Categoria: História Artigos |
A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.
Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.
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8172 0 bytes Universidade Metodista de Piracicaba |
Categoria: História Artigos |
Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.
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7284 0 bytes Congresso Iberoamericano de História de Educação http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html |
Categoria: História Artigos |
O processo de planejamento e o sistema político brasileiro nos anos JK  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
NOLLI, Joana D’Arc M.
Os anos de 1950 entraram na memória popular e política como uma década de transformações econômicas, ideológicas, políticas e culturais aceleradas. JK, o presidente com “capacidade de produzir esperança e de transformá-la em recurso de poder político”, ficou marcado pela ousadia de suas realizações, pela sua cativante e sedutora personalidade, e, especialmente, como o presidente que mobilizou a sociedade brasileira em torno da construção de um país moderno, pois, se antes se falava em “fomentar o desenvolvimento”, com JK a proposta desenvolvimentista ganhou fôlego. Na memória coletiva esse período se consagrou e passou a ser denominado de os anos dourados.
Palavras-chave: Sistema Político. JK. Modernidade. Desenvolvimentismo.
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7003 0 bytes ANPUH http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1292.pdf |
Categoria: História Artigos |
História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas  |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso
Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).
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6832 0 bytes Revista de Educação Histórica - UFPR http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/ |
Categoria: História Artigos |
Arquivos Históricos Escolares: Contribuições para o Ensino de História e a História Local  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto
Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades de utilização dos arquivos históricos escolares para o Ensino de História. Reconhece-se os desafios da formação e ação do professor em sala de aula – fundamentos teórico-metodológicos que abranjam a concepção, uso e tratamento de documentos em sala de aula, história local, memória, além da própria finalidade do ensino de História, e da instituição escolar frente à organização e preservação de seu arquivo histórico. Porém, entende-se que os arquivos escolares podem contribuir significativamente para o Ensino de História, por sua acessibilidade, diversidade e tipos de informações, mais próximas, compreensíveis e potencialmente mais significativas e interessantes para os alunos; e por sua utilização implicar na possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na escola, podendo envolver a comunidade escolar e a comunidade externa à instituição.
Palavras-chave: Arquivos históricos escolares. Ensino de História. História local.
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6333 0 bytes SBHE http://www.sbhe.org.br/ |
Categoria: História Artigos |
A economia cafeeira no Paraná até a década de 1970  |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Semí C.
O trabalho em se abordar a história econômica do Estado do Paraná, mais especificamente a história do café, desde os seus primórdios, passando pelo auge de sua produção e comercialização e avançar até seus momentos mais difíceis, é tarefa pronta e publicada. Desta forma, o esforço deste artigo foi facilitado, pois contou com a “boa companhia” de David Carneiro, Romário Martins, Cecília Maria Westphalen, Altiva Pilatti Balhana, Brasil Pinheiro Machado e Nadir Apparecida Cancian, para citar apenas alguns expoentes neste campo de pesquisa. O objetivo deste artigo restringe-se, então, a incentivar, balizar e abrir possíveis caminhos para novas pesquisas sobre esta atividade econômica que, em termos de Brasil, deu início a uma infraestrutura que seria utilizada por outros segmentos econômicos. Em relação ao Paraná, foi responsável, entre outros fatores, pela ocupação e colonização de regiões importantes do estado.
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6313 0 bytes Vitrine da Conjuntura - FAE http://www.fae.edu/vitrinedaconjuntura/ |
Categoria: História Artigos |
O ensino de conceitos históricos a partir das HQs de Hagar, o Horrível  |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, André Luiz de
O presente artigo visa identificar de que forma as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente na disciplina de História. Apesar de, na maioria das vezes, haver certo consenso entre os professores em evitar discutir conceitos teóricos em sala pela complexidade que estes apresentam, as HQs do personagem Hagar, o Horrível, de Dik Browne, surgem como um excelente veículo de apresentação e de análise de conceitos historiográficos como, por exemplo: concepção de História, de sujeito histórico, de memória, de anacronismo, e temporalidade, permitindo que os estudantes possam ter acesso aos elementos que perfazem a reflexão histórica de maneira divertida.
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5905 0 bytes UTP |
Categoria: História Artigos |
Isaías Alves através de seu arquivo pessoal: possibilidades de leitura  |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
ROCHA, Ana Cristina Santos Matos
Isaías Alves (1888-1968) foi um educador baiano que teve papel central na fundação da Faculdade de Filosofia da Bahia, que hoje integra a UFBA. Em 1972, a documentação que constituía seu acervo pessoal foi entregue a esta Instituição. Os doadores do acervo previram que, em comemoração aos 30 anos da Faculdade, fosse criada uma "Sala Isaías Alves", em homenagem ao seu fundador, além da realização de um trabalho sobre a Instituição. Este artigo pretende explorar as características deste arquivo, que é central na pesquisa que desenvolvo sobre Alves, bem como o processo de reorganização do acervo, que teve início em 2005.
Palavras-chave: Isaías Alves. Acervo. UFBA.
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5199 0 bytes Revista Mosaico - FGV http://cpdoc.fgv.br/mosaico/ |
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