Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Narrativas de um candango em Brasília Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco

Este artigo trata das experiências de um candango em Brasília, utilizando para análise sua própria narrativa. Eronildes Guerra de Queiroz, pernambucano, chegou ao Planalto Central nos anos 50 em busca de melhor condição de vida, como muitos outros que viram tal oportunidade na construção da nova capital. Em 1991, ele relata sua trajetória aos pesquisadores do Arquivo Público do Distrito Federal. Refletir sobre o conteúdo dessa narrativa significa não só desvendá-la enquanto expressão de práticas sociais que foram comuns naquele espaço, como reconhecê-la enquanto experiência individualizada no seu modo de perceber e contar os acontecimentos.

Palavras-chave: Brasília. Memória. História oral.

Downloads 415  415  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Narrativas sobre um Experiência de Ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes

Este texto trata de uma reflexão sobre uma experiência de ensino de Historia no Curso de Licenciatura em Educação Indígena (PROLIND) da Universidade Federal de Campina Grande na cidade de Baia da Traição - PB.

Palavras-chave: Ensino de história. PROLIND. Educação Indígena.

Downloads 324  324  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=11920.
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Nas Entranhas da(s) Cidade(s) Resistências à organização capitalista da vida urbana Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
RUDY, Cleber

O presente artigo visa tecer algumas considerações sobre o movimento squatter no Brasil. Movimento este, que na senda da contracultura européia dos anos 60, manifestava ressonâncias no meio urbano brasileiro, décadas depois através das perspectivas anarco-punks, que projetavam alternativas a organização urbana capitalista, a partir da "expropriação" de casas e demais espaços desocupados ou abandonados.

Palavras-chave: Punks. Anarquismo. Cidades.

Downloads 543  543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História Agora  Site http://www.historiagora.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Negras memórias: o imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARAÚJO, Emanoel

Rever a questão que se propõe nesta exposição. A memória negra no Brasil, a memória do negro no Brasil. Negras memórias, em primeiro lugar, memórias do estigma que alimenta o preconceito, tendo como principal motivo o legado do cativeiro. Do estigma que é motivo de longos e permanentes discursos de bem-intencionada denúncia e de tantos estudos acadêmicos sobre a escravidão, por certo importantes achegas a essa arqueologia que, aos poucos, vai descortinando um passado duro, sofrido, dolorido, que deixou chagas ainda não de todo fechadas, no confronto com a impunidade de tanta barbárie perpetrada contra uma raça humana.

Palavras-chave: Escravidão. Memória. Preconceito. Estudos acadêmicos.

Downloads 407  407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos Avançados - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-estudos-avancados/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Noel Rosa, o Samba e a Criação da Música Popular Brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
FENERICK, José A.

Este artigo apresenta considerações sobre as transformações simbólicas do samba em meio ao processo de modernização da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturação de um mercado musical. Nele, o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba", ao mesmo tempo em que criava a moderna música popular brasileira. Noel Rosa atuou nos anos trinta como compositor de sambas e como a sua participação foi marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como referência analítica.

Palavras-chave: Samba. Música Popular Brasileira. Noel Rosa.

Downloads 335  335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=96
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O "gaúcho", o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARCHETTI, Eduardo P.

Este artigo ilustra esses processos particulares sob o prisma do impacto da imagética e da vestimenta gauchas no tango. Em tal contexto, veremos que as tradições populares e o vestuário gaucho foram elementos-chave de um renascimento nacionalista. Tentarei mostrar que a conexão entre a vestimenta e a imagética gauchas, em tese pertencentes ao passado, também envolveu o tango — dança e música modernas criadas na Argentina nos anos 1880 e 1890 e exportadas para o mundo no começo do século XX. Examinarei aqui também a confluência do nacionalismo na Argentina com as idéias européias de exotismo na definição de um contexto em que se podia fazer referência ao tango como dança e música gauchas. Nesse período em que as elites argentinas procuravam símbolos nacionais, as relações acidentais e sinuosas entre o tango — produto urbano — e as roupas gauchas ofereceram uma poderosa solução temporária. Não foi por acaso que os europeus, particularmente os parisienses, viram o tango como "dança e música gauchas". Recorrerei à ideia de que, por meio desse deslocamento, as representações que aparentemente estão fora de época e de lugar são reforçadas e "naturalizadas". O poder simbólico repousa, assim, no processo que serve para firmar uma imagética gaucha, obscurecendo, ao mesmo tempo, as ambiguidades que o sustentam.

Palavras-chave: Gaúcho. Tango. Identidade. Argentina.

Downloads 325  325  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mana - Museu Nacional - UFRJ  Site http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O caderno de recortes sobre educação do "Diario Official do Estado de São Paulo" Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes

Este trabalho apresenta uma pesquisa em história da educação na área de cultura material escolar. Analisa o caderno de recortes sobre educação do Diario Official do Estado de São Paulo feito pelos educadores da escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" durante os anos de 1930 a 1947. Esta análise pretende mostrar indícios das práticas escolares que aparecem e se destacam em meio aos textos sobre aspectos legais da educação.

Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Práticas escolares.

Downloads 317  317  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema com Recurso Didático nas Aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2014
Descrição:
Este trabalho tem o intuito de apresentar o uso do cinema como recurso importante para o ensino de História, tendo como pressupostos teórico a Educação Histórica. O cinema, enquanto produto cultural, atua na formação das "ideias históricas" e em sala de aula, devendo, assim, ocupar um lugar de destaque nas aulas de História. Desde as primeiras décadas do século XX, educadores defendem a utilização do cinema como um recurso didático, visto que quando usado em contextos escolares, colabora na formação da "consciência histórica" dos estudantes (RÜSEN, 2001). Para as pesquisadoras Olga Magalhães e Henriqueta Alface (2011, p. 255), o cinema pode ser incluido no planejamento do professor de História desde que sejam considerados algumas questões: a faixa etária do aluno, o nível de ensino, a relação direta com com os conteúdos e o respeito com os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida. Isso porque o uso do filme não pode ser visto como apenas "passar o filme", é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, tornando o filme significativo. Em relação à bibliografia especializada em cinema e educação esta sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola - são elas: apresentação da sinopse, exibição do filme e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme. Cabe também ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Conforme Pablo Blasco (2006, p. 28), o uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada "cultura do espetáculo", marcada pela " informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocionio linear, lógico e especulativo". No entanto, a maioria dos pesquisadores consideram a fragmentação do filme como um procedimento equivocado, porque essa leitura fracionada compromete a apreciação do cinema como obra de arte (NAPOLITANO, 2009). A partir desses pressupostos teóricos que este trabalho se propõe a comparar ambas as maneiras de uso do cinema em sala de aula, em trechos ou na íntegra, a fim de auxiliar a prática docente do ensino de História.

Palavras-chave: História. coíbem. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 2858  2858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - REDUH  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2013
Descrição:
MORETTIN, Eduardo V.

Este artigo analisa o lugar que o cinema ocupa como fonte histórica na obra de Marc Ferro. Além de examinar a relação entre história e o cinema em seus textos, ele também sistematiza as noções que comandam a reflexão de ferro sobre o tema. Por último, ressalta a maneira pela qual se efetiva esta relação por meio do estudo de alguns casos concretos, como os filmes feitos durante o período da República de Weimar.

Palavras-chave: cinema, história, Marc Ferro.

Downloads 354  354  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões e Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O cinema e a escola: formas imagéticas da violência Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Áurea M.

Este artigo pretende analisar as relações entre mito, violência e cinema. Queremos saber que suportes a narrativa fílmica oferece para que o público, ao ver um filme, possa criar e recriar sentidos, indo além dos valores reiterados pela estrutura fílmica. A escola seria um dos espaços para que a literatura, as artes em geral, e o cinema em particular, germinassem as possibilidades de alunos e professores transformarem-se em "sujeitos imaginantes", produtores e não apenas reprodutores de sentidos.

Palavras-chave: Mito. Violência. Cinema. Memória. Imaginação criativa.

Downloads 407  407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/cad_apresentacao.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 20 »