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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A órbita da Lua vista do Sol Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AGUIAR, C.E.; BARONI, D.; FARINA, C.

O movimento da Lua tem aspectos pouco intuitivos quando observado de um referencial fixo no Sol. Existem muitas concepções errôneas sobre esse movimento, encontradas em vários textos de referência e aceitas pela maioria das pessoas como parte do senso comum. Neste trabalho nós discutimos porque as noções usuais sobre a trajetória da Lua em torno do Sol estão erradas, e apresentamos uma descrição simples da geometria da órbita lunar. As órbitas dos demais satélites planetários do sistema solar também são analisadas.

Palavras-chave: ensino de física, movimento orbital, concepções intuitivas.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=31&num=4
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Corrida de vetores: vacina contra o raciocínio aristotélico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Paulo Murilo Castro de

Corrida de vetores é uma antiga brincadeira com papel quadriculado e canetas coloridas que simula uma corrida de automóveis. Dois ou mais participantes correm em uma pista desenhada no papel, cada um identificado pela cor de sua caneta. CUIDADO: pode tornar-se um vício!

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SUZA, Célia Maria Soares Gomes de

Neste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados "Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar deficiências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.

Palavras-chave: diagramas conceituais, aprendizagem significativa, ensino de física.

Downloads 476  476  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Entrevista com o conde Rumford: da teoria do calórico ao calor como uma forma de movimento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Neste trabalho são apresentadas a história e a obra do conde Rumford na forma de uma entrevista construída. O objetivo central é mostrar a complexidade da teoria do calórico e o papel desempenhado por Rumford para superá-la. Algumas digressões filosóficas resgatam pontos nevrálgicos da ligação entre a história da ciência e a pedagogia da mesma.

Downloads 601  601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a02.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da

A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.

Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.

Downloads 517  517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Física e música em consonância Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GOTO, Mario

São examinadas as condições físicas e matemáticas da consonância das ondas sonoras, estabelecendo-se uma relação entre suas frequências fundamentais. Mostra-se que é independente de fases e amplitudes relativas além de ser valida para todas as suas componentes harmônicas, concluindo-se que esta relação de consonância assim definida depende apenas das frequências fundamentais. Por fim, examina-se como esta relação se manifesta na estrutura da escala musical.

Palavras-chave: física e século, relação de consonância, escala musical.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.

Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.

Palavras-chave: Termodinâmica, História da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 944  944  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N  Site http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/130
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino

Neste trabalho buscamos investigar, a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas publicados em periódicos nacionais da área de Ensino de Física, as dificuldades apontadas por professores e/ou pesquisadores para o uso da experimentação no ensino de Física. Os resultados obtidos indicam que os principais obstáculos são: falta ou carência de pesquisa sobre o que os alunos realmente aprendem por meio de experimentos, despreparo do professor para trabalhar com atividades experimentais e condições de trabalho.

Palavras-chave: Relação pesquisa-prática, Ensino de Física, Ensino Experimental.

Downloads 860  860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a4.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MENON, M.J.

Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.

Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf
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