Categoria: Física Artigos |
A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de  |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SUZA, Célia Maria Soares Gomes de
Neste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados "Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar deficiências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.
Palavras-chave: diagramas conceituais, aprendizagem significativa, ensino de física.
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547 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática  |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da
A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.
Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.
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572 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf |
Categoria: Física Artigos |
A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física  |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.
Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.
Palavras-chave: Termodinâmica, História da Ciência, Ensino Médio.
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1007 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/130 |
Categoria: Física Artigos |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d  |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.
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665 0 bytes Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N. http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial  |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MENON, M.J.
Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.
Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.
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655 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf |
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