Categoria: Geografia Artigos |
Folhas do Cerrado no Parque Nacional da Serra do Cipó, um jogo |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RABELO, Fernanda C. F. ; RIBEIRO, Kátia Torres
Um grande desafio em muitas unidades de conservação abertas à visitação, é despertar nos diversos tipos de visitantes uma maior compreensão do ambiente a sua volta e de sua importância ecológica. Uma ferramenta interessante é a elaboração de cartilhas educativas. O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas Gerais, próximo à região metropolitana de Belo Horizonte, recebe centenas de visitantes nos feriados, fins de semana e períodos de férias. Possui algumas trilhas abertas à visitação, que vão aos pontos turísticos sem a participação de um guia, vistas muitas vezes como um obstáculo a ser enfrentado pelos visitantes, fato explicado pela longa distância do percurso como, por exemplo, na trilha que vai para a Cachoeira da Farofa, sendo 8 quilômetros ao todo. Com objetivo de despertar o interesse dos visitantes, desenvolveu-se um guia que oferece uma fonte de informação sobre o bioma presente no percurso, sendo também um aliado para a interpretação ambiental. O guia propõe um jogo no qual o visitante tenta descobrir, através dos desenhos das folhas, a árvore ou arbusto correspondente. Os desenhos das folhas foram obtidos pela técnica do decalque em papel com uso de lápis preto, escaneados e depurados em computador. Foram escolhidas 15 árvores típicas da vegetação de cerrado, com o intuito de valorizá-las, chamando atenção para sua diversidade de formas. Valorizou-se também a diversidade de usos medicinais e culturais com as várias partes destas plantas. O envolvimento da comunidade foi fundamental na elaboração do guia, principalmente no reconhecimento das espécies alvos e curiosidades a respeito.
Palavras-chave: Jogo. Folhas do cerrado. Parque Nacional da Serra do Cipó. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Região.
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967 0 bytes PUC - MG http://www.pucminas.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Recurso demográfico, urbanização e desenvolvimento |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MATOS, Ralfo; FILHO, Antônio Dornas de Lima
O conceito de Recurso Demográfico fundamenta esta análise, que tem como pano de fundo o processo histórico e ascircunstâncias que levaram ao surgimento e crescimento das aglomerações urbanas. A partir do surgimento das primeiras civilizações, evidencia-se a importância da instância “recurso demográfico” para o aparelhamento e institucionalização do Estado em seus primórdios. Durante a Idade Média, há um processo crescente de tensão no âmbito das disputas de poder e da busca de um equilíbrio social. No século XVIII, essa complexidade galga uma nova e, para alguns, definitiva era, tendo como corolário a ordem global atual. O esforço de entendimento desse processo evidencia diversos desafios conceituais, entre os quais deve-se ressaltar o de caracterizar a denominada cidade global – espaço privilegiado onde o capital e a informação apresentam uma mobilidade que descaracteriza os tradicionais conceitos de fronteira. Enfim, a proposta aqui alicerçada busca constituir uma análise pela qual o processo histórico possa se aproximar de um ideal de totalidade, e, como conseqüência, possa oferecer melhor compreensão do momento histórico atual.
Palavras-chave: Demografia. Desenvolvimento. Cidades. Espaço geográfico. Região.
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587 0 bytes UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br |
Categoria: Geografia Artigos |
A maquete de relevo e o estudo de microbacias no ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MACHADO, Luciano R.; DI MAIO, Angelica Carvalho
O presente projeto pretende ser uma contribuição ao ensino de Geografia. Procura utilizar uma metodologia de ensino que possa tornar as aulas de Geografia, com o estudo da Cartografia, mais atraentes aos alunos. Para tanto, utiliza-se o recurso didático “maquete de relevo”, entendendo que o mesmo é uma atividade prática, ou seja, os alunos participam de forma ativa no seu desenvolvimento, interagindo com o próprio aprendizado. O diferencial nesta atividade, além da própria praticidade em si e da sistematização da metodologia na escola, é o estudo do meio, já que o recorte territorial abrangido pela maquete é a parte urbana da Microbacia onde está localizada a escola, na escala de 1:10000.
Palavras-chave: .Geografia. Cartografia. Maquete. Relevo. Microbacia. Escala. Curva de nível.
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2935 0 bytes http://www.inicepg.univap.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
PISSINATI, Mariza C. ; ARCHELA, Rosely S.
Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calçadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Mapa. Localização. Geografia. Ensino.
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1493 0 bytes UEL |
Categoria: Geografia Artigos |
Londrina-Imagens, Paisagens & Personagens - Um Olhar Geográfico pelo Atlas Digital |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
GRATÃO, Lúcia H. B.; ARCHELA, Rosely S.; BARROS, Mírian V. F.; BARROS, Omar N. F.
A cidade se compõe por múltiplas imagens; múltiplos olhares; múltiplas percepções! Estudada por diferentes métodos, técnicas e ferramentas e os mais variados objetivos. Na leitura e representação dessa pluralidade em conceber a cidade encontra-se o ”Atlas Digital Urbano Ambiental de Londrina”. Os atlas digitais são ferramentas extremamente úteis para os propósitos de estudos e planejamento. Um olhar geográfico pelo atlas digital possibilita a obtenção de informações valiosas a respeito de aspectos sociais e ambientais. Através dos atlas digitais, a cartografia também vem utilizando novas tecnologias, que somadas à cognição contribuem para o conhecimento da cidade. Embora exista um considerável volume de informações sobre Londrina, este é o primeiro atlas digital disponível na Internet. As imagens geradas por meio da cartografia digital, são ferramentas fundamentais que podem indicar novos caminhos. Agora navegamos através do conhecimento e essa nova forma, inclui as teorias psicológicas, semiológicas e cognitivas. Nesta direção, segue nosso texto. Londrina foi despertada nos anos de 1920, quando a Inglaterra teve notícias da sua riqueza - terra roxa – ouro verde! Foram os ingleses que abriram as portas do Norte do Paraná para construir a "Pequena Londres". O solo fértil foi a grande atração para os colonizadores em direção ao “ouro verde”. Desse chão brotou Londrina. Suas diversas imagens hoje, são produtos do (per)curso histórico. Paisagens/Paisagem numa só composição.O texto procura fazer a leitura e interpretação destas paisagens/paisagem, buscando revelações por diferentes percepções e imagens poéticas. A cidade aqui, não é uma cidade “fechada” pelos “padrões científicos”, mas uma cidade “aberta” que permite os mais variados imaginários e imagens. Uma cidade que pode ser (per)corrida e contemplada pela abertura à subjetividade.
Palavras-chave: Atlas digital. Mapas. Geografia. Cidade. Paisagem.
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Categoria: Geografia Artigos |
Uma Viagem Virtual pelos Biomas Brasileiros |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
DI MAIO, Angelica C.; FRANCISCO,Cristiane N.; PINTO, Cláudia Andréa L.; NUNES, Eusébio A.; CARVALHO,Marcus V. A. de
Este trabalho gerou produtos em meio digital que visam dinamizar o ensino da Geografia através do emprego de tecnologias da informação e comunicação, incentivar a utilização dos laboratórios de informática nas escolas de Ensino Básico, divulgar a importância do uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG) na educação e promover o conhecimento dos diferentes biomas do Brasil. O trabalho desenvolveu atividades sobre os biomas brasileiros em um CD-ROM, divididas em seis módulos, cada um correspondendo a um bioma brasileiro Na primeira etapa, o estudante localiza os biomas no território brasileiro por regiões e estados. A segunda etapa relaciona os biomas aos tipos de clima e às bacias hidrográficas. Na terceira etapa realiza atividades de Cartografia, de orientação espacial e cálculos de distância e área. Essas etapas são realizadas no Sistema de Informação Geográfica (SIG) EduSPRING, elaborado especialmente para ser usado na educação, adaptado do SIG SPRING 5.0 do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No CD-ROM estão incluídos o EduSPRING, os bancos de dados, o caderno de exercícios e o manual das atividades. O banco de dados é constituído por imagens e mapas temáticos, representando os biomas, as bacias hidrográficas, os tipos climáticos e as regiões brasileiras, além dos limites dos estados, as capitais, os principais rios, os parques nacionais e estaduais e as reservas indígenas Este trabalho faz parte do Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como instrumento da Inclusão Digital e Educação Ambiental), que também prevê a realização de um curso para professores das redes municipal e estadual, visando à capacitação para utilização desse material com seus alunos. Através dos temas abordados - desmatamento, queimadas, expansão urbana, atividades econômicas, uso indevido do solo, delimitação de parques e áreas indígenas, procurou-se promover o uso das novas tecnologias no ensino da Geografia, levando à reflexão da situação atual de cada bioma estudado. Outra contribuição importante é a disseminação do uso SIG como uma ferramenta eficaz no ensino da Geografia.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. SIG. Biomas. Brasil. Spring. Inpe. Imagens. Mapas temáticos.
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