Categoria: História Artigos |
Um conflito em imagens: representações fotográficas da Revolta dos Posseiros de 1957  |
Versão: PDF Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
PEGORARO, Éverly
Este artigo analisa algumas fotografias produzidas pelo fotógrafo Osvaldo Jansen, de O Estado do Paraná, sobre a Revolta dos Posseiros de 1957, no sudoeste do Paraná. Pode-se perceber, em suas imagens, a preocupação de cunho humanista e testemunhal. Questiona-se como o olhar urbano de um fotógrafo da capital paranaense, inserido em um conflito agrário no interior do estado, influencia nas possibilidades de leitura dessas imagens. Partindo do pressuposto de que as fotografias de imprensa servem ao intuito de representação documental dos fatos e, ao mesmo tempo, de construção simbólica de informação, questiona – e procura desvendar – o que as fotografias do levante revelam e o que escondem.
Palavras-chave: Fotojornalismo. História. Revolta dos Posseiros de 1957. Sudoeste do Paraná.
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646 0 bytes Discursos Fotográficos http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos |
Categoria: História Artigos |
Dimensão utópica nas representações sobre o ensino de história: memória de professores  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
ALMEIDA NETO, Antonio S. de
Esse artigo trata das representações de professores de História acerca da dimensão utópica em sua disciplina, ou seja, a maneira como representam certa concepção prospectiva ao lecionarem uma disciplina escolar que lida com o passado. Consideramos que a educação tem como pressuposto uma visão projetiva, uma vez que supõe uma perspectiva de homem, sociedade e mundo no ato educativo, e o ensino de História, mais especificamente, por ser uma disciplina que lida com as transformações temporais e com temas eminentemente políticos e sociais, inserindo o homem neste processo. Situamos a discussão atual acerca do tema no ensino de História, inserido no debate da crise da modernidade e postulados pós modernistas, a oscilar entre uma postura de pensar a disciplina como inexorável instrumento de transformação sócio-política ou vã ilusão prospectiva. Visando uma melhor compreensão da questão proposta, valemo-nos da análise de relatos orais obtidos através de entrevistas com professores da disciplina, que lecionaram nos anos de 1960/70 e 1980/90, tendo por perspectiva a teoria crítica das representações de Henri Lefebvre e o debate sobre memória e história oral.
Palavras-chave: Ensino de História. Utopia. Representação. Memória. História oral.
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640 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
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