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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Contra o abuso da ética e da moral Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
ROMANO, Roberto

O autor, que ensina ética e filosofia política, deseja com este artigo indicar o perigo da inflação de palavras como "ética" e "moral" no vocabulário de nossos dias. Ele considera que o desgaste de tais termos, o seu uso indiscreto e indiscriminado, apenas auxilia o niilismo dos valores que domina a sociedade moderna. Como exercício para uma retomada dos conceitos na sua ordem própria, apresenta uma tradução do verbete, apresentado na Enciclopédia de Diderot e D´Alembert, sobre a ciência moral. Ali, são dadas as bases filosóficas do conceito, desde a antiguidade até os tempos modernos. A leitura do verbete pode ajudar no estabelecimento de padrões mais definidos sobre a moral, a ética e os valores que definem os direitos e deveres sociais, o que é relevante para a educação.

Palavras-chave: Ética. Moral. Filosofia antiga. Filosofia das luzes. Direito. Estado.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A filosofia no ciberespaço Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
CÂNDIDO, Celso

Hoje, poucos são capazes de contestar a importância crescente do ciberespaço no mundo contemporâneo, seja nos negócios, nas telecomunicações, nas organizações, na comunicação interpessoal, na cultura, na pesquisa, em suma, em toda atividade humana que envolve fortemente o intelecto.

Palavras-chave: Ciberespaço. Sócrates. Telecomunicação. Tecnologia. Conhecimento.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Shcopenhauer e a "liberdade de ser o que se é": por uma alegoria de Kafka em um artista da fome Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CHEVITARESE, Leandro

Uma alegoria de Kafka é apresentada, a qual pode ser encontrada em uma de suas histórias chamada “Um Artista da Fome”. A intenção desta apresentação é mostrar o conceito filosófico de Schopenhauer na “liberdade de ser o que se é”. Uma pesquisa tem sido feita nos temas de Schopenhauer sobre responsabilidade, arrependimento.

Palavras-chave: Liberdade. Vontade. Responsabilidade.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia em perspectiva: contribuições de Nietzsche, Deleuze, Guattari e das diretrizes c Popular Versão: PDF
Atualização:  18/11/2016
Descrição:
GABRIEL, Fábio Antonio; BACCON, Ana Lúcia Pereira e SILVA, José Carlos da

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a análise dos resultados de pesquisa desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa relacionada ao ensino de Filosofia como experiência filosófica, pois acreditamos e defendemos a ideia de um ensino de Filosofia que não seja meramente enciclopédico. Assim, partindo do pressuposto de que Filosofia é criação de conceitos, buscamos investigar as contribuições de Nietzsche, de Deleuze e Guattari para o seu ensino, além das orientações principais contidas nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), analisamos as respostas de 116 professores de Filosofia do Paraná a um questionário preparado no Google Docs. Os resultados da pesquisa indicam que os professores da disciplina, de forma predominante, entendem a importância de compreender o ensino de Filosofia como experiência filosófica, permitindo ao estudante do Ensino Médio criar conceitos.

Palavras-chave: Filosofia. Estudo e Ensino. Paraná.

Downloads 1879  1879  Tamanho do arquivo 441 bytes  Plataforma Revista Linhas  Site http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016216
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Heidegger: a vida como possibilidade e mistério Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
REIS, Róbson Ramos dos

O objetivo deste artigo é identificar uma estrutura fundamental, resultante da ontologia da vida orgânica esboçada por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica, que pode ser designada como “o mistério na vida”. Na primeira parte do texto destaco alguns elementos gerais da hermenêutica da vida. Na segunda, reconstruo a interpretação ontológica dos organismos animais que conduz ao conceito de aptidão, cuja determinação ontológica é que faz necessária a introdução de uma classe especial de possibilidade: o ser-possível como ser-apto. Na terceira parte, apresento a caracterização heideggeriana das aptidões como envolvimentos em comportamentos estruturados pela perturbação cativada (Benommenheit), ressaltando como a perturbação impede que aos comportamentos possa ser atribuída a estrutura do algo enquanto algo, implicando que os organismos estão abertos a algo que não se lhes apresenta como aberto. Considerando a relacionalidade intrínseca aos organismos, essa limitação implica a impossibilidade de determinar completamente a essência da vida. Portanto, argumento na última parte, a ontologia da vida elaborada por Heidegger não apenas exige um tipo especial de possibilidade para conceitualizar o ser apto orgânico, mas também resulta no reconhecimento de um mistério na vida.

Palavras-chave: Heidegger. Vida. Possibilidade. Aptidão. Intencionalidade.

Downloads 1903  1903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Filosofia Aurora  Site http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=412
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Anotações sobre o universal e a diversidade Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
ORTIZ, Renato

O artigo tem por objetivo problematizar o universal e a diversidade. Investiga as possíveis implicações da polissemia dos termos universalidade e diferença, dentro das perspectivas filosófica, sociológica e antropológica. Destaca que a diferença não possui um valor "em si", uma "estrutura" ou "essência" atemporal. A diversidade existe em situações históricas determinadas, ela deve também ser qualificada. Nesse sentido, não é tanto a oposição em relação ao universal que interessa, mas a forma como a mudança de contextos incide sobre nossa compreensão desses conceitos. Discute ainda a questão do local e do nacional, que não são considerados dimensões em via de desaparecimento dentro da "sociedade global". Busca, então, entender como esses níveis são redefinidos, visto que na globalização co-existe um conjunto diferenciado de unidades sociais: nações, regiões, tradições, civilizações e a diversidade é parte integrante dessa totalidade. Conclui que universal e particular são pares opostos. A diferença associa-se ao particular, à contenção, aos limites e à identidade, sendo assim incompatível com o movimento de universalização. O universal remete à ideia de expansão, quebra de fronteiras, "todos", humanidade. Entretanto, na situação de globalização, muitas vezes esse par antagônico se entrelaça, mesclando alguns valores antes fixados a apenas um de seus elementos.

Palavras-chave: Universal e diversidade. Universalidade e diferença.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Benjamin e o marxismo Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
KONDER, Leandro

O objetivo deste artigo é discutir a relação que as ideias de Walter Benjamin mantêm com o marxismo. Para Benjamin, as condições históricas do século XX mostravam no capitalismo uma capacidade de resistência maior do que Marx poderia imaginar: a práxis opõe-se na realidade a uma teorização radical dos socialdemocratas. A maior oposição, entretanto, capaz de separar os dois pensamentos, é a visão messiânica presente na filosofia de Walter Benjamin: mas o verdadeiro Messias acaba por ser a própria humanidade. Benjamin seria filósofo, teólogo ou um teórico que ajudaria a repensar o próprio marxismo?

Palavras-chave: Walter Benjamin. Marxismo. Messianismo.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
DAHMEN, Sílvio R.

Albert Einstein teve, ao longo de sua vida, um intenso envolvimento com a Filosofia e com filósofos da ciência, fato que marcou, de maneira profunda, seu modo de fazer Física. Discutimos, neste artigo, alguns pontos basilares deste seu envolvimento e de seu texto "Física e Realidade".

Palavras-chave: Física geral. História da ciência. Filosofia da ciência.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Adorno, semiformação e educação Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAAR, Wolfgang Leo

Semiformação (Halbbildung) é a determinação social da formação na sociedade contemporânea capitalista. Na perspectiva de Adorno, a sociedade deve ser apreendida em seu processo de reprodução material como reificação, mediação socialmente invertida. Cabe à teoria ir além do momento subjetivo da coisificação, ao decifrar as determinações objetivas da subjetividade. Não basta só revelar o sujeito por trás da reificação: ele é também socialmente determinado na adequação ao vigente, como sujeito que se sujeita e não experiência as contradições sociais da produção efetiva da sociedade, ocultas ideologicamente na ordem social imposta pela indústria cultural. A educação não é idealista, para a emancipação, mas dialeticamente baseada na crítica à semiformação real e se orienta por possibilidades presentes, embora não concretizadas, na experiência das contradições da formação social efetiva.

Palavras-chave: Adorno. Formação (Bildung). Indústria cultural. Dialética materialista. Fetichismo.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A noção de "comportamento" na Filosofia de Merleau-Ponty Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FURLAN, Reinaldo

O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de comportamento baseado na obra "A Estrutura do Comportamento", de Merleau-Ponty. A noção de estrutura desempenha um duplo papel nesta obra: permite compreender a integração e as rupturas entre as diferentes ordens de fenômenos (físico, vital e humano), bem como apreender a consciência em situação, como emergência de sentido anterior à consciência de si e do mundo. Destaca-se a passagem da ordem vital para a ordem simbólica ou humana e a crítica de Merleau-Ponty a Bergson, que teria biologizado o fenômeno da cultura humana.

Palavras-chave: Merleau-Ponty. Fenomenologia. Comportamento. Estrutura.

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