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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A sociologia das finanças e a nova geografia do poder no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2008
Descrição:
GRÜN, Roberto

Os últimos anos assistiram ao desenvolvimento da sociologia das finanças, uma nova especialidade dentro da também nova (ou renovada) sociologia econômica. O objetivo do texto é apresentar alguns aspectos da nova área, algumas comparações sobre seu desenvolvimento no espaço de interlocução anglo-saxão com as peculiaridades do seu caminho francês, para depois tentar aplicar alguns desses insights na análise da cena social brasileira contemporânea. Especial atenção é dada à análise da criação simultânea de novos produtos financeiros e novos atores sociais dotados de agendas próprias, não só na esfera econômica, mas também na esfera mais geral de regulação da sociedade.

Palavras-chave: Governança corporativa. Sociologia das finanças. Fundos de pensão. Sociologia econômica. Cultura econômica.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ZANATTA, Beatriz Aparecida

O artigo é uma contribuição para o entendimento da história da prática pedagógica da geografia escolar. Busca subsidiar a formação de professores com elementos que permitam a compreensão das concepções pedagógicas que, a partir do século XIX, passaram a nortear a prática de ensino de geografia. O principal objetivo é apresentar uma reflexão a respeito das contribuições de Pestalozzi acerca da metodologia de ensino de geografia, assim como, da repercussão dessas ideias no ensino da geografia brasileira. A conclusão aponta para o entendimento de que muitas das ideias e princípios pestalozzianos encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Metodologia de ensino. Método intuitivo.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educaç Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
ELALI, Gleice Azambuja

Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação infantil. Ambiente escolar. Natureza. Relações criança-ambiente. Psicologia ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribe Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
ALVES, Humberto Prates da Fonseca

Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira: discussão dos resultados de uma análise integrada de dados censitários e de sensoriamento remoto, através de um sistema de informação geográfica.

Neste trabalho, vamos apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados da minha tese de doutorado intitulada “Análise dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira através da integração de dados censitários e desensoriamento remoto”, recém apresentada ao IFCH-Unicamp. As duas perguntas gerais que a tese procurou responder foram: 1) Qual o papel dos fatores demográficos e socioeconômicos nos processos de mudanças na cobertura da terra, ocorridos na região do Vale do Ribeira, na década de 1990? 2) Qual o papel das unidades de conservação, da topografia e da infraestrutura viária e urbana nos referidos processosde mudanças na cobertura da terra? A metodologia geral, que utilizamos para a análise empírica dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira, foi a integração de dados censitários e de sensoriamento remoto (imagens de satélite), ao nível dos setores censitários, através de um sistema de informação geográfica (SIG).

Palavras-chave: 1. Desmatamento; 2. Mata Atlântica - Aspectos ambientais; 3.Sensoriamento remoto - Aspectos ambientais; 4. Sistemas de informação Geográfica.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O Paraná na história da mineração no Brasil do século XVII Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
LICCARDO, Antonio; SOBANSKI II, Arnoldo; CHODUR, Nelson Luiz

Enquanto na América Espanhola os conquistadores já encontraram ouro quando chegaram, no Brasil os minérios não foram encontrados imediatamente. Os primeiros registros, em torno de 1570, apontam a região de Paranaguá, Guaraqueçaba e Cananéia, na capitania de São Vicente, como as primeiras minas cartografadas no novo território português. Até a descoberta dos garimpos de Vila Rica em Minas Gerais, em torno de 1680, a produção de ouro, que nunca chegou a ser grande, foi totalmente concentrada na Capitania de São Vicente, no território que hoje é o Paraná. Muitas vilas e cidades devem sua fundação aos eventos de mineração dessa época. Com o início do ciclo do ouro em Minas Gerais, uma forte migração aconteceu, deslocando grandes contingentes da população e relegando a região do Paraná ao abandono. Apesar das graves consequências sociais e econômicas dessa mudança, é possível traçar a relevância da atividade mineradora para o Paraná durante o século XVII. A presença dos garimpeiros como catalisadores de povoamento e domínio territorial é ressaltada. Além disso, sua capacidade de prospecção de minérios abriu caminho para futuras minerações sistemáticas. A experiência de aprendizagem de quase um século fez do Paraná uma espécie de protótipo para que se desenvolvesse a tecnologia necessária a se aplicar em outras regiões.

Palavras-chave: História da mineração. Paraná. Garimpos. Ouro. Povoamento. Região.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo

Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli; CARVALHO, Maria Celina Pereira de

O presente artigo trata das novas definições sobre comunidades de quilombo, elaboradas a partir da necessidade de reconhecimento oficial destas para que lhes seja assegurado o direito constitucional de propriedade sobre suas terras. Discute-se aqui o abandono de uma visão cristalizada pela historiografia clássica baseada no isolamento dos quilombos, bem como de sua formação única por meio das fugas, em prol de um conceito ampliado que alça o território e a identidade - especialmente ligados à resistência - à condição de elementos fundamentais na determinação destes agrupamentos sociais denominados remanescentes de quilombo.

Palavras-chave: Remanescentes de quilombo. Identidade. Território. Resistência.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Estado do Paraná: uma experiência d Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro; BATISTA, Daniela Biondi

No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar tanto no corpo docente, quanto no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do Ensino Fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba. Para analisar a eficácia das atividades, os estudantes responderam a testes antes e depois do processo educativo que mediram mudanças obtidas com relação ao incremento de conhecimento, postura e valorização do papagaio-da-cara-roxa e de seu ambiente. Os resultados indicaram que a utilização do exemplo de uma espécie, ameaçada de extinção e que ocorre próximo às comunidades envolvidas no processo de conservação, serviu de base para a associação do tema específico para com uma realidade ambiental mais ampla e contextualizada localmente.

Palavras-chave: Conservação da natureza. Espécie-bandeira. Paranaguá e Guaraqueçaba.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset

O autor aborda a capacidade humana de realizar inúmeras atividades e ações que possuem várias dimensões pedagógicas, destacando a importância da Geografia ser auxiliada pela arte de fotografar, nos indicando maneiras pelas quais podemos olhar a paisagem e levar o aluno a desbravar o mundo além da sala de aula. Nessa atividade vários aspectos são abordados sendo destacados um processo de percepção onde a cena é definida em função do um ponto de vista de onde é observada e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, pelo qual os indivíduos a partir de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo.

Palavras-chave: Geografia. Fotografia. Percepção. Experiências. Sociais. Cognição.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A importância da utilização de jogos aplicados ao ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
VERRI, Juliana B.

Este trabalho tem como objetivo analisar e traçar melhorias relativas ao ensino de Geografia, tendo em vista a compreensão e aprendizado dos alunos, de modo que esse aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Foi neste sentido que surgiu o interesse de avaliar e propor jogos para a sala de aula no ensino de Geografia. A aplicação de jogos tende a tornar o ensino de Geografia mais eficiente contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador.

Palavras–Chave: Jogos. Ensino. Geografia. Aprendizagem.

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