Categoria: Geografia Artigos |
Contribuição das geotecnologias nos estudos escolares: Comunidade de Vila Aparecida, Bacia Hidrográf |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
COCHEV, Jakeline Santos ; CASARIN, Rosália
A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Municipal Buritis, em Vila Aparecida, localizada na Bacia Hidrográfica do Córrego Cachoeirinha, que pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai/Jauquara (BHPJ), sudoeste de Mato Grosso. A pesquisa se constitui em uma metodologia de ensino-aprendizagem, teve como objetivo demonstrar a contribuição das geotecnologias no ensino Fundamental e Médio através de materiais cartográficos em meio analógico e digital. Foram elaborados mapas e cartas-imagem nos SIGs SPRING e ArcGis, e submetidos aos alunos de 5a a 8a séries para identificar elementos espaciais enquanto eram expostos conteúdos de organização espacial, propostos no plano pedagógico da escola. A prática pedagógica evidenciou boa perspectiva para o ensino-aprendizagem da organização espacial e da interrelação do local, o regional e o global. Ressalva-se que a falta de preparo dos usuários daquela comunidade, de manuseio de materiais cartográficos dificultaram o desempenho proposto. Embora, atualmente, as geotecnologias se constituem em ferramentas elementares para o ensino de Geografia, ainda há amplos empecilhos a serem transpostos.
Palavras-chaves: Geotecnologias. Geografia. Ensino. Cartas-imagem. Mapas temáticos. Bacia hidrográfica. Google Earth.
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Categoria: Geografia Artigos |
A utilização de produtos do sensoriamento remoto no ensino de Geografia: um relato de experiência |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SPRINGERL,Kalina Salaib; SOARESL, Edimara Gonçalves; RAKSSA, Marcelo Luis O dinamismo da sociedade interfere em várias áreas do conhecimento, tornando-se necessário um repensar sobre as práticas teórico-metodológicas no ensino geográfico, que tem como propósito relacionar e compreender as diversas esferas da sociedade com a paisagem natural. Nessa perspectiva, a utilização de produtos do sensoriamento remoto como as fotografias horizontais (obtidas junto a superfície), fotografias aéreas e imagens de satélite no ensino da Geografia visam a construção de uma alternativa no intuito de incluir e articular as informações de cunho geográfico com a escola. Bem como outros referentes da sociedade que podem e devem serem vinculados a geografia, pois a tradicional memorização tanto dos elementos físicos quanto dos artificiais numa lógica sequencial e padronizada necessita ser substituída por um caminho de investigações e construções de saberes que contextualizem realidades próximas e distantes. O interesse em abordar alguns produtos do sensoriamento remoto já mencionados, é por entender que as imagens despertam e estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a construção de um novo olhar geográfico e uma releitura da paisagem geográfica presenciada por eles no dia a dia.
Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Fotografias. Paisagem. Sociedade.
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912 0 bytes http://www.inpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho
Esta pesquisa se insere neste contexto pretendendo obter, a partir de um teste na área de Geografia, indicadores tanto do desempenho como da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Espera-se que ela forneça subsídios para opções educacionais, inclusive criando condições efetivas para a adaptação regional do ensino já que o banco de dados utilizado, constituído de material digital, pode ser facilmente adaptado às diversas realidades nacionais. O objetivo principal é avaliar, com alunos e professores, a introdução do ensino informatizado de Geografia no nível médio de escolas da rede pública por meio de testes práticos com um protótipo gerado para esta avaliação. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para futuras adaptações das diretrizes educacionais ora vigentes. Em particular, é abordado o ensino por intermédio de geotecnologias em ambiente de rede, que envolve noções de Cartografia, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, visando o estudo do espaço geográfico e suas transformações.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. Geotecnologias. Cartografia. Sensoriamento remoto. SIG. Espaço geográfico.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias na aprendizagem da Geografia: alternativas para inclusão digital |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
LOBÃO, Jocimara Souza Britto; CHAVES, Joselisa Maria
A invenção da escrita foi uma das primeiras formas de exclusão social, pois eram poucos os que tinham acesso a esse conhecimento. A escrita, ou melhor, a alfabetização ainda é uma forma de exclusão em meio a tantas outras. Assim, quanto mais se avança em termos de tecnologia mais difícil fica o acesso da grande massa de excluídos. Desta forma, integrar os alunos de escolas públicas à novas tecnologias é sem duvida um salto para atingir esse objetivo. Ou seja, oportunizar que os alunos de escolas públicas entrem em contato com o mais importante aparato tecnológico atual - a informática, com a finalidade de dinamizar a aprendizagem da Geografia. E por meio do domínio dessas novas tecnologias, possibilitar sua inclusão digital. No mundo atual, onde a ciência e a tecnologia dominam todos os espaços, sejam eles físicos, sociais ou mesmo virtuais, a educação não poderia ficar fora desse contexto. O projeto consistiu na utilização de novas tecnologias – computadores, internet, software, conceitos básicos de Sistemas de Informações georeferenciadas (SIG) e sensoriamento remoto para a pesquisa e organização de dados pertinentes a um tema proposto, trabalhados com alunos da UEFS, professores e alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Odorico Tavares.
Palavras-chave: Geografia. Inclusão digital. Alfabetização. Tecnologias. Educação. SIG. Sensoriamento remoto.
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803 0 bytes http://www2.uefs.br |
Categoria: Geografia Artigos |
A inserção de geotecnologias na escola por meio de jogo educativo |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
CRISCUOLO, Cristina; BACCI, Denise de La Corte; FURTADO, André Luiz dos Santos; RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; SILVA, Shirley Soares da; DOURADO, Luciane
O uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino é considerado uma demanda dos programas oficiais de educação no Brasil. A inclusão de recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas ainda é acompanhada de mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade e como consequência, ainda não são todos que aprenderam a lidar com suas potencialidades e limitações. Geotecnologias são ferramentas úteis de apoio à pesquisa para produzir informação com referência espacial (mapas, gráficos, tabelas, etc.), baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais. Diante do potencial interdisciplinar que as imagens de sensoriamento remoto desempenham na execução de projetos em educação ambiental, constata-se que são pouco exploradas e equivocadamente mitificadas. Os satélites artificiais e seus produtos encontram-se mais próximos do cotidiano das pessoas do que se imagina e quando presentes nas discussões em sala de aula podem levar o mundo real para o seu interior; permitem a observação direta dos fenômenos analisados, os quais podem ser trabalhados tanto em escalas locais, quanto regionais ou planetárias. Nesse artigo é apresentada uma proposta metodológica de intervenção na abordagem introdutória dos conceitos de paisagem e lugar, a partir do uso de imagens de satélites. A metodologia desenvolvida foi aplicada a cerca de 300 alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Trata-se do jogo da memória denominado “Outros Olhares de Campinas”, elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, localizada no município de Campinas/SP.
Palavras-chave: Geografia. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Paisagem. Lugar. Imagens de satélite.
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1896 0 bytes http://www.cori.unicamp.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Tutorial sobre o uso de Geotecnologias no estudo de Bacias Hidrográficas na Educação Básica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti; MELLO, Eliana Maria Kalil; LIMAL, Suely Franco Siqueira
O uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramenta para estudo de bacias hidrográficas, trazem a possibilidade de análise temporal e visão espacial da problemática ambiental dessas bacias. Neste contexto, desenvolveu-se um tutorial com o objetivo de orientar professores da educação básica na utilização de geotecnologias, para levantamento e análise de informações que evidenciem a degradação das bacias hidrográficas pelo homem, contribuindo com a educação ambiental. O tutorial possibilita gerar banco de dados, carta-imagem, mapa cadastral, mapa temático e fazer análise temporal, propiciando aos educadores e seus alunos a construção de conhecimentos e habilidades que contribuem para a conservação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, ele permite ao educador tornar-se independente na utilização de geotecnologias em outros conteúdos programáticos e ou projetos interdisciplinares de educação ambiental. O material foi testado e avaliado durante o 7° EATUS (Encontro dos ATUS - Atendimento aos Usuários), oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a funcionários dessa seção. Os resultados desta avaliação serão incorporados à nova versão do tutorial. Este tutorial será utilizado em 2007 pela Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, no treinamento para professores do ensino básico, com o objetivo de implementar o uso da geotecnologia na educação pública, buscando gerar mudanças de atitudes em educadores e educandos, contribuindo, assim, na formação de pessoas conscientes e preparadas para exercer sua cidadania.
Palavras-chave: Educação. Meio ambiente. Bacias hidrográficas. Geotecnologias. Tutorial. Mapas.
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858 0 bytes http://marte.dpi.inpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.
Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.
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