Categoria: Física Artigos |
Caixa de cores para o estudo de mistura de luzes coloridas |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
COSTA,Gláucia Grüninger Gomes; CORTESE, Antonio Benedito; SCURACHIO, Roberto; CATUNDA, Tomaz
A “caixa de cores” aqui proposta é um equipamento de baixo custo, fácil manuseio e com uma projeção abrangente para a sala de aula toda. Com ela é possível realizar demonstrações interativas sobre adição e subtração de cores e discutir fenômenos correlatos (sombras coloridas, televisão colorida, mistura de tintas em pintura, impressoras, etc.)
|
630 0 bytes Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/ |
Categoria: Física Artigos |
Como o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LUZ, Fernanda; AZEVEDO, Marina; OLIVEIRA, Raíza; PIMENTEL, Roberto
O corpo humano troca calor com o ambiente através de três processos básicos: condução, irradiação e transpiração. Este último processo constitui a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente constante. Ele é disparado não apenas quando a temperatura externa é maior do que a temperatura corporal, mas também quando o calor gerado internamente devido à realização de atividades físicas demanda um aumento da taxa com que o corpo perde calor para o ambiente. Monitorou-se não só o aumento da temperatura corporal com a intensidade da atividade física realizada por uma pessoa, mas também a relação entre a frequência cardíaca e a temperatura, destacando uma defasagem que ocorre entre a diminuição da primeira e da segunda à medida em que a intensidade da atividade física é reduzida. Para realizar as medições, usou-se um termômetro eletrônico construído e calibrado pelas autoras dentro do curso de física da 2ª série do ensino médio.
|
938 0 bytes Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/ |
Categoria: Física Artigos |
Iniciação Técnologica: uma forma lúdica de aprender Física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LEMES, Maurício Ruv; PINO JÚNIOR, Arnaldo Dal
Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Física e aprimorar o processo de avaliação, introduzimos a Iniciação Tecnológica. Ela consiste no desenvolvimento de um protótipo relacionado com o tema da grade curricular do aluno. Em seu desenvolvimento, buscamos aproveitar os aspectos favoráveis das competições. Os pontos negativos das mesmas foram bastante reduzidos através da inclusão de uma tarefa mínima. Mostraremos que as Iniciações Tecnológicas aumentam o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando o desempenho dos mesmos, permitem também uma avaliação mais ampla do processo de aprendizagem e promovem a integração de alunos veteranos com alunos atuais. Para exemplificar, mostraremos resultados obtidos em 10 anos de trabalho.
Palavras-chave: Competição; aprendizado cooperativo; práticas educacionais.
|
868 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 355-370, ago http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14813 |
Categoria: Física Artigos |
Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini
O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.
Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.
|
1001 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505 |
Categoria: Física Artigos |
O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currículo recursivo |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
COELHO, Geide Rosa; BORGES, Oto
Relatamos um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no campo da óptica e física moderna (natureza da luz) em um ambiente curricular no qual os conteúdos são organizados de forma recursiva e em espiral. Investigamos: (i) a mudança no entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz, ao longo da terceira série do Ensino Médio e (ii) o patamar de entendimento dos estudantes sobre essa temática, ao final da terceira série. Para avaliar o entendimento dos estudantes, desenvolvemos um instrumento qualitativo e criamos um sistema categórico hierarquizado constituído de cinco modelos sobre a natureza da luz. O instrumento qualitativo se baseou na aplicação de uma questão de explicitação sobre a natureza da luz. O mesmo instrumento foi aplicado em duas ocasiões distintas em um intervalo de 10 meses,o que proporcionou o acesso ao entendimento dos estudantes ao iniciar e ao encerrar o terceiro nível do currículo recursivo. Os resultados indicam que os estudantes possuíam um alto conhecimento prévio e as experiências que eles vivenciaram nesse período produziram efeitos significativos para o progresso nos modelos dos estudantes, mas esses efeitos não são igualmente verificados em todas as turmas que fizeram parte da nossa análise. Em relação ao patamar de entendimento dos estudantes, ao encerrar a terceira série, a maior parte deles mobiliza os modelos eletromagnético, corpuscular (com a hipótese do quantum de energia) ou dual, mas com alguns estudantes apresentando inconsistências em suas explicações.
Palavras-chave: Ensino de Física; currículo recursivo; desenvolvimento conceitual; entendimento sobre a natureza da luz.
|
778 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 63-87, abr. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13513 |
Categoria: Física Artigos |
Fotografando estrelas com uma câmera digital |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco
Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configurações da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.
Palavras-chave: ensino de astronomia, câmera digital, identificação de constelações, cor das estrelas, determinação do polo celeste sul, movimento dos planetas.
|
424 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma s |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; SALES, Dirceu Reis de
No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de ideias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais ideias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.
Palavras-chave: medição, física, ensino médio.
|
425 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Um estudo de cinemática com câmara digital |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da
O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.
Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.
|
432 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
|