Categoria: Geografia Artigos |
As Imagens na Geografia: Coordenadas Semióticas para a compreensão da ordenação dos lugares  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi
O presente trabalho resulta dos desdobramentos oriundos de minha tese de doutoramento intitulada O Estrangeiro no “mundo da geografia”. Neste, inicialmente discuto, a relevância das imagens enquanto indícios, testemunhas oculares (Burke 2004), representações e registros de geograficidades e, portanto, sua imprescindibilidade no processo de construção dos conhecimentos geográficos. Posteriormente, indico a relevância da cartografia e, em específico do mapa, enquanto linguagem-imagem ou discurso fundamental para a compreensão das geograficidades do fenomênico. Contudo, aponto também a necessidade de apropriação de linguagens artísticas, dentre elas, o exemplo a ser utilizado será o da pintura , que auxilia no entendimento da ordenação espacial do fenomênico a partir da dimensão subjetiva-objetiva.
Palavras-chave: Estrangeiro. Geografia. Lugar. Imagens. Cartografia.
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569 0 bytes http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/6419 |
Categoria: Geografia Artigos |
Metodologia para utilização de câmaras de vídeo em mapeamento florestal  |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
WATZLAWICKL, Luciano Farinha ; MADRUGA, Pedro Roberto de Azambuja; PEREIRA, Rudiney Soares O presente trabalho apresenta o desenvolvimento metodológico de um sistema imageador, utilizando câmaras de vídeo convencionais e filtros espectrais (verde, vermelho e infravermelho próximo) como sensor não-convencional. Esse sensor possui como finalidade realizar mapeamento de áreas florestais. Para tal finalidade, foi realizado um estudo do espectro de cada filtro utilizado bem como o comportamento por ele apresentado nos diversos tipos de alvos. Como resultados, salienta-se a importância da obtenção das imagens quase que em tempo real, custos operacionais baixos, praticidade e operacionalidade do sistema bem como a agilidade de obtenção das imagens, e como desvantagem apresenta o comportamento espectral dos filtros utilizados se sobreporem e a baixa resolução espacial das câmaras VHS, aspectos esses que podem ser solucionados utilizando-se outros tipos de filtros nos mais diversos comprimentos de onda, e a utilização de câmaras S-VHS.
Palavras-chave: Mapeamento. Videografia. Sensoriamento Remoto.
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Categoria: Geografia Artigos |
Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.
Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias na aprendizagem da Geografia: alternativas para inclusão digital  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
LOBÃO, Jocimara Souza Britto; CHAVES, Joselisa Maria
A invenção da escrita foi uma das primeiras formas de exclusão social, pois eram poucos os que tinham acesso a esse conhecimento. A escrita, ou melhor, a alfabetização ainda é uma forma de exclusão em meio a tantas outras. Assim, quanto mais se avança em termos de tecnologia mais difícil fica o acesso da grande massa de excluídos. Desta forma, integrar os alunos de escolas públicas à novas tecnologias é sem duvida um salto para atingir esse objetivo. Ou seja, oportunizar que os alunos de escolas públicas entrem em contato com o mais importante aparato tecnológico atual - a informática, com a finalidade de dinamizar a aprendizagem da Geografia. E por meio do domínio dessas novas tecnologias, possibilitar sua inclusão digital. No mundo atual, onde a ciência e a tecnologia dominam todos os espaços, sejam eles físicos, sociais ou mesmo virtuais, a educação não poderia ficar fora desse contexto. O projeto consistiu na utilização de novas tecnologias – computadores, internet, software, conceitos básicos de Sistemas de Informações georeferenciadas (SIG) e sensoriamento remoto para a pesquisa e organização de dados pertinentes a um tema proposto, trabalhados com alunos da UEFS, professores e alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Odorico Tavares.
Palavras-chave: Geografia. Inclusão digital. Alfabetização. Tecnologias. Educação. SIG. Sensoriamento remoto.
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Categoria: Geografia Artigos |
Interação de fatores biofísicos e antrópicos com a diversidade florística na indicação de áreas para  |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
COSTA, Thomaz Correa e Castro; ACCIOLY, Luciano José de Oliveira; OLIVEIRA, Luciana Mara Temponi; OLIVEIRA, Maria Aparecida José de; GUIMARÃES, Daniel Pereira A diversidade florística da caatinga foi relacionada com fatores biofísicos e antrópicos para indicação de áreas para conservação. Utilizou-se a análise multicritério para indicar regiões favoráveis à maior diversidade, por meio de fatores biofísicos, e regiões com menor pressão antrópica, a partir de variáveis socioeconômicas extraídas do censo agropecuário. Os resultados foram comparados com inventários florísticos, fitossociológicos e de biomassa, no qual alguns fatores apresentaram relações significativas com a diversidade florística da caatinga. As áreas indicadas por estes fatores foram analisadas conjuntamente com fatores antrópicos, indicando-se áreas potenciais para conservação no Bioma Caatinga.
Palavras-chave: Biodiversidade. Suporte à decisão. Desertificação. Unidade de conservação.
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