Categoria: Filosofia Artigos |
Da autoprodução da razão (do absoluto), a chave do “devir” e a condição humana |
Versão: PDF Atualização: 9/8/2013 |
Descrição:
DA ROSA, Luis Carlos Mariano
O artigo em questão assinala o modo pelo qual a lógica acena com a emergência do Absoluto, segundo a leitura hegeliana, que, baseada no postulado que encerra uma equivalência entre o racional e o real, sublinha o movimento dialético que converge para a autoprodução da Razão, cujo processo traz o Estado como a sua realização através do Espírito objetivo, que implica uma relação antitética que envolve o Espírito subjetivo do homem e culmina na sua transposição em uma unidade substancial, a saber, o Espírito “em si” e “para si”, o Absoluto como Espírito, puro saber de si da Ideia, perfazendo uma perspectiva que caracteriza a História como a encarnação do Espírito e atribui à liberdade uma condição que transcende o indivíduo e sua vida privada.
Palavras-chave: Hegel. Absoluto. Razão. Estado. Sociedade.
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1441 0 bytes Semina: Ciências Sociais e Humanas http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14142/12652 |
Categoria: Filosofia Artigos |
Maquiavel e Weber: A lógica do poder e a ética da ação - O “Príncipe-Centauro" e o “Homem Autêntico” |
Versão: PDF Atualização: 9/8/2013 |
Descrição:
DA ROSA, Luis Carlos Mariano
Sobrepondo-se ao ideal que se impõe à teoria política que circunscreve a sua atividade à busca do bem comum e se detém, por essa razão, na investigação dos princípios capazes de viabilizar a instauração do bom governo, a perspectiva de Maquiavel, através do fundamento da experiência e das exemplificações da historialidade, converge para a descoberta de leis que possibilitem a fundação de um Estado, a obtenção do poder e a sua conservação, a instituição da ciência empírica da política, que, caracterizada pela objetividade e realismo, demanda, no âmbito da relação que envolve ética e política, uma distinção entre a moral privada e a moral pública, implicando uma correspondência com a interpretação de Weber, que analisa os fundamentos do poder e imputa ao Estado a condição de detentor da violência “legítima”, identificando a política como uma relação de dominação e a possibilidade do exercício de duas éticas, a saber, a “ética das últimas finalidades” (“ética da convicção”) e a “ética da responsabilidade”.
Palavras-chave: Maquiavel. Estado. Política. Ética. Realismo. Weber.
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7469 0 bytes Revista Ciências Humanas http://www.rchunitau.com.br/revista/index.php/rch/article/view/57/50 |
Categoria: Filosofia Artigos |
Da educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) |
Versão: PDF Atualização: 8/11/2012 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões.
Palavras-chave: Diversidade. Educação inclusiva. Sociedade igualitária. Trabalho.
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789 0 bytes Lentes Pedagógicas 200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/lentespedagogicas/issue/current; |
Categoria: Filosofia Artigos |
Teoria do Conhecimento |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
CHRISHOLM, Roderick
A reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento dá origem a uma série de desconcertantes problemas filosóficos, que constituem o assunto da teoria do conhecimento, ou Epistemologia. A maior parte desses problemas foi debatida pelos gregos antigos e, ainda hoje, a concordância é escassa sobre a maneira como deveriam ser resolvidos ou, no caso de tal não ser possível, abandonados. Descrevendo os temas dos sete capítulos que se seguem, poderemos dar a entender, de modo geral, a natureza desses problemas.
Palavras-chave: Teoria do Conhecimento. Epistemologia. Roderick Chisholm. Razão.
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755 0 bytes |
Categoria: Filosofia Artigos |
Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Jelson Roberto de
O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como <e>leitmotiv</em> o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a fundamentação ontológica da ética é o caminho de solução para o problema da ausência de reciprocidade e de que modo ela se constitui como crítica àquilo que Jonas chama de dois dogmas da filosofia: “nenhuma verdade metafísica” e “nenhum caminho do é para o deve” (PR, p. 95). Por isso, finalmente, tentaremos mostrar que é contra esses dogmas que se ergue a proposta jonasiana, fundamentada numa metafísica racional que nada mais é do que uma ontologia biológica.
Palavras-chave: Futuro. Responsabilidade. Hans Jonas. Ontologia. Ética.
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3237 0 bytes Revista de Filosofia Aurora http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=412 |
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