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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A cidade e a guerra: a campanha de mobilização e o cotidiano de Fortaleza durante a Guerra de 1932 Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
LOPES, Raimundo Helio Lopes

Este artigo procura analisar as ações de mobilização na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, durante a Guerra de 1932. Nos dias de conflito, nesta cidade houve uma forte campanha de mobilização para estimular a participação da população na guerra. Esta campanha teve diversos articuladores, como a Interventoria local, Igreja Católica cearense, setores significativos da imprensa, vários cidadãos sensibilizados com a defesa do Governo Vargas, além de diversos grupos civis, militares e políticos. Destacaram-se, como estratégias significativas presentes em Fortaleza, meetings, passeatas, campanhas de arrecadação de dinheiro para os soldados, intensa campanha nos jornais fortalezenses e desfiles públicos.

Palavras-chave: Ceará. Guerra de 1932. Igreja católica. Governo Vargas.

Downloads 1491  1491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Cidade Perdida da Bahia: mito e arqueologia no Brasil Império Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
LANGER, Johnni

O artigo investiga as origens do mais famoso mito arqueológico brasileiro, "a cidade perdida da Bahia", e sua importância paradigmática para o segundo império.

Palavras-chave: Arqueologia. Mito. Brasil Império.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
ABUD, Katia Maria

Desde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.

Palavras-chave: Educação. Ensino de História. Cinema.

Downloads 1367  1367  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História - UNESP  Site http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9074/lng_pt/nrm_iso
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A data símbolo de 1898: o impacto da independência de Cuba na Espanha e Hispanoamérica Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
CAPELATTO, Maria Helena

O artigo tem como objetivo analisar o impacto da Independência de Cuba nos intelectuais espanhóis e hispanoamericanos e as razões da aproximação entre eles após o evento. 1898 tornou-se uma data símbolo pelas mudanças significativas que produziu nas concepções de escritores hispânicos sobre o papel dos Estados Unidos na América Latina e sobre o destino da Espanha após a perda de sua última colônia.

Palavras-chave: História intelectual. Hispanidade. Independência de Cuba.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Ditadura Militar e a proletarização dos professores Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
BITTAR, Marisa; FERREIRA JÚNIOR, Amarilio

Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos “de cima” se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade – a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual.

Palavras-chave: Ditadura militar. Professores. Sindicalismo.

Downloads 782  782  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação & Sociedade - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A economia cafeeira no Paraná até a década de 1970 Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Semí C.

O trabalho em se abordar a história econômica do Estado do Paraná, mais especificamente a história do café, desde os seus primórdios, passando pelo auge de sua produção e comercialização e avançar até seus momentos mais difíceis, é tarefa pronta e publicada. Desta forma, o esforço deste artigo foi facilitado, pois contou com a “boa companhia” de David Carneiro, Romário Martins, Cecília Maria Westphalen, Altiva Pilatti Balhana, Brasil Pinheiro Machado e Nadir Apparecida Cancian, para citar apenas alguns expoentes neste campo de pesquisa. O objetivo deste artigo restringe-se, então, a incentivar, balizar e abrir possíveis caminhos para novas pesquisas sobre esta atividade econômica que, em termos de Brasil, deu início a uma infraestrutura que seria utilizada por outros segmentos econômicos. Em relação ao Paraná, foi responsável, entre outros fatores, pela ocupação e colonização de regiões importantes do estado.

Downloads 6162  6162  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vitrine da Conjuntura - FAE  Site http://www.fae.edu/vitrinedaconjuntura/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A emergência da pesquisa da História das Mulheres Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria.

A trajetória da formação do campo historiográfico intitulado “História das Mulheres e das Relações de Gênero” no Brasil, é o que pretendemos abordar neste artigo. Para tanto, focalizamos as obras publicadas a partir da década de 1980, as pesquisas realizadas e as categorias de análise utilizadas, visando traçar um panorama da constituição desse campo. Mostramos, também, a forma como as categorias "mulher", "mulheres" e "relações de gênero" têm sido alvo de discussões, apropriações e disputas.

Palavras-chave: História das mulheres. Relações de gênero. Historiografia.

Downloads 1419  1419  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A estratégia do confronto: a Frente de Mobilização Popular Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
FERREIRA, Jorge

A bibliografia e a pesquisa universitária há muito tempo revelaram a participação de grupos conservadores e direitistas na conspiração e na execução do golpe militar de 1964. No entanto, tema ainda pouco frequentado na bibliografia é o papel representado pelas esquerdas naquele processo. A imagem firmada é a de que a radicalização política, que culminou no golpe civil-militar, foi patrocinada tão-somente por elementos conservadores e reacionários, enquanto as esquerdas apenas defendiam as reformas e a democracia. Assim, ao longo da ditadura militar, surgiram diversas versões que se esforçaram para explicar os motivos do golpe, mas sem considerar a participação das esquerdas no processo de polarização política. O artigo recupera as estratégias de diversos grupos esquerdistas que atuaram no governo de João Goulart.

Palavras-chave: Frente de Mobilização Popular. Governo Goulart. Golpe civil-militar de 1964.

Downloads 645  645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos

Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.

Downloads 8127  8127  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; GARCIA, Tânia M. F. B.

As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (SNYDERS, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias". Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (RÜSEN, 1992).

Palavras-chave: Ensino de história. Consciência histórica. Formação de professores.

Downloads 1668  1668  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
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