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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geotecnologias na aprendizagem da Geografia: alternativas para inclusão digital Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
LOBÃO, Jocimara Souza Britto; CHAVES, Joselisa Maria

A invenção da escrita foi uma das primeiras formas de exclusão social, pois eram poucos os que tinham acesso a esse conhecimento. A escrita, ou melhor, a alfabetização ainda é uma forma de exclusão em meio a tantas outras. Assim, quanto mais se avança em termos de tecnologia mais difícil fica o acesso da grande massa de excluídos. Desta forma, integrar os alunos de escolas públicas à novas tecnologias é sem duvida um salto para atingir esse objetivo. Ou seja, oportunizar que os alunos de escolas públicas entrem em contato com o mais importante aparato tecnológico atual - a informática, com a finalidade de dinamizar a aprendizagem da Geografia. E por meio do domínio dessas novas tecnologias, possibilitar sua inclusão digital. No mundo atual, onde a ciência e a tecnologia dominam todos os espaços, sejam eles físicos, sociais ou mesmo virtuais, a educação não poderia ficar fora desse contexto. O projeto consistiu na utilização de novas tecnologias – computadores, internet, software, conceitos básicos de Sistemas de Informações georeferenciadas (SIG) e sensoriamento remoto para a pesquisa e organização de dados pertinentes a um tema proposto, trabalhados com alunos da UEFS, professores e alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Odorico Tavares.

Palavras-chave: Geografia. Inclusão digital. Alfabetização. Tecnologias. Educação. SIG. Sensoriamento remoto.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A inserção de geotecnologias na escola por meio de jogo educativo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CRISCUOLO, Cristina; BACCI, Denise de La Corte; FURTADO, André Luiz dos Santos; RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; SILVA, Shirley Soares da; DOURADO, Luciane

O uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino é considerado uma demanda dos programas oficiais de educação no Brasil. A inclusão de recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas ainda é acompanhada de mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade e como consequência, ainda não são todos que aprenderam a lidar com suas potencialidades e limitações. Geotecnologias são ferramentas úteis de apoio à pesquisa para produzir informação com referência espacial (mapas, gráficos, tabelas, etc.), baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais. Diante do potencial interdisciplinar que as imagens de sensoriamento remoto desempenham na execução de projetos em educação ambiental, constata-se que são pouco exploradas e equivocadamente mitificadas. Os satélites artificiais e seus produtos encontram-se mais próximos do cotidiano das pessoas do que se imagina e quando presentes nas discussões em sala de aula podem levar o mundo real para o seu interior; permitem a observação direta dos fenômenos analisados, os quais podem ser trabalhados tanto em escalas locais, quanto regionais ou planetárias. Nesse artigo é apresentada uma proposta metodológica de intervenção na abordagem introdutória dos conceitos de paisagem e lugar, a partir do uso de imagens de satélites. A metodologia desenvolvida foi aplicada a cerca de 300 alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Trata-se do jogo da memória denominado “Outros Olhares de Campinas”, elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, localizada no município de Campinas/SP.

Palavras-chave: Geografia. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Paisagem. Lugar. Imagens de satélite.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Tutorial sobre o uso de Geotecnologias no estudo de Bacias Hidrográficas na Educação Básica Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti; MELLO, Eliana Maria Kalil; LIMAL, Suely Franco Siqueira

O uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramenta para estudo de bacias hidrográficas, trazem a possibilidade de análise temporal e visão espacial da problemática ambiental dessas bacias. Neste contexto, desenvolveu-se um tutorial com o objetivo de orientar professores da educação básica na utilização de geotecnologias, para levantamento e análise de informações que evidenciem a degradação das bacias hidrográficas pelo homem, contribuindo com a educação ambiental. O tutorial possibilita gerar banco de dados, carta-imagem, mapa cadastral, mapa temático e fazer análise temporal, propiciando aos educadores e seus alunos a construção de conhecimentos e habilidades que contribuem para a conservação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, ele permite ao educador tornar-se independente na utilização de geotecnologias em outros conteúdos programáticos e ou projetos interdisciplinares de educação ambiental. O material foi testado e avaliado durante o 7° EATUS (Encontro dos ATUS - Atendimento aos Usuários), oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a funcionários dessa seção. Os resultados desta avaliação serão incorporados à nova versão do tutorial. Este tutorial será utilizado em 2007 pela Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, no treinamento para professores do ensino básico, com o objetivo de implementar o uso da geotecnologia na educação pública, buscando gerar mudanças de atitudes em educadores e educandos, contribuindo, assim, na formação de pessoas conscientes e preparadas para exercer sua cidadania.

Palavras-chave: Educação. Meio ambiente. Bacias hidrográficas. Geotecnologias. Tutorial. Mapas.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de

O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.

Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O Uso do Sensoriamento Remoto na Educação Ambiental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti e SANTOS, Vânia Maria Nunes dos

Embora cada vez mais frequentes nos meios de comunicação visual, em livros e atlas, e apesar do seu potencial como recurso didático, as imagens de satélites são ainda pouco exploradas na educação escolar. O objetivo desse artigo é promover o desenvolvimento na escolas do uso da ferramenta de sensoriamento remoto como recurso didático na educação ambiental.

Palavras-chave: Sensoriamento remoto. Educação ambiental. Tecnologia. Mapeamento. Satéilites.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Nas trilhas do "Grande Sertão: Veredas": interpretando seus espaços e lugares Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Solange T. de Lima

Neste texto, sob o enfoque da Geografia Humanística, buscamos na Literatura Regional os recursos para um estudo sobre percepção e interpretação ambiental, enfocando as experiências ambientais concernentes à construção do sentido de espaço e lugar no romance de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”. Ao considerarmos as andanças do personagem Riobaldo pelas trilhas desta paisagem, conseguimos identificar interfaces da construção e da dimensão geossimbólica pertinentes às diferentes realidades ambientais encontradas no estado de Minas Gerais, Brasil.

Palavras-chave: Geografia. Literatura regional. Percepção. Interpretação ambiental. Espaço. Lugar.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O início do processo de industrialização em Uberlândia: Um análise das primeiras indústrias até o Es Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MESQUITA, Fernando Campos e ANDREOZZI, Sylvio Luiz

O início do processo de industrialização em Uberlândia representa um ponto fundamental para a compreensão de como essa cidade se desenvolveu economicamente. Nesse sentido, periodizamos a abordagem da vinda das primeiras indústrias até o Estado Novo, momento ao qual representa um dos pontos mais importantes para o crescimento industrial dessa cidade. A localização de Uberlândia no interior do território brasileiro tornou difícil a essa cidade participar ativamente desse processo como centro industrial importante antes da segunda metade do século XX, quando o país entraria na fase de incentivo com o capital estrangeiro e desconcentração na localização das indústrias. No entanto, a indústria e a organização do espaço presentes na formação dessa cidade foram um dos fatores mais importantes para a cidade garantir um centro de atratividade para a indústria, bem como uma das mais importantes cidades industrializadas no interior do território nacional.

Palavras-Chave: História da indústria. Desenvolvimento econômico. Uberlândia. Estado novo. Cidade. Localização.




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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As correntes marinhas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALEXANDRE, José Alberto Afonso

O presente trabalho tem como objetivo o estudo simplificado das correntes marinhas. Neste sentido, estudar-se-ão não só as causas que estão na sua origem, mas também as suas consequências, quer ao nível do clima, como também o seu papel na navegação marítima, favorecendo ou desfavorecendo as rotas dos navios, e ainda o seu importante papel na localização das zonas piscatórias, renovando as águas e alimentando-as. Faz-se, ainda, uma breve alusão à circulação geral dos oceanos e à Corrente do Golfo. Esta corrente, além de nos afetar diretamente, é a mais bem conhecida de todas, pois é dotada de grande velocidade, tem um fluxo mais ou menos constante e permanente, e graças à sua influência, os contrastes climáticos são nítidos entre as regiões por onde passa e aquelas que estão fora do seu domínio.

Palavras-chave: Correntes marítimas. Água. Ventos. Salinidade. Temperatura. Clima.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Comunicação cartográfica com a utilização do philcarto: Um estudo do acesso do lazer em Londrina -  Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ARCHELA, Rosely Sampaio; BORTOLO, Marizangela A. de ; FORMIGA, Michel Oliveira.

Esse trabalho é uma análise dos dados levantados sobre os clubes e associações na cidade de Londrina, correlacionados, com dados de população e renda, evidenciando a distribuição e o acesso ao lazer proporcionado por esse tipo de serviço em Londrina. Utilizamos o software Philcarto, que consiste em um programa de cartografia temática, e outros dois softwares, o Microsoft Excel® e o Adobe Ilustrator®, para a produção de mapas temáticos, com o objetivo de obter uma melhor visualização da concentração das variáveis em estudo. Os mapas elaborados nesta pesquisa farão parte do Atlas Digital Urbano­ Ambiental de Londrina, com previsão de término em dezembro de 2004.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas temáticos. Espaço geográfico. População. Philcarto.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A vida por um trabalho: população estrangeira e ilegal na Espanha Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Márcia Siqueira de

Os dados do recenseamento revelaram um perfil da população estrangeira na Espanha, confirmaram algumas impressões e desfizeram outras. Eles refletem também a desigualdade na distribuição dos aumentos demográficos no território daquele país, com o destaque para a costa mediterrânea, a região da Catalunha (Nordeste do país) e na cidade de Madri e arredores, enquanto houve perda populacional no interior e na região norte. O peso da população estrangeira na população total da Espanha cresceu de 7,0% em 2004 para 8,5% em 2005. Apesar da dificuldade na análise dos dados populacionais em relação aos estrangeiros legalizados e os ilegais, essa tendência não será revertida tão cedo. Setores da economia espanhola dependem da imigração, legal ou não. A Caixa Catalunya, entidade financeira desta comunidade autônoma, estimou que 50% do crescimento da PIB catalão nos últimos anos deve-se ao fenômeno da imigração.

Palavras-chave: Trabalho. Brasil. Espanha. Demografia. Globalização. Geografia. Imigração.

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