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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Filosofia da Arte Popular Versão: PDF
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
DANTO, Arthur C.

Na entrevista a seguir, o professor de filosofia e crítico de arte Arthur Danto discorre sobre os principais pontos de inflexão em sua carreira. Figura de proa no pensamento que envolve a arte contemporânea, Danto tece considerações sobre arte e filosofia, aponta as principais divergências entre a crítica universitária e jornalística, reflete a respeito do papel do Estado sobre a arte e defende uma estética do sentido em detrimento de uma estética da forma.

Palavras-chave: Arthur Danto. Crítica de arte. Arte contemporânea. Filosofia da arte.

Downloads 15901  15901  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Novos Estudos - Cebrap  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002005000300009
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Ética na Política de Aristóteles Popular Versão: PDF
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Carlos Terceiro de; SANTOS, Agnaldo Ferreira dos; LORENSATTO, Pedro

Este artigo analisou a ética na política de Aristóteles. Num cenário marcado pela guerra é compreensível, que, desde o início, a obra aristotélica fosse marcada pela reflexão política, pela urgência de se encontrar novas formas de convivência na pólis, de reencontrar os velhos e bons ideais perdidos. Por outro lado, a própria Política, obra da maturidade, ao adensar suas formulações sobre o tema, ao expôr suas preocupações ao final da vida, evidencia, de fato, que o tema político matrizara sua vida, porquanto inicia e encerra as reflexões construídas no curso dos tempos. Viu-se que o olhar positivo e excessivamente complacente com que a política foi compreendida desde os gregos configura, in limine, problema maior no interior da tradição filosófica ocidental.

Palavras-chave: Ética. Política. Aristóteles.

Downloads 190961  190961  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Na Hora Online  Site http://nahoraonline.com.br/lendo.asp?id=4147
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Da educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões.

Palavras-chave: Diversidade. Educação inclusiva. Sociedade igualitária. Trabalho.

Downloads 793  793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Lentes Pedagógicas  Site 200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/lentespedagogicas/issue/current;
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!O século XX e as rupturas entre o real científico e o senso comum Popular Versão: PDF
Atualização:  13/9/2012
Descrição:
LAVINA, Ernesto

A aplicação das práticas e técnicas do inquérito judicial medieval ao estudo do mundo natural permitiu uma nova compreensão de muitos fenômenos. Uma forma de análise minuciosa e meticulosa, e que trouxe consigo, indelével, a vigilância e o questionamento de todas as opiniões, de todas as ações. Com o tempo, racionalismos regionalizados se desenvolveram e aprimoraram. E com uma preocupação quase obsessiva em quantificar, a partir de técnicas e instrumentos sempre mais sofisticados. A análise seletiva, segmentada, porém disciplinada e com atenção crescente aos detalhes, fez com que o mundo do senso comum, da realidade objetiva dos sentidos, fosse ultrapassado em vários momentos, embora, inicialmente, isso quase não tenha sido percebido. Considerava-se que a ciência apenas acrescentava novas extensões ao mundo do senso comum, do micro ao macrocosmo. No início do século XX, entretanto, esta interpretação não pôde mais ser sustentada. As rupturas entre o real científico e o senso comum tornaram-se, subitamente, imensas. A decomposição progressiva do real em fenômenos simples, isolados de qualquer ruído ou elemento casuístico, idealizados, propiciou a construção de um mundo totalmente novo. Não mais uma extensão dos sentidos, mas sentidos novos, impossíveis de serem compreendidos sem uma imersão profunda na tradição que lhes deu origem. As palavras e as ações usuais mascaram as imensas descontinuidades, presentes em atos por vezes tão simples quanto falar ao telefone ou assistir à televisão. Em cada uma dessas atividades quotidianas existe algo que não pode ser apreendido pelo senso comum. Pode-se conviver tranquilamente com esse mundo, torná-lo rotineiro, porém jamais compreendê-lo em seus fundamentos teóricos. E esses fundamentos são complexos, fruto de metodologias e de experimentações precisas, e comumente expressos em linguagem matemática. Reduções e simplificações para adaptá-los à linguagem comum, na maior parte das vezes, geram ruídos e infundados sentimentos de compreensão.

Palavras-chave: Bachelard. Inquérito judicial medieval. Experimentação. Racionalismo. Vigilância.

Downloads 573  573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Filosofia Unisinos  Site http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/filosofia/index.php?option=com_content&task=view&id=7
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Espinoza e o conceito de superstição Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2012
Descrição:
ROCHA, André Menezes

O prefácio do Tratado Teológico-Político contém uma teoria da superstição com três partes. Na primeira, Espinoza expõe a gênese psicológica da superstição; na segunda, utiliza um exemplo histórico preciso para comprovar sua tese; na terceira, expõe o uso político da superstição para mostrar como a monarquia vive de sua exploração. Analisaremos separadamente cada parte para, no fim, mostrar como se articulam formando a teoria da superstição.

Palavras-chave: Superstição. Teologia política. Monarquia.

Downloads 690  690  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ética e Filosofia Política  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
Vieira, Wilson José
Horn, Geraldo Balduíno

A compreensão do sentido e lugar do texto clássico de filosofia nas aulas de filosofia do Ensino Médio é a questão central de que trata este artigo. A reinserção da filosofia como disciplina obrigatória do currículo do Ensino Médio em todo território nacional e, particularmente, a forma como vem ocorrendo no Estado do Paraná, foi determinante para a realização da análise proposta. Apresenta-se um diagnóstico sobre o modo como a filosofia está inscrita enquanto disciplina curricular nas escolas públicas paranaenses, bem como uma análise da maneira como os professores entendem o uso do texto clássico nas aulas de filosofia. O levantamento empírico foi realizado entre agosto e dezembro de 2010, a partir de questionários respondidos por 148 (aproximadamente 10%) professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, de um total de 1377 questionários enviados. Em 2010, a disciplina de filosofia, em função da Lei 11.684/08, que torna obrigatório o seu ensino no Ensino Médio, passa a figurar em todas as 1429 escolas com Ensino Médio e, ao menos, em duas séries. Em relação à parte referente ao uso do texto, foi possível depreender que, de alguma forma, os textos de filosofia estão presentes nas salas de aula, mas que nem sempre a formação possibilita condições efetivas de trabalho com o texto filosófico.

Palavras-chave: Ensino de filosofia. Ensino Médio. Metodologia. Textos clássicos de filosofia.

Downloads 3638  3638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Dialogia  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830.pdf
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A liberdade é um fato natural ou uma construção social? Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
DUTRA, Luiz Henrique de A.

Já que não poderia ser um fato no mundo, para Kant, a liberdade era um fato da razão. "Não vou tratar aqui, obviamente, desta questão, mas a menciono por causa de sua relação com as questões fundamentais que Lacey discute em seu livro.2 Tive oportunidade de traduzir o livro, 3 e de refletir longamente, durante o período em que o fiz, sobre algumas das principais questões que levanta e para as quais procura avançar algumas respostas".

Palavras-chave: Liberdade. Ética. Ação livre.

Downloads 593  593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/preprint.htm
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A liberdade como pressuposto do ato educativo em Guilherme de Ockham Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
LEAL, Djaci Pereira

Discute o conceito de liberdade em Guilherme de Okham e como o mesmo ocupa um papel central no processo educativo.

Palavras-chave: Educação. Liberdade. Filosofia. Ockham.

Downloads 6623  6623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Esses períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.


Downloads 2412  2412  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Brasileiro de Ensino de Física  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7045/6521
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A "economia solidária" - uma crítica marxista Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
GERMER, Claus

O presente artigo apresenta uma crítica às concepções de Paul Singer a respeito da chamada "economia solidária", concentrando-se em dois aspectos teóricos e históricos: 1) a concepção de história de luta dos trabalhadores pelo socialismo como uma história do desenvolvimento da economia solidária; 2) a concepção da cooperativa de produção como forma típica da produção solidária. A crítica a esses dois aspectos permite identificar o processo real de desenvolvimento das lutas dos trabalhadores contra o capitalismo, a partir das incipientes formas iniciais até a sua forma mais desenvolvida do capitalismo moderno, bem como o significado, as possibilidades e os limites das cooperativas no capitalismo.

Palavras-chave: Economia solidária. Cooperativa. Socialismo.

Downloads 1431  1431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Outubro  Site http://revistaoutubro.com.br/blog/edicoes-anteriores/revista-outubro-n-14/
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