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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A sociologia urbana, os modelos de análise da metrópole e a saúde coletiva: uma contribuição para o  Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
NAJAR, Alberto Lopes; MARQUES, Eduardo César

À luz da antiga relação entre a epidemiologia e o espaço geográfico e dos diversos modelos de produção das cidades, apresenta-se uma sistematização das noções de espaço/território, a partir da década de 1970 no Brasil. Discutem-se os principais modelos analíticos das grandes cidades brasileiras, cujas raízes conceituais encontram-se em disciplinas como a sociologia urbana, a geografia humana, a economia regional e o planejamento urbano. Sugere-se que a distribuição de investimentos públicos guarda relação com a estrutura social cristalizada no espaço. Procura-se ampliar as bases de um diálogo entre a literatura que apóia as análises das chamadas desigualdades socioespaciais e a saúde coletiva. Apresenta-se sugestão de arcabouço para o desenvolvimento de tipologias de análise socioespacial. Considera-se que se encontram disponíveis diversas técnicas computacionais que popularizam o emprego de variáveis passíveis de expressão espacial. No entanto, essas facilidades ressentem a falta de um aporte mais sociológico, ou humanístico.

Palavras-chave: Desigualdades socioespaciais. Saúde coletiva. Espaço geográfico. Ciências sociais e saúde.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Novas centralidades na perspectiva da relação centro - periferia  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
LOPES JUNIOR, Wilson Martins; SANTOS, Regina Celia Bega dos

Alterações na organização espacial das cidades expressam o surgimento de novas áreas com atividades comerciais, de serviços e também um fluxo que expressa á centralidade. Neste processo, ocorre a descontinuidade do território da cidade e a criação de novos espaços que representam a relação centro – periferia. A relação centro-periferia torna-se tema relevante no estudo de novas centralidades uma vez que a morfologia urbana é alterada diante da definição de novas centralidades e a formação de outras periferias. Deste modo a cidade através de seu tecido urbano apresenta uma dinâmica contraditória de concentração e descentralização dos espaços urbanos redefinindo a relação centro-periferia, que evidencia as novas centralidades. Portanto, a concentração e descentralização que ocorre no urbano refletem em nova dinâmica no espaço intra-urbano, apresentando novas centralidades atreladas às novas localizações de grupos – empresas de comércio e de serviços, favorecendo a fragmentação espacial. Finalmente tem-se a produção de espaços interiores na cidade com suas funções específicas como: produção, consumo, moradia, e outras que influem no valor destas áreas, de acordo com sua característica ou tipo de atividade. Assim, criam-se vários centros com funções distintas evidenciados primeiramente em metrópoles e grandes cidades e num segundo momento em cidades médias contrapondo-se a antiga cidade (pequena), com centro único.

Palavras-chave: Novas Centralidades. Centro – Periferia. Espaço Urbano.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Mudanças recentes no perfil da distribuição ocupacional da população brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
KON, Anita

Este estudo visou contribuir com subsídios para a análise das transformações recentes no perfil da estruturação do trabalhador brasileiro, segundo a segmentação setorial e em grupos específicos de ocupações, particularmente na década de 90. Foram examinadas inicialmente questões teóricas sobre as causas da segmentação do mercado de trabalho na atualidade. Em sequência, analisaram-se aspectos empíricos relacionados às mudanças estruturais da distribuição no mercado de trabalho em economias mundiais, procurando situar o Brasil neste contexto internacional. Para o Brasil, foram elaborados Índices de Estruturação Ocupacional e de Quocientes de Diferenciação Regional. Os resultados da análise mostram que, apesar de transformações ocupacionais significativas constatadas, as mudanças estruturais foram intra e não inter-regionais.

Palavras-chave: Trabalho. Ocupações. Setores. Regiões.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho

O Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como Instrumento de Inclusão Digital e Educação Ambiental) tem como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia focada em alunos para inclusão digital através do uso de Sistema de Informação Geográfica, em particular, nas aulas de Geografia. Este trabalho gerou, em digital ambiente, o meios de ensino e aprendizagem de assuntos relacionados à cartografia, tecnologia espacial, meio ambiente, por exemplo, temas como bacias hidrográficas, biomas e áreas naturais protegidas, foi desenvolvido para ser aplicado em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Os recursos das geotecnologias foram usados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia e do tema transversal Meio Ambiente. Um banco de dados geográficos com produtos de sensoriamento remoto e mapas, um conjunto de exercícios, um guia eletrônico, curiosidades sobre os biomas brasileiros e uma sessão de ajuda foram desenvolvidos. As atividades são ligadas ao SIG SPRING 5.0. O SPRING foi especialmente adaptado e customizado para a metodologia proposta, e denominado EDUSPRING (SPRING para a Educação). O EDUSPRING é de cerca de 70% menor que o SPRING original. O protótipo de ensino foi chamado GEOIDEA e está disponível em CD-ROM, tendo sido distribuído gratuitamente para escolas públicas. O projeto contou com a participação de professores do ensino básico no desenvolvimento do CD-ROM.

Palavras-Chave: Geotecnologias na Educação. Novas tecnologias na Geografia. Cartografia e Educação Ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A música como linguagem no espaço geográfico urbano Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
SCHROEDER, Hélio

O presente artigo é fruto do estudo sobre o uso da música como linguagem de ensino da Geografia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, em Guarapuava. Utilizando-se de diferentes atividades como entrevistas, trabalhos de campo, relatos e observação de lugares, bem como da linguagem poética das músicas, buscou-se refletir sobre a realidade vivida pelos alunos, articulando-a ao conhecimento geográfico. Assim, os alunos foram construindo o raciocínio geográfico para compreender a sua realidade. Após diversas leituras e análise, percebeu-se que a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia foi fundamental. Dentre elas, a música foi o recurso de apoio didático pedagógico muito enriquecedor, pois constitui expressões sonoras que podem contribuir na construção do saber de forma lúdica. Além do som, a letra pode contribuir para discussão de diferentes conceitos geográficos. Compreender como utilizar a música como instrumento de ensino para análise do espaço geográfico, especificamente, o espaço urbano, foi, portanto, o objetivo que conduziu e permitiu a realização deste trabalho.

Palavras-chave: Geografia. Espaço urbano. Música. Metodologia. Conhecimento geográfico.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo Geografia com auxílio das tecnologias de rede Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira

Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, realizada junto ao PPGEDU‐ UPF‐RS, defendido em setembro de 2010 na qual utilizou‐se as tecnologias de rede (TRs) como potencializadoras no processo de construção do conhecimento geográfico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola privada. Para tal contextualizou‐se a aprendizagem, a construção do conhecimento geográfico, bem como a utilização das tecnologias neste processos. Apresenta, também, a metodologia desenvolvida para o trabalho, por meio da qual constatou‐se maior integração entre o senso comum e os conceitos científicos, caracterizando assim, a aprendizagem significativa, possibilitando também maior autonomia e interatividade entre os envolvidos na atividade.

Palavras‐chave: Aprendizagem. Conhecimento. Tecnologias de rede. Geografia. Google Earth. Google Maps. You Tube. Google Docs.

Downloads 1918  1918  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Entre o Virtual e o Real: a transformação do espaço urbano através da EAD em Minas Gerais Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
PORTES, Raquel von Randow

O estudo pretende abordar as transformações no espaço urbano, particularmente em Minas Gerais, face as ações de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da criação de Polos de Educação a Distância da UFJF, distribuídos nas várias regiões do território mineiro, percebe-se a criação de uma nova dinâmica intra-urbana e regional. Uma nova organização social, possibilitada pelo uso das TIC, se materializa nos espaços urbanos e se legitima no espaço virtual. O enfoque deste trabalho incide sobre esta nova conformação do espaço e as repercussões geradas no mesmo, na atualidade, pelo surgimento de novas centralidades, caracterizadas pelos Polos de Educação.

Palavras-chave: Espaço Urbano. Educação a Distância. Minas Gerais. Geografia. Cidades.

Downloads 1034  1034  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trajetórias Iniciais: memória das sociedades indígenas no twitter Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MONARCHA, Hellen Maria Alonso

Este artigo apresenta e analisa as relações de poder em que estão envolvidas as trajetórias iniciais dos discursos que estão colocados em circulação no twitter a respeito das sociedades indígenas.

Palavras-chave: Sociedades Indígenas. Twitter. Discursos circulantes. Blogs. Cultura.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Uma geografia dos Yanomami Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
SOMAIN, René

Os Yanomami são um pouco menos de 30.000 (dos quais 14.000 no Brasil) e vivem em uma área de aproximadamente 192.000 quilômetros quadrados, em ambos os lados da fronteira Brasil-Venezuela, em áreas que vão desde ambiente de floresta amazônica de várzea – na bacia do Orinoco e do Amazonas – até regiões francamente montanhosas. Na década de 1990, do lado brasileiro, foram dizimadas por incursões de garimpeiros que levaram doenças graves – em especial a malária – a comunidades até então relativamente isoladas. A luta dos grupos indígenas, apoiada pelo lobby indigenista permitiu que na década de 2000 ganhassem o controle de um território que os torna imunes à expulsão e à perda de recursos econômicos e sociais associados: reconhecida e homologada em 1992, a Terra indígena Yanomami (TIY) abrange agora 96 650 km2 (aproximadamente a área de Portugal ou da Hungria). Recentemente a maneira de ver os Yanomami mudou, e este livro é a prova disso. O declínio das populações indígenas do Brasil era apresentado como inevitável, levando à desintegração destas sociedades. Porém, de acordo com François-Michel Le Tourneau, uma espécie de “revolução copernicana” aconteceu, “começamos a considerar a transformações sociais em curso nos grupos indígenas não como uma degeneração, mas como um processo de adaptação às novas circunstâncias, um fenômeno compartilhado por todas as culturas do mundo, dominante ou não: a partir daí, podemos considerar que os atuais Índios e não como relíquias de um passado misterioso, mas como nossos contemporâneos”.

Palavras-chave: Yanomami. Geografia. Cultura. Território.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Percepção ambiental e atividade turística no Parque Estadual do Guartelá - Tibagi-PR Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
PINHEIRO, Evandro da Silva

Este estudo analisa as interações e influências recíprocas entre o homem e o meio ambiente, geradas através da atividade turística. O Turismo tem se apropriado dos espaços, urbanos e rurais, nem sempre de forma planejada. Ao contrário, o imediatismo financeiro tem prevalecido na maioria dos casos, resultando em reações negativas ou entendimentos inapropriados quanto ao uso de áreas naturais para lazer, e em consequentes impactos negativos. O estudo leva em conta a percepção dos visitantes e sua compreensão sobre o espaço. Percepção entendida como um reflexo imediato da interação dos sentidos (visão, audição, olfato, tato) e dos valores pessoais (caráter, personalidade, cultura etc.). Compreensão, sobre sua conduta, sobre seu papel e reflexos na conservação do ambiente visitado. O objeto de análise foi o Parque Estadual do Guartelá (PEG), localizado no Município de Tibagi, Estado do Paraná. Apoiando-se em bases teórico metodológicas do campo de estudo da percepção geográfica, visa-se identificar/analisar/compreender e demonstrar como a percepção dos visitantes na área do PEG revela os processos subjetivos que perpassam a interação homem-ambiente. Os resultados são tratados como instrumentos nos planejamentos voltados às melhores práticas do turismo em áreas naturais, propondo-se estratégias e ações, voltadas a promover o envolvimento desses visitantes através de corretos procedimentos na recepção e orientação e adequadas estruturações.

Palavras-chave: Percepção ambiental. Interação. Conduta. Ambiente. Turismo. Áreas naturais.

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