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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Elementos para um debate histórico e conceitual da cooperação no contexto das relações de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ELIAS, Michelly Ferreira Monteiro

Este artigo tem como objetivo principal, problematizarmos o debate teórico acerca da cooperação, tendo como referência central, a análise marxista acerca dessa temática. Nesse sentido, buscaremos destacar a concepção de cooperação agrícola desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Palavras-chave: MST. Relação de produção. Cooperação. Políticas públicas.

Downloads 982  982  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt7/sessao2.html
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia em perspectiva: contribuições de Nietzsche, Deleuze, Guattari e das diretrizes c Popular Versão: PDF
Atualização:  18/11/2016
Descrição:
GABRIEL, Fábio Antonio; BACCON, Ana Lúcia Pereira e SILVA, José Carlos da

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a análise dos resultados de pesquisa desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa relacionada ao ensino de Filosofia como experiência filosófica, pois acreditamos e defendemos a ideia de um ensino de Filosofia que não seja meramente enciclopédico. Assim, partindo do pressuposto de que Filosofia é criação de conceitos, buscamos investigar as contribuições de Nietzsche, de Deleuze e Guattari para o seu ensino, além das orientações principais contidas nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), analisamos as respostas de 116 professores de Filosofia do Paraná a um questionário preparado no Google Docs. Os resultados da pesquisa indicam que os professores da disciplina, de forma predominante, entendem a importância de compreender o ensino de Filosofia como experiência filosófica, permitindo ao estudante do Ensino Médio criar conceitos.

Palavras-chave: Filosofia. Estudo e Ensino. Paraná.

Downloads 1870  1870  Tamanho do arquivo 441 bytes  Plataforma Revista Linhas  Site http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016216
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Epistemologia Popular Versão: PDF
Atualização:  9/3/2012
Descrição:
GRAVLING, Anthony Clifford

A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo fa filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia, embora seu primeiro tratamento explícito seja o encontrado em Platão (427-347 AC), em particular no Theaetetus. Mas primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna - que a epistemologia tem ocupado um plano central na filosofia.

Palavras-chave: Epistemologia. Ceticismo. Teoria do Conhecimento.

Downloads 3183  3183  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Escritor e leitor no século XVIII - Voltaire: as possibilidades da escrita e da leitura Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
LEAL, Djaci Pereira

Como questão central deste artigo enfoca-se a influência da leitura para a abrangência do pensamento voltariano e de suas obras. Voltaire (1694-1778) é reconhecido como um dos grandes autores do Iluminismo francês da Literatura, História e Filosofia. Destaca-se que para compor suas obras, tornou-se um grande leitor de obras históricas e da Bíblia, obras que lhe serviram de fonte para realizar as discussões e proposições das teses que perpassam as mesmas. Apresenta-se Voltaire em sua condição de autor que discute o cenário de mudanças da sociedade francesa do século XVIII. Constata-se, sobremaneira, a importância da literatura como instrumento e veículo de conscientização para o debate das teses de Voltaire historiador e filósofo.

Palavras-chave: Educação. Leitura. Voltaire. Literatura. Filosofia.

Downloads 12924  12924  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Espinoza e o conceito de superstição Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2012
Descrição:
ROCHA, André Menezes

O prefácio do Tratado Teológico-Político contém uma teoria da superstição com três partes. Na primeira, Espinoza expõe a gênese psicológica da superstição; na segunda, utiliza um exemplo histórico preciso para comprovar sua tese; na terceira, expõe o uso político da superstição para mostrar como a monarquia vive de sua exploração. Analisaremos separadamente cada parte para, no fim, mostrar como se articulam formando a teoria da superstição.

Palavras-chave: Superstição. Teologia política. Monarquia.

Downloads 689  689  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ética e Filosofia Política  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Eurocentrismo e racismo nos clássicos da filosofia e das ciências sociais Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
PRAXEDES, Walter

Em seu livro “Rediscutindo a mestiçagem no Brasil”, o professor Kabengele Munanga demonstra como inúmeros autores europeus considerados clássicos e inatacáveis em nossos currículos advogam as mais ensandecidas teorias racistas.

Palavras-chave: Eurocentrismo. Racismo. Clássicos da filosofia. Mestiçagem.

Downloads 5114  5114  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico  Site http://www.espacoacademico.com.br/083/83praxedes.htm
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
SEMERARO, Giovanni

Este artigo apresenta-se como um contraponto às interpretações que evidenciam as convergências entre filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Embora não desconsidere alguns pontos de contato entre as duas concepções, ao resgatar a filosofia da práxis delineada por Gramsci mostra as profundas divergências entre este e o pragmatismo americano. Em seguida, analisa a filosofia de Rorty, que procura construir vinculações entre o pragmatismo, particularmente de Dewey, e o pensamento pós-moderno. São destacadas diversas contradições presentes nos escritos de Rorty, sua funcionalidade ao discurso dominante e o contraposto projeto de sociedade em relação às propostas político-pedagógicas que derivam de uma filosofia da práxis que vem se renovando no Brasil e na América Latina.

Palavras-chave: Filosofia da práxis. Pragmatismo. Rorty.

Downloads 2666  2666  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.scielo.br
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial e continuada em Filosofia: um modelo para as representações das relações construída Popular Versão: PDF
Atualização:  18/11/2016
Descrição:
BACCON, Ana Lúcia Pereira e GABRIEL, Fábio Antonio

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado das contribuições do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), em relação à formação de futuros professores de Filosofia. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos bolsistas e um professor que atua como supervisor em um colégio localizado no Norte do Estado do Paraná (Brasil). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Propomos, na presente pesquisa, um modelo para representar as relações construídas dentro do que denominamos "contexto PIBID" na formação inicial de licenciandos e na formação continuada de professores de Filosofia em serviço. O modelo pretende representar, sinteticamente, os elementos desse contexto e que constituem a situação da formação em referência. Supõe-se, aqui, que o contexto PIBID ocorre mediante a contribuição de componentes dispostos em uma triangulação, em que cada vértice faz-se representar por um dos elementos envolvidos: o professorsupervisor, o licenciando e a Universidade. Como conclusão do trabalho tem-se que o contato com a realidade e o cotidiano escolar possibilita aos licenciandos desenvolver sua capacidade didática e construir sua identidade como docente e ao professor supervisor manter-se em contínuo processo de formação continuada.

Palavras-chave: Formação inicial e continuada. Filosofia. Identidade docente. PIBID.

Downloads 508  508  Tamanho do arquivo 280 bytes  Plataforma Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e E  Site https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10146/7278
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Hegel e a aritmética: o número e as operações Popular Versão: PDF
Atualização:  10/4/2012
Descrição:
MÜLLER, Leonardo André Paes

O presente artigo busca expor, através de um comentário bastante rente ao texto da seção Quantidade da Ciência da Lógica, a maneira como Hegel compreende o número e as operações aritméticas.

Palavras-chave: Quantidade. Quantum. Número. Operações Aritméticas. Fração.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Contradictio  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/contradictio/issue/view/1233
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Hegel e a dialética como movimento necessário no interior da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  10/4/2012
Descrição:
SANTOS, Paula Regina Farias dos

Este trabalho tem como função fazer uma análise sobre o percurso dialético promovido pela arte no interior da estética hegeliana. Desse modo, faz-se necessário acrescentar o papel primordial da história da arte, do movimento histórico desta como manifestação cultural de um povo, na qual as diversas formas de obra de arte representam a tentativa de adequar o conteúdo espiritual à forma material. Hegel, dessa forma, entende a unidade histórica, portanto dialética, como unidade da ideia. Além do mais, o filósofo acredita que o conhecimento que o espírito possui de si mesmo só é possível a partir da sua efetividade entendida como verdade. A análise tem como principal recurso Os cursos de Estética, nos quais Hegel expõe de maneira minuciosa a trajetória do espírito, desde o mundo prosaico até sua elevação e representação através do conteúdo artístico.

Palavras-chave: Hegel. Dialética. Movimento. Arte.

Downloads 3909  3909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Contradictio  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/contradictio/issue/view/1233
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