Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo Geografia com auxílio das tecnologias de rede Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira

Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, realizada junto ao PPGEDU‐ UPF‐RS, defendido em setembro de 2010 na qual utilizou‐se as tecnologias de rede (TRs) como potencializadoras no processo de construção do conhecimento geográfico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola privada. Para tal contextualizou‐se a aprendizagem, a construção do conhecimento geográfico, bem como a utilização das tecnologias neste processos. Apresenta, também, a metodologia desenvolvida para o trabalho, por meio da qual constatou‐se maior integração entre o senso comum e os conceitos científicos, caracterizando assim, a aprendizagem significativa, possibilitando também maior autonomia e interatividade entre os envolvidos na atividade.

Palavras‐chave: Aprendizagem. Conhecimento. Tecnologias de rede. Geografia. Google Earth. Google Maps. You Tube. Google Docs.

Downloads 1198  1198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem em Geografia por Adolescentes com Deficiência Visual em uma Escola Estadual Regular Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SGARABOTTO, Aline Lazzari ; DURANTI, Raquel Rosa Tura

O artigo apresenta a realidade observada numa escola com alunos deficientes visuais. As leis que promovem a inclusão escolar permitiram um melhor desenvolvimento dos incluídos em uma escola regular, com outras crianças ditas “normais”. Um bom trabalho de integração consiste em criar situações de ensino-aprendizagem estruturadas para favorecer a vivência de experiências significativas, fortalecendo a autoestima e ensinando o aluno a lidar com seus próprios limites e frustrações. Para que os deficientes visuais possam compreender melhor os conceitos e interagir com o mundo, os educadores devem buscar recursos que permitam a esses alunos aprender através do toque, cheiro ou som, pois os deficientes visuais desenvolvem uma sensibilidade acima do normal para o tato, a audição e o olfato.

Palavras-chave: Geografia. Aprendizagem. Deficientes visuais. Inclusão escolar. Braille.

Downloads 5320  5320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma AGB - Porto Alegre  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As alternativas para o gerenciamento dos resíduos sólidos em Curitiba - PR, e sua contribuição com a Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Nilza A. da Silva

O artigo trata exclusivamente sobre a forma de gerenciamento dos resíduos sólidos em Curitiba-PR, destacando as várias alternativas utilizadas para isto, bem como, salienta a necessidade de mudanças de hábito dos cidadãos para a contribuição na melhoria da qualidade de vida. A pesquisa foi realizada, tendo como fundamentação teórica as entidades dos órgãos públicos de Curitiba, bem como outros órgãos do governo que fornecem subsídios sobre o assunto.

Palavras- Chave: Resíduos sólidos. Gerenciamento e qualidade de vida.

Downloads 796  796  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As correntes marinhas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALEXANDRE, José Alberto Afonso

O presente trabalho tem como objetivo o estudo simplificado das correntes marinhas. Neste sentido, estudar-se-ão não só as causas que estão na sua origem, mas também as suas consequências, quer ao nível do clima, como também o seu papel na navegação marítima, favorecendo ou desfavorecendo as rotas dos navios, e ainda o seu importante papel na localização das zonas piscatórias, renovando as águas e alimentando-as. Faz-se, ainda, uma breve alusão à circulação geral dos oceanos e à Corrente do Golfo. Esta corrente, além de nos afetar diretamente, é a mais bem conhecida de todas, pois é dotada de grande velocidade, tem um fluxo mais ou menos constante e permanente, e graças à sua influência, os contrastes climáticos são nítidos entre as regiões por onde passa e aquelas que estão fora do seu domínio.

Palavras-chave: Correntes marítimas. Água. Ventos. Salinidade. Temperatura. Clima.

Downloads 6516  6516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://br.monografias.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As disputas pela terra no Sudoeste do Paraná: os conflitos fundiários dos anos 50 e 80 do século XX Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BATTISTI, Elir

Situada na confluência da História, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia, esta pesquisa recupera e reflete a organização e luta fundiária dos camponeses, na região Sudoeste do Paraná em dois períodos distintos - anos 50 e 80 -, mas correlacionados. Trata-se de uma região que ganhou projeção nacional, não apenas pela peculiaridade dos padrões de colonização e organização produtiva, mas também por desenrolar-se num espaço em disputa entre projetos governamentais e empresariais. A pesquisa inova ao incorporar discussão teórica recente oriunda inclusive de outros campos disciplinares sobre as organizações, compreendidas em sua dimensão cultural, o que permite tratar de questões complexas como a do imaginário e da identidade coletiva.

Palavras-chave: Conflitos fundiários. Movimentos sociais. Mulher camponesa. Sudoeste do Paraná.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFU  Site http://www.seer.ufu.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na construção de conceitos no ensino de Geogr Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Esta investigação trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elaboração de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elaboração de croquis e posterior discussão em grupo favorece a construção do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avaliação realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padrão que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investigação permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

Downloads 2361  2361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As imagens na geografia coordenadas semióticas para a compreensão da ordenação dos lugares Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi

O presente trabalho resulta dos desdobramentos oriundos de minha tese de doutoramento intitulada O Estrangeiro no “mundo da geografia”. Neste, inicialmente discuto, a relevância das imagens enquanto indícios, testemunhas oculares (Burke 2004), representações e registros de geograficidades e, portanto, sua imprescindibilidade no processo de construção dos conhecimentos geográficos. Posteriormente, indico a relevância da cartografia e, em específico do mapa, enquanto linguagem-imagem ou discurso fundamental para a compreensão das geograficidades do fenomênico. Contudo, aponto também a necessidade de apropriação de linguagens artísticas, dentre elas, o exemplo a ser utilizado será o da pintura, que auxilia no entendimento da ordenação espacial do fenomênico a partir da dimensão subjetiva-objetiva .

Palavras-chave: Imagens. Geografia. Linguagem. Ciência. Arte.

Downloads 2044  2044  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As Imagens na Geografia: Coordenadas Semióticas para a compreensão da ordenação dos lugares Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi

O presente trabalho resulta dos desdobramentos oriundos de minha tese de doutoramento intitulada O Estrangeiro no “mundo da geografia”. Neste, inicialmente discuto, a relevância das imagens enquanto indícios, testemunhas oculares (Burke 2004), representações e registros de geograficidades e, portanto, sua imprescindibilidade no processo de construção dos conhecimentos geográficos. Posteriormente, indico a relevância da cartografia e, em específico do mapa, enquanto linguagem-imagem ou discurso fundamental para a compreensão das geograficidades do fenomênico. Contudo, aponto também a necessidade de apropriação de linguagens artísticas, dentre elas, o exemplo a ser utilizado será o da pintura , que auxilia no entendimento da ordenação espacial do fenomênico a partir da dimensão subjetiva-objetiva.

Palavras-chave: Estrangeiro. Geografia. Lugar. Imagens. Cartografia.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/6419
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas Geográfico Digital: uma proposta de aplicação no esnsino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Andréia Bevilaqua ; SCARAMELLO, Juliana Massensini ; SANTOS, Gustavo Henrique dos

O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em autores que revelam A subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.

Palavras-chaves: Atlas digital. Informática. Geografia. Novas tecnologias. Aprendizagem.

Downloads 1014  1014  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ensino.eb.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Na última década, as recomendações curriculares de História e Geografia para o Ensino Fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de Geografia, História e Ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

Downloads 2476  2476  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »