Categoria: Geografia Artigos |
Diagnóstico da educação ambiental no ensino de Geografia: Piracicaba, Capivari and Jundiaí hidrograp |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
BORTOLOZZI, Arlêude ; PEREZ Filho, Archimedes
Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.
Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Interdisciplinaridade. Cidadania.
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2721 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Folhas do Cerrado no Parque Nacional da Serra do Cipó, um jogo |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RABELO, Fernanda C. F. ; RIBEIRO, Kátia Torres
Um grande desafio em muitas unidades de conservação abertas à visitação, é despertar nos diversos tipos de visitantes uma maior compreensão do ambiente a sua volta e de sua importância ecológica. Uma ferramenta interessante é a elaboração de cartilhas educativas. O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas Gerais, próximo à região metropolitana de Belo Horizonte, recebe centenas de visitantes nos feriados, fins de semana e períodos de férias. Possui algumas trilhas abertas à visitação, que vão aos pontos turísticos sem a participação de um guia, vistas muitas vezes como um obstáculo a ser enfrentado pelos visitantes, fato explicado pela longa distância do percurso como, por exemplo, na trilha que vai para a Cachoeira da Farofa, sendo 8 quilômetros ao todo. Com objetivo de despertar o interesse dos visitantes, desenvolveu-se um guia que oferece uma fonte de informação sobre o bioma presente no percurso, sendo também um aliado para a interpretação ambiental. O guia propõe um jogo no qual o visitante tenta descobrir, através dos desenhos das folhas, a árvore ou arbusto correspondente. Os desenhos das folhas foram obtidos pela técnica do decalque em papel com uso de lápis preto, escaneados e depurados em computador. Foram escolhidas 15 árvores típicas da vegetação de cerrado, com o intuito de valorizá-las, chamando atenção para sua diversidade de formas. Valorizou-se também a diversidade de usos medicinais e culturais com as várias partes destas plantas. O envolvimento da comunidade foi fundamental na elaboração do guia, principalmente no reconhecimento das espécies alvos e curiosidades a respeito.
Palavras-chave: Jogo. Folhas do cerrado. Parque Nacional da Serra do Cipó. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Região.
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967 0 bytes PUC - MG http://www.pucminas.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
PISSINATI, Mariza C. ; ARCHELA, Rosely S.
Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calçadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Mapa. Localização. Geografia. Ensino.
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1492 0 bytes UEL |
Categoria: Geografia Artigos |
Geografia e recurso audiovisual: o som e a imagem no processo de ensino/aprendizagem |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FONSECA, Ricardo L.; COSTA, Marco A. H.; MANSANO, Cleres N.
Realizado no mês de Agosto, em uma turma de 7ª série. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas. Percebe-se que eles se sentem menos motivados a participar das aulas que na maior parte das vezes são planejadas em livros didáticos, ou até mesmo de outros recursos pedagógicos tradicionais, portanto, a utilização do som e da imagem faz com que as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender, a debater e a estudar mais sobre o assunto. Neste trabalho, veremos que o uso de músicas, em seus mais diversos gêneros, interagido com imagens sobre o tema que a música retrata, faz com que os alunos debatam sobre esses temas de forma crítica. Com a ajuda de alguns questionários podemos perceber que os alunos alcançaram o objetivo no decorrer do trabalho. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que este recurso é válido tanto no que diz respeito à relação entre professor e aluno, como também no que diz respeito ao processo cognitivo do aluno.
Palavras-chave: Música. Vídeo. Recurso pedagógico.Geografia. Audiovisual.
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1239 0 bytes UEM |
Categoria: Geografia Artigos |
Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Wagner Costa
Combinar ideias de autores clássicos da Geografia Política com autores contemporâneos permite analisar temas ambientais em uma escala internacional. Para regular os diversos interesses em jogo, foram criadas convenções internacionais sobre o ambiente, que oferecem novas formas de intercâmbio, comércio e cooperação entre países. Mas a assimetria das relações entre as partes aponta para a necessidade de discutir soberania, sustentabilidade e segurança ambiental, conceitos centrais que sustentam a ordem ambiental internacional, o conjunto de acordos multilaterais sobre o ambiente. Por isso, é fundamental analisar as matrizes teóricas dos conceitos citados combinados com convenções internacionais elaboradas em reuniões de Cúpula, como as de Estocolmo, do Rio de Janeiro e a de Joanesburgo, para reforçar o diálogo na resolução de problemas internacionais.
Palavras-chave: Geografia política. Ambiente. Convenções internacionais sobre o ambiente. Sustentabilidade. Segurança ambiental. Soberania.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geografia, sistemas e análise ambiental: abordagem crítica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SALES, Vanda de Claudino
A ascensão mundial da problemática ambiental resulta em grande número de pesquisas de cunho ambiental no âmbito da Geografia. Tal abordagem é considerada como capaz de produzir a sutura teórica entre sociedade e natureza, colocando-se como Geografia Unitária e concretizando o processo iniciado pela Geografia Crítica, de eliminação da Geografia Física. A análise ambiental, porém, pautada em geossistema, naturaliza a sociedade, por nivelar a ação social aos demais elementos do meio. Por outro lado, ele não considera tempo e evolução na dinâmica processual, natural ou social. Nesses termos, a consolidação do caráter social da Geografia estaria sendo costurada em função de uma abordagem acrítica. Tal paradoxo é pautado pela busca de uma identidade para a Geografia, mas também pela defesa de mercado de trabalho, o que demonstra ausência de percepção dos limites entre ciência básica e prática profissional na comunidade geográfica.
Palavras-chave: Geossistemas. Análise ambiental. Sistemas. Geografia física. Epistemologia da Geografia.
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