Categoria: Geografia Artigos |
A música como linguagem no espaço geográfico urbano  |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
SCHROEDER, Hélio
O presente artigo é fruto do estudo sobre o uso da música como linguagem de ensino da Geografia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, em Guarapuava. Utilizando-se de diferentes atividades como entrevistas, trabalhos de campo, relatos e observação de lugares, bem como da linguagem poética das músicas, buscou-se refletir sobre a realidade vivida pelos alunos, articulando-a ao conhecimento geográfico. Assim, os alunos foram construindo o raciocínio geográfico para compreender a sua realidade. Após diversas leituras e análise, percebeu-se que a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia foi fundamental. Dentre elas, a música foi o recurso de apoio didático pedagógico muito enriquecedor, pois constitui expressões sonoras que podem contribuir na construção do saber de forma lúdica. Além do som, a letra pode contribuir para discussão de diferentes conceitos geográficos. Compreender como utilizar a música como instrumento de ensino para análise do espaço geográfico, especificamente, o espaço urbano, foi, portanto, o objetivo que conduziu e permitiu a realização deste trabalho.
Palavras-chave: Geografia. Espaço urbano. Música. Metodologia. Conhecimento geográfico.
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Categoria: Geografia Artigos |
A percepção das imagens nos livros didáticos de Geografia  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MATOZO, Marcus Antonio
A arte de ensinar geografia aponta para os mais diversos caminhos, dentre eles, encontrar a cada dia que passa novas ferramentas que sustentem seus esforços. O objetivo desse trabalho foi buscar, dentre as possibilidades já existentes, mais uma alternativa para ser utilizada em sala de aula, tendo como ponto de partida à análise e percepção das imagens que o livro didático de Geografia apresenta e, a partir dela, desenvolver a construção do conhecimento. Esse trabalho desenvolveu-se metodologicamente em três partes: a primeira consistiu em dividir as imagens do livro didático em quatro categorias diferentes (física, humana, política e econômica). A segunda parte a consistiu na leitura e interpretação dessas imagens pelos alunos sem que esses tivessem acesso ao corpo textual que o livro propunha como acompanhamento de cada imagem e finalmente o confronto da leitura que os alunos fizeram das suas respectivas imagens com a proposta textual que o livro apresentava. A análise e a percepção das imagens demonstraram que em muitos casos, aquilo que o aluno lê, percebe ou interpreta, não condiz com o que o autor "gostaria" que fosse interpretado, revelando dessa forma algumas possibilidades para o professor de geografia explorar ainda mais esses recursos durante suas aulas.
Palavras-chave: Livro didático. Imagem. Percepção. Geografia.
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11386 0 bytes Seed http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br |
Categoria: Geografia Artigos |
A sociologia urbana, os modelos de análise da metrópole e a saúde coletiva: uma contribuição para o  |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
NAJAR, Alberto Lopes; MARQUES, Eduardo César
À luz da antiga relação entre a epidemiologia e o espaço geográfico e dos diversos modelos de produção das cidades, apresenta-se uma sistematização das noções de espaço/território, a partir da década de 1970 no Brasil. Discutem-se os principais modelos analíticos das grandes cidades brasileiras, cujas raízes conceituais encontram-se em disciplinas como a sociologia urbana, a geografia humana, a economia regional e o planejamento urbano. Sugere-se que a distribuição de investimentos públicos guarda relação com a estrutura social cristalizada no espaço. Procura-se ampliar as bases de um diálogo entre a literatura que apóia as análises das chamadas desigualdades socioespaciais e a saúde coletiva. Apresenta-se sugestão de arcabouço para o desenvolvimento de tipologias de análise socioespacial. Considera-se que se encontram disponíveis diversas técnicas computacionais que popularizam o emprego de variáveis passíveis de expressão espacial. No entanto, essas facilidades ressentem a falta de um aporte mais sociológico, ou humanístico.
Palavras-chave: Desigualdades socioespaciais. Saúde coletiva. Espaço geográfico. Ciências sociais e saúde.
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Categoria: Geografia Artigos |
A utilização de produtos do sensoriamento remoto no ensino de Geografia: um relato de experiência  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SPRINGERL,Kalina Salaib; SOARESL, Edimara Gonçalves; RAKSSA, Marcelo Luis O dinamismo da sociedade interfere em várias áreas do conhecimento, tornando-se necessário um repensar sobre as práticas teórico-metodológicas no ensino geográfico, que tem como propósito relacionar e compreender as diversas esferas da sociedade com a paisagem natural. Nessa perspectiva, a utilização de produtos do sensoriamento remoto como as fotografias horizontais (obtidas junto a superfície), fotografias aéreas e imagens de satélite no ensino da Geografia visam a construção de uma alternativa no intuito de incluir e articular as informações de cunho geográfico com a escola. Bem como outros referentes da sociedade que podem e devem serem vinculados a geografia, pois a tradicional memorização tanto dos elementos físicos quanto dos artificiais numa lógica sequencial e padronizada necessita ser substituída por um caminho de investigações e construções de saberes que contextualizem realidades próximas e distantes. O interesse em abordar alguns produtos do sensoriamento remoto já mencionados, é por entender que as imagens despertam e estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a construção de um novo olhar geográfico e uma releitura da paisagem geográfica presenciada por eles no dia a dia.
Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Fotografias. Paisagem. Sociedade.
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1033 0 bytes http://www.inpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
A vida por um trabalho: população estrangeira e ilegal na Espanha  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Márcia Siqueira de
Os dados do recenseamento revelaram um perfil da população estrangeira na Espanha, confirmaram algumas impressões e desfizeram outras. Eles refletem também a desigualdade na distribuição dos aumentos demográficos no território daquele país, com o destaque para a costa mediterrânea, a região da Catalunha (Nordeste do país) e na cidade de Madri e arredores, enquanto houve perda populacional no interior e na região norte. O peso da população estrangeira na população total da Espanha cresceu de 7,0% em 2004 para 8,5% em 2005. Apesar da dificuldade na análise dos dados populacionais em relação aos estrangeiros legalizados e os ilegais, essa tendência não será revertida tão cedo. Setores da economia espanhola dependem da imigração, legal ou não. A Caixa Catalunya, entidade financeira desta comunidade autônoma, estimou que 50% do crescimento da PIB catalão nos últimos anos deve-se ao fenômeno da imigração.
Palavras-chave: Trabalho. Brasil. Espanha. Demografia. Globalização. Geografia. Imigração.
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Categoria: Geografia Artigos |
Análise temporal do processo de conurbação na região de Londrina - PR por meio de imagens LANDSAT  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
POLIDORO, Maurício; TAKEDA, Mariane Mayumi Garcia; BARROS,Omar Neto Fernandes
O avanço da urbanização, decorrido principalmente após a década de 60 no Brasil, provocou grandes transformações nas relações sociais e na configuração dos espaços e redes urbanas no país. A conurbação, processo que segundo Villaça (1998) “ocorre quando uma cidade passa a absorver núcleos urbanos localizados a sua volta, pertençam a eles ou não a outros municípios” é um dos processos que acelerou a configuração social e morfológica das cidades. Neste contexto, a vinculação econômica e social dos municípios torna-se cada vez mais intensas existindo uma cidade central - neste caso, o município de Londrina - que acaba por polarizar a região e encetando a urbanização no seu entorno. A partir disso, foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto para a análise temporal do processo de conurbação na Região de Londrina e como a dinâmica metropolitana ocorre. Com a disponibilidade de imagens de satélite pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em especial as Landsat (Land Remote Sensing Satellite), disponíveis gratuitamente com um catálogo que engloba imagens desde o ano de 1973, aliadas a softwares de Geoprocessamento, foi possível efetuar o tratamento, classificação e composição dessas imagens com o fim de verificar o processo de conurbação na área metropolitana de Londrina contribuindo assim para o planejamento regional, além de verificar as tendências de expansão dos municípios no seu entorno possibilitando a demarcação do perímetro urbano e áreas de expansão dos municípios, fundamentais para o planejamento físico-territorial e a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Urbanização. Região metropolitana. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Geoprocessamento. Geotecnologias.
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