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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Instrumento Pedagógico para Situações de Controvérsia e Conflito Cognitivo Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.

Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das ideias dos estudantes durante a sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento dos conceitos dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et al. (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo vídeo-gravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. Mapas conceituais e diagrama adi como instrumentos de apoio ao ensino dos conceitos de calor e temperatura comtemplando uma visão integradora.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física vol. 20, no  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
Este texto busca mostrar o trabalho desenvolvido no LaPEF (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física), no qual professores do ensino fundamental e médio que vêm trabalhando conosco no contexto dos projetos Fapesp/Escola Pública, pesquisadores que fazem seus mestrados e doutorados e professores da Faculdade de Educação da USP desenvolvem pesquisas no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos, isto é, sobre formação de professores. Essas três modalidades de pesquisa foram se desenvolvendo a partir da seguinte questão: como o ensino que planejamos, com os pressupostos teóricos que escolhemos, baseados em resultados de pesquisas que já realizamos, estão modificando os alunos? Os problemas que dão origem às pesquisas no ensino são percebidos pelos professores durante as aulas nas escolas públicas e depois são debatidos e transformados em questões de investigação, por esse mesmo grupo, em discussões coletivas no LaPEF. As pesquisas sobre o ensino estão sendo elaboradas por mestrandos e doutorandos a fim de verificar algumas variáveis importantes para o desenvolvimento desse ensino. A diferença fundamental entre esses dois tipos de pesquisas não está em quem a faz, mas nos objetivos que pretendem alcançar. As pesquisas sobre a reflexão dos professores sobre o ensino abordam a problemática da formação continuada dos professores.

Esse artigo pretende enfocar como esses três níveis de investigações se inter-relacionam, quais as semelhanças e diferenças entre eles, descrevendo principalmente os objetivos de cada um dos grupos e como esses definem diferentes problemas com distintas estruturas de coleta e análise de dados.

Palavras-chave: Pesquisa no ensino e sobre o ensino. Pesquisa na formação de professores, Interação universidade/escola pública.

Downloads 589  589  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.2, p. 57-6  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Segunda Lei da Termodinâmica: um estudo de seu entendimento por professores do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CASTRO, Reginaldo; FERRACIOLI, Laércio

A Segunda Lei da Termodinâmica está intrinsecamente relacionada a fenômenos do cotidiano tais como um gás em expansão, a geração de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre. No entanto, como mostra a literatura, alunos e professores nem sempre têm o real entendimento desta relação. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar como a Segunda Lei da Termodinâmica é entendida por professores de Ensino Médio, uma vez que estes são os responsáveis pelo ensino deste tópico e a maneira de entenderem essa lei reflete diretamente na maneira de ensiná-la. O estudo foi realizado por professores participantes do programa Pró-Ciências/ES durante o segundo semestre de 2001. Dessa forma, este Trabalho inicialmente apresentará, a descrição de algumas ideias sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, uma breve revisão de literatura sobre este tema, seguido do relato do estudo realizado.

Downloads 1106  1106  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EP  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Física nas Transmissões Esportivas Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre.

Este trabalho analisa algumas das muitas distorções conceituais em Física apresentadas por narradores e comentaristas esportivos em suas transmissões no rádio e na TV. A análise de tais distorções permite construir um panorama que parece caracterizar um certo tipo de Física alternativa usada comumente nas transmissões esportivas. Tal panorama revela o frequente uso inadequado de conceitos físicos e a crença em certos preceitos que substituem as leis de Newton e os princípios de conservação.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi Popular Versão: 2010
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.

ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.

Downloads 1598  1598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1  Site http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku-zuki Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANTIAGO, Rosana B.; MARTINS, José Carlos

No intuito de apresentar propostas alternativas a abordagens metodológicas para o ensino de física, nesse artigo propomos trabalhar com a interdisciplinaridade da física dos esportes. Desenvolvemos um modelo físico para calcular o valor da força final que atinge o alvo quando o golpe do karatê chamado Gyaku-zuki é aplicado. Este golpe usa o quadril, o braço e punho, resultando num movimento parecido com um soco.

Downloads 649  649  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a06.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise das ideias dos alunos sobre hidrostática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara

Este trabalho apresenta a análise das ideias de futuros professores de ciências quanto a temática de hidrostática, em específico sobre o processo de funcionamento de um sifão. As ideias foram coletadas a partir da aplicação de duas perguntas elaboradas com o intuito de caracterizá-las para posterior análise. Esta análise aponta para a existência de algumas concepções distintas sobre o tema. São apontados também obstáculos associados a estas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a05.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática no Ensino de Física: recursos didático-pedagógicos Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito

Nosso objetivo é pontuar alguns recursos didático-pedagógicos comumente utilizados na modelagem matemática no contexto do ensino de Física. Para isso, fizemos pesquisa bibliográfica em sites de revistas eletrônicas e em anais de congressos sobre o tema. O resultado mostrou que o processo de modelagem matemática aplicado ao ensino de Física vem sendo realizado predominantemente fazendo uso de três recursos didático-pedagógicos: por meio de problemas contextualizados, por meio de simulação computacional e por meio de experimentação.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Física. Recursos didático-pedagógicos.

Downloads 3416  3416  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Encontro Paranaense de Educação Matemática - E  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Usando um LED como fonte de energia Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ALVES, Esdras Garcia; SILVA, Andreza Fortini da

Com a crescente demanda de energia elétrica e a atual preocupação com a preservação ambiental, as energias limpas se transformaram em necessidades urgentes. A energia solar é uma excelente alternativa. As células fotovoltaicas - dispositivos construídos com materiais semicondutores - podem transformar a energia solar diretamente em energia elétrica.

Downloads 836  836  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção de um gerador eletrostático gotejante: chuva elétrica de Kelvin Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CAMILLO, J.; ASSIS, A.K.T.

Construímos um gerador eletrostático gotejante de Kelvin que funciona através de uma queda de gotas de água eletrizadas. Ele chega a gerar descargas elétricas causadas por diferenças de potencial da ordem de milhares de volts. Este instrumento é razoavelmente simples e barato de ser construído. Com ele podem ser explorados em sala de aula diversos aspectos relacionados com a eletrostática.

Downloads 1073  1073  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
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