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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jelson Roberto de

O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como <e>leitmotiv</em> o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a fundamentação ontológica da ética é o caminho de solução para o problema da ausência de reciprocidade e de que modo ela se constitui como crítica àquilo que Jonas chama de dois dogmas da filosofia: “nenhuma verdade metafísica” e “nenhum caminho do é para o deve” (PR, p. 95). Por isso, finalmente, tentaremos mostrar que é contra esses dogmas que se ergue a proposta jonasiana, fundamentada numa metafísica racional que nada mais é do que uma ontologia biológica.

Palavras-chave: Futuro. Responsabilidade. Hans Jonas. Ontologia. Ética.

Downloads 3235  3235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Filosofia Aurora  Site http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=412
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Elementos para um debate histórico e conceitual da cooperação no contexto das relações de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ELIAS, Michelly Ferreira Monteiro

Este artigo tem como objetivo principal, problematizarmos o debate teórico acerca da cooperação, tendo como referência central, a análise marxista acerca dessa temática. Nesse sentido, buscaremos destacar a concepção de cooperação agrícola desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Palavras-chave: MST. Relação de produção. Cooperação. Políticas públicas.

Downloads 984  984  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt7/sessao2.html
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
SEMERARO, Giovanni

Este artigo apresenta-se como um contraponto às interpretações que evidenciam as convergências entre filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Embora não desconsidere alguns pontos de contato entre as duas concepções, ao resgatar a filosofia da práxis delineada por Gramsci mostra as profundas divergências entre este e o pragmatismo americano. Em seguida, analisa a filosofia de Rorty, que procura construir vinculações entre o pragmatismo, particularmente de Dewey, e o pensamento pós-moderno. São destacadas diversas contradições presentes nos escritos de Rorty, sua funcionalidade ao discurso dominante e o contraposto projeto de sociedade em relação às propostas político-pedagógicas que derivam de uma filosofia da práxis que vem se renovando no Brasil e na América Latina.

Palavras-chave: Filosofia da práxis. Pragmatismo. Rorty.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A noção de "comportamento" na Filosofia de Merleau-Ponty Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FURLAN, Reinaldo

O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de comportamento baseado na obra "A Estrutura do Comportamento", de Merleau-Ponty. A noção de estrutura desempenha um duplo papel nesta obra: permite compreender a integração e as rupturas entre as diferentes ordens de fenômenos (físico, vital e humano), bem como apreender a consciência em situação, como emergência de sentido anterior à consciência de si e do mundo. Destaca-se a passagem da ordem vital para a ordem simbólica ou humana e a crítica de Merleau-Ponty a Bergson, que teria biologizado o fenômeno da cultura humana.

Palavras-chave: Merleau-Ponty. Fenomenologia. Comportamento. Estrutura.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Adorno, semiformação e educação Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAAR, Wolfgang Leo

Semiformação (Halbbildung) é a determinação social da formação na sociedade contemporânea capitalista. Na perspectiva de Adorno, a sociedade deve ser apreendida em seu processo de reprodução material como reificação, mediação socialmente invertida. Cabe à teoria ir além do momento subjetivo da coisificação, ao decifrar as determinações objetivas da subjetividade. Não basta só revelar o sujeito por trás da reificação: ele é também socialmente determinado na adequação ao vigente, como sujeito que se sujeita e não experiência as contradições sociais da produção efetiva da sociedade, ocultas ideologicamente na ordem social imposta pela indústria cultural. A educação não é idealista, para a emancipação, mas dialeticamente baseada na crítica à semiformação real e se orienta por possibilidades presentes, embora não concretizadas, na experiência das contradições da formação social efetiva.

Palavras-chave: Adorno. Formação (Bildung). Indústria cultural. Dialética materialista. Fetichismo.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
DAHMEN, Sílvio R.

Albert Einstein teve, ao longo de sua vida, um intenso envolvimento com a Filosofia e com filósofos da ciência, fato que marcou, de maneira profunda, seu modo de fazer Física. Discutimos, neste artigo, alguns pontos basilares deste seu envolvimento e de seu texto "Física e Realidade".

Palavras-chave: Física geral. História da ciência. Filosofia da ciência.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Anotações sobre o universal e a diversidade Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
ORTIZ, Renato

O artigo tem por objetivo problematizar o universal e a diversidade. Investiga as possíveis implicações da polissemia dos termos universalidade e diferença, dentro das perspectivas filosófica, sociológica e antropológica. Destaca que a diferença não possui um valor "em si", uma "estrutura" ou "essência" atemporal. A diversidade existe em situações históricas determinadas, ela deve também ser qualificada. Nesse sentido, não é tanto a oposição em relação ao universal que interessa, mas a forma como a mudança de contextos incide sobre nossa compreensão desses conceitos. Discute ainda a questão do local e do nacional, que não são considerados dimensões em via de desaparecimento dentro da "sociedade global". Busca, então, entender como esses níveis são redefinidos, visto que na globalização co-existe um conjunto diferenciado de unidades sociais: nações, regiões, tradições, civilizações e a diversidade é parte integrante dessa totalidade. Conclui que universal e particular são pares opostos. A diferença associa-se ao particular, à contenção, aos limites e à identidade, sendo assim incompatível com o movimento de universalização. O universal remete à ideia de expansão, quebra de fronteiras, "todos", humanidade. Entretanto, na situação de globalização, muitas vezes esse par antagônico se entrelaça, mesclando alguns valores antes fixados a apenas um de seus elementos.

Palavras-chave: Universal e diversidade. Universalidade e diferença.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A universidade pública sob nova perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
CHAUÍ, Marilena

Afirma a universidade como instituição social, que exprime de maneira diferenciada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade. Critica a mudança sofrida pela universidade pública brasileira, nos últimos anos, definida pela reforma do Estado como organização social. Analisa as diferenças entre instituição social e organização social, exemplificando seus reflexos na universidade pública: contratos de gestão; avaliação por produtividade; flexibilidade, diminuição dos tempos de formação; docência como mera transmissão de conhecimentos e pesquisa operacional. Apresenta e discute o conceito de sociedade do conhecimento e a nova concepção de educação permanentes ou continuada, ideias básicas apresentadas pelos organismos internacionais para a modernização das universidades. Conclui apresentando os pontos que considera fundamentais para a mudança da universidade pública, na perspectiva da formação e da democratização: colocar-se contra a exclusão social; redefinir e afirmar a autonomia universitária; desfazer a confusão entre democratização do ensino superior e massificação; revalorizar a docência como processo de formação; revalorizar a pesquisa, orientando-a pela ideia de cidadania e exigindo o financiamento por fundos públicos redefinidos; adotar perspectiva claramente crítica com relação às ideias de sociedade do conhecimento e de educação permanente ou continuada.

Palavras-chave: Universidade pública. Instituição social.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Benjamin e o marxismo Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
KONDER, Leandro

O objetivo deste artigo é discutir a relação que as ideias de Walter Benjamin mantêm com o marxismo. Para Benjamin, as condições históricas do século XX mostravam no capitalismo uma capacidade de resistência maior do que Marx poderia imaginar: a práxis opõe-se na realidade a uma teorização radical dos socialdemocratas. A maior oposição, entretanto, capaz de separar os dois pensamentos, é a visão messiânica presente na filosofia de Walter Benjamin: mas o verdadeiro Messias acaba por ser a própria humanidade. Benjamin seria filósofo, teólogo ou um teórico que ajudaria a repensar o próprio marxismo?

Palavras-chave: Walter Benjamin. Marxismo. Messianismo.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Os diversos tipos de conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  6/3/2012
Descrição:
CORREIA, Wilson

De modo simples, pode-se dizer que "conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 13). Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento:
a) O sujeito, que é o ser que conhece;
b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer;
c) A imagem mental em forma de opinião, ideia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.

Palavras-chave: Tipos de conhecimento. Conhecer. Pensar.

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