Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho
Esta pesquisa se insere neste contexto pretendendo obter, a partir de um teste na área de Geografia, indicadores tanto do desempenho como da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Espera-se que ela forneça subsídios para opções educacionais, inclusive criando condições efetivas para a adaptação regional do ensino já que o banco de dados utilizado, constituído de material digital, pode ser facilmente adaptado às diversas realidades nacionais. O objetivo principal é avaliar, com alunos e professores, a introdução do ensino informatizado de Geografia no nível médio de escolas da rede pública por meio de testes práticos com um protótipo gerado para esta avaliação. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para futuras adaptações das diretrizes educacionais ora vigentes. Em particular, é abordado o ensino por intermédio de geotecnologias em ambiente de rede, que envolve noções de Cartografia, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, visando o estudo do espaço geográfico e suas transformações.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. Geotecnologias. Cartografia. Sensoriamento remoto. SIG. Espaço geográfico.
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Categoria: Geografia Artigos |
A Geografia na sala de aula: Informática, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográfica  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SAUSEN, Tania Maria; MACHADO, Clairton Batista
Este trabalho é um tutorial, que usa computador, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, recursos a serem aplicados como subsídio para o ensino de Geografia no ensino fundamental e médio. Esses recursos tornam possível a observação ea análise de áreas geográficas por estes estudantes de várias maneiras, como a representação da paisagem e da influência do homem sobre ela. Foi utilizado o software Spring 4.0 - Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, desenvolvido pelo INPE em 2003, para a criação de um banco de dados nomeado como "Geografia" contendo os seguintes projetos: "Brasil", "Rio Grande do Sul" e "Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí". Cada um deles se aproxima do seguintes aspectos: localização, extensão territorial, divisão política, hidrografia e ambientais impactos.
Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Informática. SIG. Espaço geográfico.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias na aprendizagem da Geografia: alternativas para inclusão digital  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
LOBÃO, Jocimara Souza Britto; CHAVES, Joselisa Maria
A invenção da escrita foi uma das primeiras formas de exclusão social, pois eram poucos os que tinham acesso a esse conhecimento. A escrita, ou melhor, a alfabetização ainda é uma forma de exclusão em meio a tantas outras. Assim, quanto mais se avança em termos de tecnologia mais difícil fica o acesso da grande massa de excluídos. Desta forma, integrar os alunos de escolas públicas à novas tecnologias é sem duvida um salto para atingir esse objetivo. Ou seja, oportunizar que os alunos de escolas públicas entrem em contato com o mais importante aparato tecnológico atual - a informática, com a finalidade de dinamizar a aprendizagem da Geografia. E por meio do domínio dessas novas tecnologias, possibilitar sua inclusão digital. No mundo atual, onde a ciência e a tecnologia dominam todos os espaços, sejam eles físicos, sociais ou mesmo virtuais, a educação não poderia ficar fora desse contexto. O projeto consistiu na utilização de novas tecnologias – computadores, internet, software, conceitos básicos de Sistemas de Informações georeferenciadas (SIG) e sensoriamento remoto para a pesquisa e organização de dados pertinentes a um tema proposto, trabalhados com alunos da UEFS, professores e alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Odorico Tavares.
Palavras-chave: Geografia. Inclusão digital. Alfabetização. Tecnologias. Educação. SIG. Sensoriamento remoto.
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Categoria: Geografia Artigos |
Metodologia para utilização de câmaras de vídeo em mapeamento florestal  |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
WATZLAWICKL, Luciano Farinha ; MADRUGA, Pedro Roberto de Azambuja; PEREIRA, Rudiney Soares O presente trabalho apresenta o desenvolvimento metodológico de um sistema imageador, utilizando câmaras de vídeo convencionais e filtros espectrais (verde, vermelho e infravermelho próximo) como sensor não-convencional. Esse sensor possui como finalidade realizar mapeamento de áreas florestais. Para tal finalidade, foi realizado um estudo do espectro de cada filtro utilizado bem como o comportamento por ele apresentado nos diversos tipos de alvos. Como resultados, salienta-se a importância da obtenção das imagens quase que em tempo real, custos operacionais baixos, praticidade e operacionalidade do sistema bem como a agilidade de obtenção das imagens, e como desvantagem apresenta o comportamento espectral dos filtros utilizados se sobreporem e a baixa resolução espacial das câmaras VHS, aspectos esses que podem ser solucionados utilizando-se outros tipos de filtros nos mais diversos comprimentos de onda, e a utilização de câmaras S-VHS.
Palavras-chave: Mapeamento. Videografia. Sensoriamento Remoto.
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Categoria: Geografia Artigos |
Interação de fatores biofísicos e antrópicos com a diversidade florística na indicação de áreas para  |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
COSTA, Thomaz Correa e Castro; ACCIOLY, Luciano José de Oliveira; OLIVEIRA, Luciana Mara Temponi; OLIVEIRA, Maria Aparecida José de; GUIMARÃES, Daniel Pereira A diversidade florística da caatinga foi relacionada com fatores biofísicos e antrópicos para indicação de áreas para conservação. Utilizou-se a análise multicritério para indicar regiões favoráveis à maior diversidade, por meio de fatores biofísicos, e regiões com menor pressão antrópica, a partir de variáveis socioeconômicas extraídas do censo agropecuário. Os resultados foram comparados com inventários florísticos, fitossociológicos e de biomassa, no qual alguns fatores apresentaram relações significativas com a diversidade florística da caatinga. As áreas indicadas por estes fatores foram analisadas conjuntamente com fatores antrópicos, indicando-se áreas potenciais para conservação no Bioma Caatinga.
Palavras-chave: Biodiversidade. Suporte à decisão. Desertificação. Unidade de conservação.
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