Categoria: Geografia Artigos |
A utilização de produtos do sensoriamento remoto no ensino de Geografia: um relato de experiência  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SPRINGERL,Kalina Salaib; SOARESL, Edimara Gonçalves; RAKSSA, Marcelo Luis O dinamismo da sociedade interfere em várias áreas do conhecimento, tornando-se necessário um repensar sobre as práticas teórico-metodológicas no ensino geográfico, que tem como propósito relacionar e compreender as diversas esferas da sociedade com a paisagem natural. Nessa perspectiva, a utilização de produtos do sensoriamento remoto como as fotografias horizontais (obtidas junto a superfície), fotografias aéreas e imagens de satélite no ensino da Geografia visam a construção de uma alternativa no intuito de incluir e articular as informações de cunho geográfico com a escola. Bem como outros referentes da sociedade que podem e devem serem vinculados a geografia, pois a tradicional memorização tanto dos elementos físicos quanto dos artificiais numa lógica sequencial e padronizada necessita ser substituída por um caminho de investigações e construções de saberes que contextualizem realidades próximas e distantes. O interesse em abordar alguns produtos do sensoriamento remoto já mencionados, é por entender que as imagens despertam e estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a construção de um novo olhar geográfico e uma releitura da paisagem geográfica presenciada por eles no dia a dia.
Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Fotografias. Paisagem. Sociedade.
|
877 0 bytes http://www.inpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Breve síntese geológica e geomorfológica da área do Parque Estadual do Guartelá no Estado do Paraná  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RETZLAF,Jully Gabriela; STIPP, Nilza Ap. Freres; ARCHELA,Edison
O Parque Estadual do Guartelá ocorre em meio aos depósitos paleozóicos pertencentes à Bacia Sedimentar do Paraná. O material aflorante, na área em estudo, pertence ao Grupo Paraná, sendo composto por sedimentos devonianos da Formação Furnas (Devoniano inferior). A região do canyon Guartelá está inserida totalmente no Segundo Planalto Paranaense, em zona de paisagem suavemente ondulada, constituída por sedimentos paleozóicos do período Devoniano, Carbonífero e Permiano. O segundo planalto declina suavemente como encosta para W, SW e NW até o limite com o terceiro planalto, alcançando altitudes em torno de 1.000 metros, na borda do Escarpamento Furnas, e cotas entre 740 e 800 metros na cuesta Serra Geral; e mais ao norte, entre os rios Laranjinha e Itararé, altitudes entre 350 e 560 metros. O parque está inserido na porção leste do Segundo Planalto Paranaense, no reverso do escarpamento, caracterizado por relevo de cuesta, formada por erosão diferencial. O Escarpamento Estrutural Furnas é caracterizado por imponente ressalto topográfico que se estende por cerca de 260 km, entre os estados de São Paulo e Paraná, apresentando amplitudes entre 100 e 200 metros, com altitudes médias em torno de 1.100 a 1.200 metros. A origem e evolução do escarpamento estão associadas a um conjunto de processos geodinâmicos ocorridos no sul e sudeste do Brasil com início na ruptura da Gondwana (180 a 170 M.a.), seguidos de processos de magmatismo básico continental (140 a 130 M.a.) e deriva continental acompanhada de soerguimento marginal.
Palavras-chave: Parque Estadual do Guartelá. Bacia Sedimentar do Paraná. Grupo Paraná. Formação Furnas.
|
876 0 bytes UEL http://www.uel.br/revistas |
Categoria: Geografia Artigos |
Geonimia e cartografia da pesquisa histórica ao geoprocessamento  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MENEZES, Paulo Márcio Leal de; Cláudio João Barreto dos Santos
Os nomes geográficos singularizam lugares, identificando-os e claramente mostra que são os testemunhos históricos do Povoamento, descobrimento, conhecimento, presença, permanência entre outros, sobre e do espaço geográfico. Através deles é marcada a passagem de gerações, raças, povos e grupos linguísticos, na sucessão da ocupação de um território. Existe uma dinâmica clara na denominação dos lugares através das injunções políticas, econômicas, ou outras quaisquer, fazendo-os evoluir, transformar ou corromper-se, tornando-os capazes de revelar tendências sociais, religiosas, políticas, entre outras. Este trabalho se propõe a mostrar os principais conceitos teóricos sobre nomes geográficos, bem como sua importância para a pesquisa histórica-geográfica-cartográfica. Também será apresentada como é possível a inserção do Geoprocessamento e Gestão Territorial, trabalhando com uma base de dados abordando o aspecto toponímico.
Palavras-chave: Nomes geográficos. Aspecto toponímico.
|
830 0 bytes http://www.uel.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Tutorial sobre o uso de Geotecnologias no estudo de Bacias Hidrográficas na Educação Básica  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti; MELLO, Eliana Maria Kalil; LIMAL, Suely Franco Siqueira
O uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramenta para estudo de bacias hidrográficas, trazem a possibilidade de análise temporal e visão espacial da problemática ambiental dessas bacias. Neste contexto, desenvolveu-se um tutorial com o objetivo de orientar professores da educação básica na utilização de geotecnologias, para levantamento e análise de informações que evidenciem a degradação das bacias hidrográficas pelo homem, contribuindo com a educação ambiental. O tutorial possibilita gerar banco de dados, carta-imagem, mapa cadastral, mapa temático e fazer análise temporal, propiciando aos educadores e seus alunos a construção de conhecimentos e habilidades que contribuem para a conservação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, ele permite ao educador tornar-se independente na utilização de geotecnologias em outros conteúdos programáticos e ou projetos interdisciplinares de educação ambiental. O material foi testado e avaliado durante o 7° EATUS (Encontro dos ATUS - Atendimento aos Usuários), oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a funcionários dessa seção. Os resultados desta avaliação serão incorporados à nova versão do tutorial. Este tutorial será utilizado em 2007 pela Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, no treinamento para professores do ensino básico, com o objetivo de implementar o uso da geotecnologia na educação pública, buscando gerar mudanças de atitudes em educadores e educandos, contribuindo, assim, na formação de pessoas conscientes e preparadas para exercer sua cidadania.
Palavras-chave: Educação. Meio ambiente. Bacias hidrográficas. Geotecnologias. Tutorial. Mapas.
|
824 0 bytes http://marte.dpi.inpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Planejamento estratégico, estatuto da cidade e plano diretor: métodos e instrumentos de organização  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FARIA, Aloisio Nunes de; FARIA, Eliane Rocha de; FARIA, Leonardo Rocha de
Análise da aplicação do denominado “planejamento estratégico”, considerando a visão globalizada na qual inserem-se as cidades contemporâneas, destacando-se a necessidade de desenvolvimento das cidades sob o enfoque da dinâmica global. Abordagem da importância dos Planos Diretores como instrumentos importantes na consecução do ordenamento urbano, na regulação de uso do solo, de modo a conferir ao cidadão melhor qualidade de vida e propiciar a ocupação do território de forma mais igualitária e justa. Exposição dos dispositivos legais trazidos pela Lei n. 10.257/01 – o denominado Estatuto da Cidade, que veio reforçar o direito às cidades sustentáveis, propondo a adoção de instrumentos legais para a sua gestão, observando-se os seus aspectos sociais, ambientais e urbanísticos.
Palavras-chave: Território. Organização. Planejamento estratégico. Cidades. Estatuto da cidade. Plano diretor. Uso do solo. Urbano. Meio ambiente. Gestão.
|
813 0 bytes http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br |
|