Categoria: Filosofia Artigos |
Ensino de filosofia em perspectiva: contribuições de Nietzsche, Deleuze, Guattari e das diretrizes c |
Versão: PDF Atualização: 18/11/2016 |
Descrição:
GABRIEL, Fábio Antonio; BACCON, Ana Lúcia Pereira e SILVA, José Carlos da
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a análise dos resultados de pesquisa desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa relacionada ao ensino de Filosofia como experiência filosófica, pois acreditamos e defendemos a ideia de um ensino de Filosofia que não seja meramente enciclopédico. Assim, partindo do pressuposto de que Filosofia é criação de conceitos, buscamos investigar as contribuições de Nietzsche, de Deleuze e Guattari para o seu ensino, além das orientações principais contidas nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), analisamos as respostas de 116 professores de Filosofia do Paraná a um questionário preparado no Google Docs. Os resultados da pesquisa indicam que os professores da disciplina, de forma predominante, entendem a importância de compreender o ensino de Filosofia como experiência filosófica, permitindo ao estudante do Ensino Médio criar conceitos.
Palavras-chave: Filosofia. Estudo e Ensino. Paraná.
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1874 441 bytes Revista Linhas http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016216 |
Categoria: Filosofia Artigos |
Formação inicial e continuada em Filosofia: um modelo para as representações das relações construída |
Versão: PDF Atualização: 18/11/2016 |
Descrição:
BACCON, Ana Lúcia Pereira e GABRIEL, Fábio Antonio
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado das contribuições do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), em relação à formação de futuros professores de Filosofia. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos bolsistas e um professor que atua como supervisor em um colégio localizado no Norte do Estado do Paraná (Brasil). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Propomos, na presente pesquisa, um modelo para representar as relações construídas dentro do que denominamos "contexto PIBID" na formação inicial de licenciandos e na formação continuada de professores de Filosofia em serviço. O modelo pretende representar, sinteticamente, os elementos desse contexto e que constituem a situação da formação em referência. Supõe-se, aqui, que o contexto PIBID ocorre mediante a contribuição de componentes dispostos em uma triangulação, em que cada vértice faz-se representar por um dos elementos envolvidos: o professorsupervisor, o licenciando e a Universidade. Como conclusão do trabalho tem-se que o contato com a realidade e o cotidiano escolar possibilita aos licenciandos desenvolver sua capacidade didática e construir sua identidade como docente e ao professor supervisor manter-se em contínuo processo de formação continuada.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada. Filosofia. Identidade docente. PIBID.
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509 280 bytes Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e E https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10146/7278 |
Categoria: Filosofia Artigos |
Teoria do Conhecimento |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
CHRISHOLM, Roderick
A reflexão sobre a natureza do nosso conhecimento dá origem a uma série de desconcertantes problemas filosóficos, que constituem o assunto da teoria do conhecimento, ou Epistemologia. A maior parte desses problemas foi debatida pelos gregos antigos e, ainda hoje, a concordância é escassa sobre a maneira como deveriam ser resolvidos ou, no caso de tal não ser possível, abandonados. Descrevendo os temas dos sete capítulos que se seguem, poderemos dar a entender, de modo geral, a natureza desses problemas.
Palavras-chave: Teoria do Conhecimento. Epistemologia. Roderick Chisholm. Razão.
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758 0 bytes |
Categoria: Filosofia Artigos |
Da educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) |
Versão: PDF Atualização: 8/11/2012 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões.
Palavras-chave: Diversidade. Educação inclusiva. Sociedade igualitária. Trabalho.
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793 0 bytes Lentes Pedagógicas 200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/lentespedagogicas/issue/current; |
Categoria: Filosofia Artigos |
Da autoprodução da razão (do absoluto), a chave do “devir” e a condição humana |
Versão: PDF Atualização: 9/8/2013 |
Descrição:
DA ROSA, Luis Carlos Mariano
O artigo em questão assinala o modo pelo qual a lógica acena com a emergência do Absoluto, segundo a leitura hegeliana, que, baseada no postulado que encerra uma equivalência entre o racional e o real, sublinha o movimento dialético que converge para a autoprodução da Razão, cujo processo traz o Estado como a sua realização através do Espírito objetivo, que implica uma relação antitética que envolve o Espírito subjetivo do homem e culmina na sua transposição em uma unidade substancial, a saber, o Espírito “em si” e “para si”, o Absoluto como Espírito, puro saber de si da Ideia, perfazendo uma perspectiva que caracteriza a História como a encarnação do Espírito e atribui à liberdade uma condição que transcende o indivíduo e sua vida privada.
Palavras-chave: Hegel. Absoluto. Razão. Estado. Sociedade.
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1442 0 bytes Semina: Ciências Sociais e Humanas http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14142/12652 |
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