Categoria: História Artigos |
O Clube Curitibano: representações do "plus" de educação |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
PASTRE, Marcelo
O que significou o lazer para as pessoas que viviam nas cidades brasileiras no final do século XIX e início do século XX e, em particular, na cidade de Curitiba? Qual o lugar do lazer na sociedade curitibana, nas relações humanas de uma sociedade que começa a se tornar complexa e mais refinada, afirmando-se em um espaço urbano? Qual o espaço e a influência do Clube Curitibano na sociedade da época, mas especificamente as elites? Ao Clube Curitibano, coube a função de cunhar um código comum de conduta e sentimento para as elites, sendo o "plus" de diferenciação e mais valia. Enquanto uma estrutura institucional, o clube passou a ter o papel de impulsionar a formação de uma "boa sociedade", mais poderosa e melhor, um grupo que se autopercebia e que era reconhecido com uma identidade social construída a partir de uma combinação singular de tradição, autoridade e influência.
Palavras-chave: Lazer. Clube Curitibano. Processo Civilizador.
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906 0 bytes Simpósio Internacional Processo Civilizador http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Index.htm |
Categoria: História Artigos |
O Descobrimento do Brasil (1937): uma leitura histórica do primeiro filme educativo ... |
Versão: PDF Atualização: 21/11/2013 |
Descrição:
BEZERRA, Carolina C. A escolha das imagens como objeto de estudo, deve-se à sua importância na sociedade atual e, também, à sua presença nos temas e preocupações educacionais. Portanto, justifica-se pela relevância que o assunto apresenta, seja para a educação, enquanto forma de organização e transmissão de conhecimento, seja para a sociedade, receptora e reprodutora destes sabere. Segundo Pierre Bourdieu, “a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de competência para ver, isto é, uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar qualquer história cinematográfica”. Mas Bourdieu entende, também, que essa competência não é adquirida apenas se vendo filmes. Toda atmosfera cultural em que as pessoas estão inseridas, lhes permite desenvolver determinadas maneiras de lidar com os produtos culturais.
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834 0 bytes ANPUH http://www.anpuh.org/simposionacional |
Categoria: História Artigos |
O ensino de conceitos históricos a partir das HQs de Hagar, o Horrível |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, André Luiz de
O presente artigo visa identificar de que forma as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente na disciplina de História. Apesar de, na maioria das vezes, haver certo consenso entre os professores em evitar discutir conceitos teóricos em sala pela complexidade que estes apresentam, as HQs do personagem Hagar, o Horrível, de Dik Browne, surgem como um excelente veículo de apresentação e de análise de conceitos historiográficos como, por exemplo: concepção de História, de sujeito histórico, de memória, de anacronismo, e temporalidade, permitindo que os estudantes possam ter acesso aos elementos que perfazem a reflexão histórica de maneira divertida.
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5895 0 bytes UTP |
Categoria: História Artigos |
O Jogo como um Instrumento de Trabalho no Ensino de História? |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
FERMIANO, Maria A. Belintane
A História pode ser considerada uma área que possibilita o pensar e, é um desafio que se constrói no ensino fundamental. Apesar da importância do conteúdo para o aluno, devemos nos preocupar com a formação de um sujeito pesquisador, historiador perseguindo o desenvolvimento de categorias de tempo (permanência/mudança, semelhança/diferença, e simultaneidade), do pensamento e da construção da cidadania, da tolerância, da cooperação. Repensar as aulas e estratégias de ensino que se utilizam apenas de verbalismo e questionários é uma tarefa urgente. Apresentamos, então, o jogo, como uma estratégia que possibilita a coordenação de pontos de vista e coordenação de ações interindividuais, tão necessárias para a compreensão e ação no mundo que está a nossa volta, seja ele passado, presente ou futuro.
Palavras-chave: História. Jogo. Cooperação.
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707 0 bytes Revista História Hoje http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=7 |
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