Categoria: Geografia Artigos |
Relato de campo sobre os aspectos físicos do terceiro planalto paranaense  |
Versão: Atualização: 3/9/2014 |
Descrição:
JR FRANÇA, Pedro; PETSCH, Carina; VILLA DALLA, Maria Estela Casale; MANIERI, Daiany Duarte
Este trabalho de campo visa abordar aspectos físicos no trajeto de Maringá até os terraços do rio Paraná no Estado do Mato Grosso do Sul. Este trabalho foi realizado sob o cunho de complementação do evento organizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente - GEMA, denominado de Primeiro Seminário de Pesquisas Multidisciplinares do Ambiente no período de 28/04/2010 até 01/05/2010. No decorrer do trajeto foram realizadas cinco paradas para observação e demonstração da diferenciação litológica associada com a evolução da paisagem. No primeiro ponto, município de Maringá, foi observado um topo de derrame basáltico e solos provenientes dessa rocha; no segundo ponto em Mandaguaçu, foram analisados rochas e solos provenientes da Formação Caiuá; na terceira parada foi observada uma voçoroca no município de Nova Esperança, formada a partir da concentração de fluxos hídricos, principalmente da rodovia, e alta suscetibilidade à erosão dos solos dessa região; na quarta parada foi evidenciado na paisagem um relevo testemunho diferencial, denominada de "Morro dos Três Irmãos", formado a partir de estratos silicificados do grupo Bauru com maior resistência à ação intempérica; a quinta e última parada foi no rio Paraná, sua planície de inundação e terraços no município de Bataiporã-MS, teve como objetivo a análise dos aspectos geomorfológicos, influência do paleoclima e dinâmica fluvial.
Palavras-chave: Maringá. Solos. Formação Caiuá. Erosão. Rio Paraná.
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Categoria: Geografia Artigos |
Representação da paisagem por alunos de um 7ª Série do Ensino Fundamental  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MANSANO, Cleres do Nascimento; OBARA, Ana Tiyomi; KIOURANIS, Neide Maria Michellan; PEZZATO, Pedro Pezzato.
Foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental de alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental, nas aulas de Geografia, de uma escola pública do município de Maringá (PR). O objetivo do estudo foi identificar as representações e as percepções dos alunos sobre o termo “paisagem”, em relação às paisagens topofílicas e topofóbicas da escola e do bairro. Primeiramente, foi solicitado aos alunos que fizessem uma produção de texto e desenhassem o que consideravam ser uma “paisagem”. Em seguida, foi realizada a brincadeira da câmera fotográfica, em que cada dupla de alunos foi orientada a desenhar uma paisagem bonita e uma paisagem feia. Observamos que a maioria dos alunos associa o termo “paisagem” com a natureza. Observamos, ainda que, para grande parte dos alunos, a paisagem bonita está relacionada à natureza conservada, e a paisagem feia, à natureza degradada e aos elementos do ambiente construído.
Palavras-chave: Bairro. Escola. Percepção ambiental. Paisagem. Representação.
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Categoria: Geografia Artigos |
Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.
Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.
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