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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A universidade pública sob nova perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
CHAUÍ, Marilena

Afirma a universidade como instituição social, que exprime de maneira diferenciada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade. Critica a mudança sofrida pela universidade pública brasileira, nos últimos anos, definida pela reforma do Estado como organização social. Analisa as diferenças entre instituição social e organização social, exemplificando seus reflexos na universidade pública: contratos de gestão; avaliação por produtividade; flexibilidade, diminuição dos tempos de formação; docência como mera transmissão de conhecimentos e pesquisa operacional. Apresenta e discute o conceito de sociedade do conhecimento e a nova concepção de educação permanentes ou continuada, ideias básicas apresentadas pelos organismos internacionais para a modernização das universidades. Conclui apresentando os pontos que considera fundamentais para a mudança da universidade pública, na perspectiva da formação e da democratização: colocar-se contra a exclusão social; redefinir e afirmar a autonomia universitária; desfazer a confusão entre democratização do ensino superior e massificação; revalorizar a docência como processo de formação; revalorizar a pesquisa, orientando-a pela ideia de cidadania e exigindo o financiamento por fundos públicos redefinidos; adotar perspectiva claramente crítica com relação às ideias de sociedade do conhecimento e de educação permanente ou continuada.

Palavras-chave: Universidade pública. Instituição social.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Esses períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.


Downloads 2416  2416  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Brasileiro de Ensino de Física  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7045/6521
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!As paixões no Estado soberano de Thomas Hobbes Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SPRADA, Fabiano

A obra que servirá como base deste artigo é do filósofo Thomas Hobbes intitulada Leviatã. Em seu trabalho Hobbes nos mostra as necessidades de criação do Estado civil como forma de garantir a proteção e defesa dos homens. A única solução para que todos consigam viver juntos é a instauração de um poder, de um Estado e, principalmente, que ele seja soberano e absoluto. É este poder a que Hobbes compara como sendo um homem artificial criado pelo próprio homem para assegurar a paz entre todos.

Palavras-chave: Paixões. Estado de natureza. Estado civil. Soberania.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
SEMERARO, Giovanni

Este artigo apresenta-se como um contraponto às interpretações que evidenciam as convergências entre filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Embora não desconsidere alguns pontos de contato entre as duas concepções, ao resgatar a filosofia da práxis delineada por Gramsci mostra as profundas divergências entre este e o pragmatismo americano. Em seguida, analisa a filosofia de Rorty, que procura construir vinculações entre o pragmatismo, particularmente de Dewey, e o pensamento pós-moderno. São destacadas diversas contradições presentes nos escritos de Rorty, sua funcionalidade ao discurso dominante e o contraposto projeto de sociedade em relação às propostas político-pedagógicas que derivam de uma filosofia da práxis que vem se renovando no Brasil e na América Latina.

Palavras-chave: Filosofia da práxis. Pragmatismo. Rorty.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Epistemologia Popular Versão: PDF
Atualização:  9/3/2012
Descrição:
GRAVLING, Anthony Clifford

A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo fa filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia, embora seu primeiro tratamento explícito seja o encontrado em Platão (427-347 AC), em particular no Theaetetus. Mas primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna - que a epistemologia tem ocupado um plano central na filosofia.

Palavras-chave: Epistemologia. Ceticismo. Teoria do Conhecimento.

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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A ilusão do sufrágio universal Popular Versão: PDF
Atualização:  5/3/2012
Descrição:
BAKUNIN, Mikhail

Os homens acreditavam que o estabelecimento do sufrágio universal garantia a liberdade dos povos. Mas infelizmente esta era uma grande ilusão e a compreensão da ilusão, em muitos lugares, levou à queda e à desmoralização do partido radical. Os radicais não queriam enganar o povo, pelo menos assim asseguram as obras liberais, mas neste caso eles próprios foram enganados.

Palavras-chave: Sufrágio universal. Política. Eleição. Liberdade.

Downloads 3239  3239  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2298
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jelson Roberto de

O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como <e>leitmotiv</em> o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a fundamentação ontológica da ética é o caminho de solução para o problema da ausência de reciprocidade e de que modo ela se constitui como crítica àquilo que Jonas chama de dois dogmas da filosofia: “nenhuma verdade metafísica” e “nenhum caminho do é para o deve” (PR, p. 95). Por isso, finalmente, tentaremos mostrar que é contra esses dogmas que se ergue a proposta jonasiana, fundamentada numa metafísica racional que nada mais é do que uma ontologia biológica.

Palavras-chave: Futuro. Responsabilidade. Hans Jonas. Ontologia. Ética.

Downloads 3247  3247  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Filosofia Aurora  Site http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=412
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
Vieira, Wilson José
Horn, Geraldo Balduíno

A compreensão do sentido e lugar do texto clássico de filosofia nas aulas de filosofia do Ensino Médio é a questão central de que trata este artigo. A reinserção da filosofia como disciplina obrigatória do currículo do Ensino Médio em todo território nacional e, particularmente, a forma como vem ocorrendo no Estado do Paraná, foi determinante para a realização da análise proposta. Apresenta-se um diagnóstico sobre o modo como a filosofia está inscrita enquanto disciplina curricular nas escolas públicas paranaenses, bem como uma análise da maneira como os professores entendem o uso do texto clássico nas aulas de filosofia. O levantamento empírico foi realizado entre agosto e dezembro de 2010, a partir de questionários respondidos por 148 (aproximadamente 10%) professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, de um total de 1377 questionários enviados. Em 2010, a disciplina de filosofia, em função da Lei 11.684/08, que torna obrigatório o seu ensino no Ensino Médio, passa a figurar em todas as 1429 escolas com Ensino Médio e, ao menos, em duas séries. Em relação à parte referente ao uso do texto, foi possível depreender que, de alguma forma, os textos de filosofia estão presentes nas salas de aula, mas que nem sempre a formação possibilita condições efetivas de trabalho com o texto filosófico.

Palavras-chave: Ensino de filosofia. Ensino Médio. Metodologia. Textos clássicos de filosofia.

Downloads 3645  3645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Dialogia  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830.pdf
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A filosofia da ciência, de H. Hertz (1857-94) Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
ABRANTES, Paulo Cezar Coelho

Neste trabalho não pretendemos ir além das breves indicações sobre a influência de Hertz enquanto filósofo da ciência. Nosso intuito é o de explorar a articulação entre seu trabalho científico e suas análises metacientíficas.

Palavras-chave: Hertz. Filosofia da ciência. Empirismo. Lógica.

Downloads 3775  3775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Évora  Site http://stoa.usp.br/daros/files/2856/16657/Hertz.PDF
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Hegel e a dialética como movimento necessário no interior da arte Popular Versão: PDF
Atualização:  10/4/2012
Descrição:
SANTOS, Paula Regina Farias dos

Este trabalho tem como função fazer uma análise sobre o percurso dialético promovido pela arte no interior da estética hegeliana. Desse modo, faz-se necessário acrescentar o papel primordial da história da arte, do movimento histórico desta como manifestação cultural de um povo, na qual as diversas formas de obra de arte representam a tentativa de adequar o conteúdo espiritual à forma material. Hegel, dessa forma, entende a unidade histórica, portanto dialética, como unidade da ideia. Além do mais, o filósofo acredita que o conhecimento que o espírito possui de si mesmo só é possível a partir da sua efetividade entendida como verdade. A análise tem como principal recurso Os cursos de Estética, nos quais Hegel expõe de maneira minuciosa a trajetória do espírito, desde o mundo prosaico até sua elevação e representação através do conteúdo artístico.

Palavras-chave: Hegel. Dialética. Movimento. Arte.

Downloads 3993  3993  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Contradictio  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/contradictio/issue/view/1233
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