber histórico nessa etapa de formação, a partir do uso de fontes históricas. A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Tarumã, localizado no interior do estado de São de Paulo, com uma população de pouco mais de doze mil habitantes. A cidade atende em suas sete escolas de educação básica e em um pólo da Universidade Aberta do Brasil, cerca de quatro mil alunos. Entre as quatro escolas municipais foram selecionadas oito classes, sendo duas do segundo ano, duas do terceiro, duas do quarto ano e duas do quinto ano do ensino fundamental. A seleção ocorreu após a aplicação de um questionário dirigido aos docentes tendo a participação de trinta e quatro, ou seja 87%, dos trinta e nove docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo possível compor o perfil desses profissionais e a disponibilidades dos mesmos em participar da pesquisa.
Palavras-chave: Fontes históricas. Séries iniciais. Historicidade.
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2411 0 bytes ENPEH http://www.oficinasdehistoria.com.br/viii-encontro-nacional-perspectivas-do-ensino-de-historia/ |
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