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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos

Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.

Downloads 8029  8029  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Organização de arquivos históricos escolares: contribuições para uma discussão necessária Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir demandas e procedimentos para a organização de arquivos históricos escolares, a partir do caso e do projeto em desenvolvimento no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Esta instituição escolar tem trajetória, infraestrutura e acervo documental de certa forma atípicos, no sentido de privilegiados: ela foi oficialmente criada em 1846, sob a denominação Licêo de Coritiba, e, posteriormente, passou a Instituto Paranaense (1876), Gymnasio Paranaense (1892), Colégio Paranaense (1942) e Colégio Estadual do Paraná (1943), o que implica em formatos e propósitos diversos, em consonância com projetos e políticas educacionais mais amplos, no país, mesmo anteriores à Primeira República. Além de sua atual sede ser patrimônio histórico tombado, o CEP é uma autarquia, e conta, por exemplo, com um planetário e uma piscina olímpica, além de um Museu (Guido Straube) e de um espaço que permitiu a guarda e a preservação de significativo acervo documental.

Downloads 7176  7176  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Iberoamericano de História de Educação  Site http://nepheuerj.blogspot.com.br/2013/06/xi-congresso-iberoamericano-de-historia_8477.html
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O processo de planejamento e o sistema político brasileiro nos anos JK  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NOLLI, Joana D’Arc M.

Os anos de 1950 entraram na memória popular e política como uma década de transformações econômicas, ideológicas, políticas e culturais aceleradas. JK, o presidente com “capacidade de produzir esperança e de transformá-la em recurso de poder político”, ficou marcado pela ousadia de suas realizações, pela sua cativante e sedutora personalidade, e, especialmente, como o presidente que mobilizou a sociedade brasileira em torno da construção de um país moderno, pois, se antes se falava em “fomentar o desenvolvimento”, com JK a proposta desenvolvimentista ganhou fôlego. Na memória coletiva esse período se consagrou e passou a ser denominado de os anos dourados.

Palavras-chave: Sistema Político. JK. Modernidade. Desenvolvimentismo.

Downloads 6882  6882  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.1292.pdf
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso

Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).

Downloads 6728  6728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - UFPR  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos Históricos Escolares: Contribuições para o Ensino de História e a História Local Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades de utilização dos arquivos históricos escolares para o Ensino de História. Reconhece-se os desafios da formação e ação do professor em sala de aula – fundamentos teórico-metodológicos que abranjam a concepção, uso e tratamento de documentos em sala de aula, história local, memória, além da própria finalidade do ensino de História, e da instituição escolar frente à organização e preservação de seu arquivo histórico. Porém, entende-se que os arquivos escolares podem contribuir significativamente para o Ensino de História, por sua acessibilidade, diversidade e tipos de informações, mais próximas, compreensíveis e potencialmente mais significativas e interessantes para os alunos; e por sua utilização implicar na possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na escola, podendo envolver a comunidade escolar e a comunidade externa à instituição.

Palavras-chave: Arquivos históricos escolares. Ensino de História. História local.

Downloads 6187  6187  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SBHE  Site http://www.sbhe.org.br/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O ensino de conceitos históricos a partir das HQs de Hagar, o Horrível Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SIQUEIRA, André Luiz de

O presente artigo visa identificar de que forma as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente na disciplina de História. Apesar de, na maioria das vezes, haver certo consenso entre os professores em evitar discutir conceitos teóricos em sala pela complexidade que estes apresentam, as HQs do personagem Hagar, o Horrível, de Dik Browne, surgem como um excelente veículo de apresentação e de análise de conceitos historiográficos como, por exemplo: concepção de História, de sujeito histórico, de memória, de anacronismo, e temporalidade, permitindo que os estudantes possam ter acesso aos elementos que perfazem a reflexão histórica de maneira divertida.

Downloads 5773  5773  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTP  Site 
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A economia cafeeira no Paraná até a década de 1970 Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Semí C.

O trabalho em se abordar a história econômica do Estado do Paraná, mais especificamente a história do café, desde os seus primórdios, passando pelo auge de sua produção e comercialização e avançar até seus momentos mais difíceis, é tarefa pronta e publicada. Desta forma, o esforço deste artigo foi facilitado, pois contou com a “boa companhia” de David Carneiro, Romário Martins, Cecília Maria Westphalen, Altiva Pilatti Balhana, Brasil Pinheiro Machado e Nadir Apparecida Cancian, para citar apenas alguns expoentes neste campo de pesquisa. O objetivo deste artigo restringe-se, então, a incentivar, balizar e abrir possíveis caminhos para novas pesquisas sobre esta atividade econômica que, em termos de Brasil, deu início a uma infraestrutura que seria utilizada por outros segmentos econômicos. Em relação ao Paraná, foi responsável, entre outros fatores, pela ocupação e colonização de regiões importantes do estado.

Downloads 5751  5751  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vitrine da Conjuntura - FAE  Site http://www.fae.edu/vitrinedaconjuntura/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Região Norte do Paraná e a formação da cidade de Maringá Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
TOMAZ, Paulo Cesar

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação da cidade de Maringá, analisando seu desenvolvimento a partir da influência da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Maringá formou-se através de um acurado processo de re-ocupação da região conhecida como Norte do Paraná, sendo o resultado último de um cuidadoso planejamento da citada empresa, que exerceu suas atividades comerciais através do planejamento, loteamento e venda das terras.

Palavras-chave: Re-ocupação. Norte do Paraná. Cidade de Maringá.

Downloads 5205  5205  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Semina - UEL  Site http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Isaías Alves através de seu arquivo pessoal: possibilidades de leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
ROCHA, Ana Cristina Santos Matos

Isaías Alves (1888-1968) foi um educador baiano que teve papel central na fundação da Faculdade de Filosofia da Bahia, que hoje integra a UFBA. Em 1972, a documentação que constituía seu acervo pessoal foi entregue a esta Instituição. Os doadores do acervo previram que, em comemoração aos 30 anos da Faculdade, fosse criada uma "Sala Isaías Alves", em homenagem ao seu fundador, além da realização de um trabalho sobre a Instituição. Este artigo pretende explorar as características deste arquivo, que é central na pesquisa que desenvolvo sobre Alves, bem como o processo de reorganização do acervo, que teve início em 2005.

Palavras-chave: Isaías Alves. Acervo. UFBA.

Downloads 4950  4950  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! Realengo e a Escola Militar: um estudo sobre memória e patrimônio urbano Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
VIANA, Claudius Gomes de Aragão

Descreve-se o desenvolvimento de Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, e suas referências à Escola Militar, que lá funcionou entre 1913 e 1944. O patrimônio material da escola e os relatos de antigos integrantes e de moradores do bairro sustentam a análise da constituição dos espaços militares na região, tomados como pontos de articulação de questões relacionadas à patrimônio e memória. Observa-se que os espaços estudados ilustram o conceito de lugares de memória, considerando o ambiente como suporte da memória coletiva.

Palavras-chave: Escola Militar. Realengo. Rio de Janeiro. Memória. Patrimônio.

Downloads 4837  4837  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico
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