Categoria: Geografia Artigos |
Entre o Virtual e o Real: a transformação do espaço urbano através da EAD em Minas Gerais |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
PORTES, Raquel von Randow
O estudo pretende abordar as transformações no espaço urbano, particularmente em Minas Gerais, face as ações de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da criação de Polos de Educação a Distância da UFJF, distribuídos nas várias regiões do território mineiro, percebe-se a criação de uma nova dinâmica intra-urbana e regional. Uma nova organização social, possibilitada pelo uso das TIC, se materializa nos espaços urbanos e se legitima no espaço virtual. O enfoque deste trabalho incide sobre esta nova conformação do espaço e as repercussões geradas no mesmo, na atualidade, pelo surgimento de novas centralidades, caracterizadas pelos Polos de Educação.
Palavras-chave: Espaço Urbano. Educação a Distância. Minas Gerais. Geografia. Cidades.
|
1035 0 bytes UFPE http://www.ufpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribe |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
ALVES, Humberto Prates da Fonseca
Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira: discussão dos resultados de uma análise integrada de dados censitários e de sensoriamento remoto, através de um sistema de informação geográfica.
Neste trabalho, vamos apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados da minha tese de doutorado intitulada “Análise dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira através da integração de dados censitários e desensoriamento remoto”, recém apresentada ao IFCH-Unicamp. As duas perguntas gerais que a tese procurou responder foram: 1) Qual o papel dos fatores demográficos e socioeconômicos nos processos de mudanças na cobertura da terra, ocorridos na região do Vale do Ribeira, na década de 1990? 2) Qual o papel das unidades de conservação, da topografia e da infraestrutura viária e urbana nos referidos processosde mudanças na cobertura da terra? A metodologia geral, que utilizamos para a análise empírica dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira, foi a integração de dados censitários e de sensoriamento remoto (imagens de satélite), ao nível dos setores censitários, através de um sistema de informação geográfica (SIG).
Palavras-chave: 1. Desmatamento; 2. Mata Atlântica - Aspectos ambientais; 3.Sensoriamento remoto - Aspectos ambientais; 4. Sistemas de informação Geográfica.
|
3106 0 bytes http://www.unicamp.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Folhas do Cerrado no Parque Nacional da Serra do Cipó, um jogo |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RABELO, Fernanda C. F. ; RIBEIRO, Kátia Torres
Um grande desafio em muitas unidades de conservação abertas à visitação, é despertar nos diversos tipos de visitantes uma maior compreensão do ambiente a sua volta e de sua importância ecológica. Uma ferramenta interessante é a elaboração de cartilhas educativas. O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas Gerais, próximo à região metropolitana de Belo Horizonte, recebe centenas de visitantes nos feriados, fins de semana e períodos de férias. Possui algumas trilhas abertas à visitação, que vão aos pontos turísticos sem a participação de um guia, vistas muitas vezes como um obstáculo a ser enfrentado pelos visitantes, fato explicado pela longa distância do percurso como, por exemplo, na trilha que vai para a Cachoeira da Farofa, sendo 8 quilômetros ao todo. Com objetivo de despertar o interesse dos visitantes, desenvolveu-se um guia que oferece uma fonte de informação sobre o bioma presente no percurso, sendo também um aliado para a interpretação ambiental. O guia propõe um jogo no qual o visitante tenta descobrir, através dos desenhos das folhas, a árvore ou arbusto correspondente. Os desenhos das folhas foram obtidos pela técnica do decalque em papel com uso de lápis preto, escaneados e depurados em computador. Foram escolhidas 15 árvores típicas da vegetação de cerrado, com o intuito de valorizá-las, chamando atenção para sua diversidade de formas. Valorizou-se também a diversidade de usos medicinais e culturais com as várias partes destas plantas. O envolvimento da comunidade foi fundamental na elaboração do guia, principalmente no reconhecimento das espécies alvos e curiosidades a respeito.
Palavras-chave: Jogo. Folhas do cerrado. Parque Nacional da Serra do Cipó. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Região.
|
967 0 bytes PUC - MG http://www.pucminas.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
PISSINATI, Mariza C. ; ARCHELA, Rosely S.
Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calçadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Mapa. Localização. Geografia. Ensino.
|
1493 0 bytes UEL |
Categoria: Geografia Artigos |
Geografia e recurso audiovisual: o som e a imagem no processo de ensino/aprendizagem |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FONSECA, Ricardo L.; COSTA, Marco A. H.; MANSANO, Cleres N.
Realizado no mês de Agosto, em uma turma de 7ª série. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas. Percebe-se que eles se sentem menos motivados a participar das aulas que na maior parte das vezes são planejadas em livros didáticos, ou até mesmo de outros recursos pedagógicos tradicionais, portanto, a utilização do som e da imagem faz com que as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender, a debater e a estudar mais sobre o assunto. Neste trabalho, veremos que o uso de músicas, em seus mais diversos gêneros, interagido com imagens sobre o tema que a música retrata, faz com que os alunos debatam sobre esses temas de forma crítica. Com a ajuda de alguns questionários podemos perceber que os alunos alcançaram o objetivo no decorrer do trabalho. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que este recurso é válido tanto no que diz respeito à relação entre professor e aluno, como também no que diz respeito ao processo cognitivo do aluno.
Palavras-chave: Música. Vídeo. Recurso pedagógico.Geografia. Audiovisual.
|
1240 0 bytes UEM |
|