Categoria: Geografia Artigos |
As correntes marinhas  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
ALEXANDRE, José Alberto Afonso
O presente trabalho tem como objetivo o estudo simplificado das correntes marinhas. Neste sentido, estudar-se-ão não só as causas que estão na sua origem, mas também as suas consequências, quer ao nível do clima, como também o seu papel na navegação marítima, favorecendo ou desfavorecendo as rotas dos navios, e ainda o seu importante papel na localização das zonas piscatórias, renovando as águas e alimentando-as. Faz-se, ainda, uma breve alusão à circulação geral dos oceanos e à Corrente do Golfo. Esta corrente, além de nos afetar diretamente, é a mais bem conhecida de todas, pois é dotada de grande velocidade, tem um fluxo mais ou menos constante e permanente, e graças à sua influência, os contrastes climáticos são nítidos entre as regiões por onde passa e aquelas que estão fora do seu domínio.
Palavras-chave: Correntes marítimas. Água. Ventos. Salinidade. Temperatura. Clima.
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Categoria: Geografia Artigos |
Comunicação cartográfica com a utilização do philcarto: Um estudo do acesso do lazer em Londrina -  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
ARCHELA, Rosely Sampaio; BORTOLO, Marizangela A. de ; FORMIGA, Michel Oliveira.
Esse trabalho é uma análise dos dados levantados sobre os clubes e associações na cidade de Londrina, correlacionados, com dados de população e renda, evidenciando a distribuição e o acesso ao lazer proporcionado por esse tipo de serviço em Londrina. Utilizamos o software Philcarto, que consiste em um programa de cartografia temática, e outros dois softwares, o Microsoft Excel® e o Adobe Ilustrator®, para a produção de mapas temáticos, com o objetivo de obter uma melhor visualização da concentração das variáveis em estudo. Os mapas elaborados nesta pesquisa farão parte do Atlas Digital Urbano Ambiental de Londrina, com previsão de término em dezembro de 2004.
Palavras-chave: Cartografia. Mapas temáticos. Espaço geográfico. População. Philcarto.
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Categoria: Geografia Artigos |
A vida por um trabalho: população estrangeira e ilegal na Espanha  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Márcia Siqueira de
Os dados do recenseamento revelaram um perfil da população estrangeira na Espanha, confirmaram algumas impressões e desfizeram outras. Eles refletem também a desigualdade na distribuição dos aumentos demográficos no território daquele país, com o destaque para a costa mediterrânea, a região da Catalunha (Nordeste do país) e na cidade de Madri e arredores, enquanto houve perda populacional no interior e na região norte. O peso da população estrangeira na população total da Espanha cresceu de 7,0% em 2004 para 8,5% em 2005. Apesar da dificuldade na análise dos dados populacionais em relação aos estrangeiros legalizados e os ilegais, essa tendência não será revertida tão cedo. Setores da economia espanhola dependem da imigração, legal ou não. A Caixa Catalunya, entidade financeira desta comunidade autônoma, estimou que 50% do crescimento da PIB catalão nos últimos anos deve-se ao fenômeno da imigração.
Palavras-chave: Trabalho. Brasil. Espanha. Demografia. Globalização. Geografia. Imigração.
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Categoria: Geografia Artigos |
Folhas do Cerrado no Parque Nacional da Serra do Cipó, um jogo  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RABELO, Fernanda C. F. ; RIBEIRO, Kátia Torres
Um grande desafio em muitas unidades de conservação abertas à visitação, é despertar nos diversos tipos de visitantes uma maior compreensão do ambiente a sua volta e de sua importância ecológica. Uma ferramenta interessante é a elaboração de cartilhas educativas. O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas Gerais, próximo à região metropolitana de Belo Horizonte, recebe centenas de visitantes nos feriados, fins de semana e períodos de férias. Possui algumas trilhas abertas à visitação, que vão aos pontos turísticos sem a participação de um guia, vistas muitas vezes como um obstáculo a ser enfrentado pelos visitantes, fato explicado pela longa distância do percurso como, por exemplo, na trilha que vai para a Cachoeira da Farofa, sendo 8 quilômetros ao todo. Com objetivo de despertar o interesse dos visitantes, desenvolveu-se um guia que oferece uma fonte de informação sobre o bioma presente no percurso, sendo também um aliado para a interpretação ambiental. O guia propõe um jogo no qual o visitante tenta descobrir, através dos desenhos das folhas, a árvore ou arbusto correspondente. Os desenhos das folhas foram obtidos pela técnica do decalque em papel com uso de lápis preto, escaneados e depurados em computador. Foram escolhidas 15 árvores típicas da vegetação de cerrado, com o intuito de valorizá-las, chamando atenção para sua diversidade de formas. Valorizou-se também a diversidade de usos medicinais e culturais com as várias partes destas plantas. O envolvimento da comunidade foi fundamental na elaboração do guia, principalmente no reconhecimento das espécies alvos e curiosidades a respeito.
Palavras-chave: Jogo. Folhas do cerrado. Parque Nacional da Serra do Cipó. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Região.
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905 0 bytes PUC - MG http://www.pucminas.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Recurso demográfico, urbanização e desenvolvimento  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MATOS, Ralfo; FILHO, Antônio Dornas de Lima
O conceito de Recurso Demográfico fundamenta esta análise, que tem como pano de fundo o processo histórico e ascircunstâncias que levaram ao surgimento e crescimento das aglomerações urbanas. A partir do surgimento das primeiras civilizações, evidencia-se a importância da instância “recurso demográfico” para o aparelhamento e institucionalização do Estado em seus primórdios. Durante a Idade Média, há um processo crescente de tensão no âmbito das disputas de poder e da busca de um equilíbrio social. No século XVIII, essa complexidade galga uma nova e, para alguns, definitiva era, tendo como corolário a ordem global atual. O esforço de entendimento desse processo evidencia diversos desafios conceituais, entre os quais deve-se ressaltar o de caracterizar a denominada cidade global – espaço privilegiado onde o capital e a informação apresentam uma mobilidade que descaracteriza os tradicionais conceitos de fronteira. Enfim, a proposta aqui alicerçada busca constituir uma análise pela qual o processo histórico possa se aproximar de um ideal de totalidade, e, como conseqüência, possa oferecer melhor compreensão do momento histórico atual.
Palavras-chave: Demografia. Desenvolvimento. Cidades. Espaço geográfico. Região.
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545 0 bytes UFPR http://ojs.c3sl.ufpr.br |
Categoria: Geografia Artigos |
A maquete de relevo e o estudo de microbacias no ensino de Geografia  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MACHADO, Luciano R.; DI MAIO, Angelica Carvalho
O presente projeto pretende ser uma contribuição ao ensino de Geografia. Procura utilizar uma metodologia de ensino que possa tornar as aulas de Geografia, com o estudo da Cartografia, mais atraentes aos alunos. Para tanto, utiliza-se o recurso didático “maquete de relevo”, entendendo que o mesmo é uma atividade prática, ou seja, os alunos participam de forma ativa no seu desenvolvimento, interagindo com o próprio aprendizado. O diferencial nesta atividade, além da própria praticidade em si e da sistematização da metodologia na escola, é o estudo do meio, já que o recorte territorial abrangido pela maquete é a parte urbana da Microbacia onde está localizada a escola, na escala de 1:10000.
Palavras-chave: .Geografia. Cartografia. Maquete. Relevo. Microbacia. Escala. Curva de nível.
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2846 0 bytes http://www.inicepg.univap.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
PISSINATI, Mariza C. ; ARCHELA, Rosely S.
Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calçadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Mapa. Localização. Geografia. Ensino.
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1449 0 bytes UEL |
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