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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Tutorial sobre o uso de Geotecnologias no estudo de Bacias Hidrográficas na Educação Básica Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti; MELLO, Eliana Maria Kalil; LIMAL, Suely Franco Siqueira

O uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramenta para estudo de bacias hidrográficas, trazem a possibilidade de análise temporal e visão espacial da problemática ambiental dessas bacias. Neste contexto, desenvolveu-se um tutorial com o objetivo de orientar professores da educação básica na utilização de geotecnologias, para levantamento e análise de informações que evidenciem a degradação das bacias hidrográficas pelo homem, contribuindo com a educação ambiental. O tutorial possibilita gerar banco de dados, carta-imagem, mapa cadastral, mapa temático e fazer análise temporal, propiciando aos educadores e seus alunos a construção de conhecimentos e habilidades que contribuem para a conservação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, ele permite ao educador tornar-se independente na utilização de geotecnologias em outros conteúdos programáticos e ou projetos interdisciplinares de educação ambiental. O material foi testado e avaliado durante o 7° EATUS (Encontro dos ATUS - Atendimento aos Usuários), oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a funcionários dessa seção. Os resultados desta avaliação serão incorporados à nova versão do tutorial. Este tutorial será utilizado em 2007 pela Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, no treinamento para professores do ensino básico, com o objetivo de implementar o uso da geotecnologia na educação pública, buscando gerar mudanças de atitudes em educadores e educandos, contribuindo, assim, na formação de pessoas conscientes e preparadas para exercer sua cidadania.

Palavras-chave: Educação. Meio ambiente. Bacias hidrográficas. Geotecnologias. Tutorial. Mapas.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Sensoriamento Remoto e o ensino da Geografia - Novos desafios e metas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Vânia Maria Salomon Guaycuru de ; CRUZ, Carla Bernadete Madureira ; ROCHA, Elizabeth Maria Feitosa

Este trabalho quer propor a introdução dos produtos de sensoriamento remoto nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil. Para tanto, é necessário a produção de trabalhos e publicações, dirigidas especificamente para esses segmentos, em uma linguagem acessível e compatível que atenda as expectativas de professores e alunos. Assim como a organização de materiais didáticos interessantes, de maneira a ampliar o universo do conhecimento desta tecnologia e também o de imprimir a estes níveis de ensino um incremento de qualidade, com o objetivo de tornar mais dinâmicas as práticas de ensino e mais compatíveis com as necessidades da sociedade atual.

Palavras-chave: Escalas. Geografia. Sensoriamento remoto. Mediação. Percepção. Material didático.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Mangue, homens e caranguejos em Josué de Castro: significados e ressonâncias Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
VITTE, Antonio Carlos e SILVEIRA, Roberison Wittgenstein Dias da

Discute a formação dos conceitos de natureza, espaço e morfologia na obra de Alexander von Humboldt e seus impactos na formação da geografia física moderna. Influenciado pelas reflexões de Kant, em Crítica do juízo e pelos trabalhos de Goethe e Schelling, Humboldt desenvolveu nova interpretação e representação para a natureza na superfície da Terra, em que o conceito de espacialidade é fundamental para a explicação dos fenômenos da natureza. A geografia física moderna estrutura-se a partir de complexo cruzamento de influências estéticas e instrumentais desenvolvidas por Humboldt, nas quais o princípio da conexão é importante para a invenção artística e científica do conceito de paisagem geográfica.

Palavras-chave: Alexander Von Humboldt (1769-1859). Filosofia kantiana. Goethe. Morfologia. Geografia física.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!SIG na educação: uma busca por relações educacionais de base rizomática Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
JESUS, J. A.

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um Sistemas de Informações Geográficas para uso educacional. Dessa forma, objetiva contribuir tanto para a disseminação dos SIG’s na educação, bem como, ampliar discussões em torno da importância de uma educação de base rizomática na contemporaneidade.

Palavras-chave: Sistemas de informações geográficas. Educação. Novas tecnologias. Google Earth. Geografia.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho

Esta pesquisa se insere neste contexto pretendendo obter, a partir de um teste na área de Geografia, indicadores tanto do desempenho como da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Espera-se que ela forneça subsídios para opções educacionais, inclusive criando condições efetivas para a adaptação regional do ensino já que o banco de dados utilizado, constituído de material digital, pode ser facilmente adaptado às diversas realidades nacionais. O objetivo principal é avaliar, com alunos e professores, a introdução do ensino informatizado de Geografia no nível médio de escolas da rede pública por meio de testes práticos com um protótipo gerado para esta avaliação. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para futuras adaptações das diretrizes educacionais ora vigentes. Em particular, é abordado o ensino por intermédio de geotecnologias em ambiente de rede, que envolve noções de Cartografia, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, visando o estudo do espaço geográfico e suas transformações.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. Geotecnologias. Cartografia. Sensoriamento remoto. SIG. Espaço geográfico.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia na sala de aula: Informática, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográfica  Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SAUSEN, Tania Maria; MACHADO, Clairton Batista

Este trabalho é um tutorial, que usa computador, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, recursos a serem aplicados como subsídio para o ensino de Geografia no ensino fundamental e médio. Esses recursos tornam possível a observação ea análise de áreas geográficas por estes estudantes de várias maneiras, como a representação da paisagem e da influência do homem sobre ela. Foi utilizado o software Spring 4.0 - Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, desenvolvido pelo INPE em 2003, para a criação de um banco de dados nomeado como "Geografia" contendo os seguintes projetos: "Brasil", "Rio Grande do Sul" e "Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí". Cada um deles se aproxima do seguintes aspectos: localização, extensão territorial, divisão política, hidrografia e ambientais impactos.

Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Informática. SIG. Espaço geográfico.

Downloads 849  849  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSM  Site 
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geotecnologias na aprendizagem da Geografia: alternativas para inclusão digital Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
LOBÃO, Jocimara Souza Britto; CHAVES, Joselisa Maria

A invenção da escrita foi uma das primeiras formas de exclusão social, pois eram poucos os que tinham acesso a esse conhecimento. A escrita, ou melhor, a alfabetização ainda é uma forma de exclusão em meio a tantas outras. Assim, quanto mais se avança em termos de tecnologia mais difícil fica o acesso da grande massa de excluídos. Desta forma, integrar os alunos de escolas públicas à novas tecnologias é sem duvida um salto para atingir esse objetivo. Ou seja, oportunizar que os alunos de escolas públicas entrem em contato com o mais importante aparato tecnológico atual - a informática, com a finalidade de dinamizar a aprendizagem da Geografia. E por meio do domínio dessas novas tecnologias, possibilitar sua inclusão digital. No mundo atual, onde a ciência e a tecnologia dominam todos os espaços, sejam eles físicos, sociais ou mesmo virtuais, a educação não poderia ficar fora desse contexto. O projeto consistiu na utilização de novas tecnologias – computadores, internet, software, conceitos básicos de Sistemas de Informações georeferenciadas (SIG) e sensoriamento remoto para a pesquisa e organização de dados pertinentes a um tema proposto, trabalhados com alunos da UEFS, professores e alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Odorico Tavares.

Palavras-chave: Geografia. Inclusão digital. Alfabetização. Tecnologias. Educação. SIG. Sensoriamento remoto.

Downloads 815  815  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www2.uefs.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Metodologia para utilização de câmaras de vídeo em mapeamento florestal Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
WATZLAWICKL, Luciano Farinha ; MADRUGA, Pedro Roberto de Azambuja; PEREIRA, Rudiney Soares

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento metodológico de um sistema imageador, utilizando câmaras de vídeo convencionais e filtros espectrais (verde, vermelho e infravermelho próximo) como sensor não-convencional. Esse sensor possui como finalidade realizar mapeamento de áreas florestais. Para tal finalidade, foi realizado um estudo do espectro de cada filtro utilizado bem como o comportamento por ele apresentado nos diversos tipos de alvos. Como resultados, salienta-se a importância da obtenção das imagens quase que em tempo real, custos operacionais baixos, praticidade e operacionalidade do sistema bem como a agilidade de obtenção das imagens, e como desvantagem apresenta o comportamento espectral dos filtros utilizados se sobreporem e a baixa resolução espacial das câmaras VHS, aspectos esses que podem ser solucionados utilizando-se outros tipos de filtros nos mais diversos comprimentos de onda, e a utilização de câmaras S-VHS.

Palavras-chave: Mapeamento. Videografia. Sensoriamento Remoto.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O início do processo de industrialização em Uberlândia: Um análise das primeiras indústrias até o Es Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MESQUITA, Fernando Campos e ANDREOZZI, Sylvio Luiz

O início do processo de industrialização em Uberlândia representa um ponto fundamental para a compreensão de como essa cidade se desenvolveu economicamente. Nesse sentido, periodizamos a abordagem da vinda das primeiras indústrias até o Estado Novo, momento ao qual representa um dos pontos mais importantes para o crescimento industrial dessa cidade. A localização de Uberlândia no interior do território brasileiro tornou difícil a essa cidade participar ativamente desse processo como centro industrial importante antes da segunda metade do século XX, quando o país entraria na fase de incentivo com o capital estrangeiro e desconcentração na localização das indústrias. No entanto, a indústria e a organização do espaço presentes na formação dessa cidade foram um dos fatores mais importantes para a cidade garantir um centro de atratividade para a indústria, bem como uma das mais importantes cidades industrializadas no interior do território nacional.

Palavras-Chave: História da indústria. Desenvolvimento econômico. Uberlândia. Estado novo. Cidade. Localização.




Downloads 802  802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.observatorium.ig.ufu.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de

O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.

Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.

Downloads 797  797  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ich.pucminas.br
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