Categoria: Filosofia Artigos |
Utilitarismo Kantiano?  |
Versão: PDF Atualização: 3/9/2013 |
Descrição:
DALL'AGNOL, Darlei
No recente ensaio "Could Kant Have Been a Utilitarian", Hare insistiu, mais uma vez, na compatibilidade entre a ética kantiana e o utilitarismo (cf. 2000: 147s.; ver também: 1963: 124; 1981: 4; 1993: 187). Na comunicação apresentada na última ANPOF, tentei argumentar que a outra sugestão de Hare, feita também naquele artigo, a saber, que Kant poderia ter sido um utilitarista é enganadora (cf. Dall’Agnol 2000b: 39). Uma razão para pensar assim é que mesmo que na ética kantiana exista, como Hare corretamente salientou, uma preocupação com a felicidade alheia, esta é apenas um dever imperfeito, isto é, seu não cumprimento não produz culpa, mas apenas mostra uma deficiência no valor moral do agente (MS: 390).
Palavras-chave: Utilitarismo. Kant. Ética.
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Categoria: Filosofia Artigos |
O “Conhecimento em geral” nos Juízos de Conhecimento Empíricos e nos Juízos de Gosto Puros  |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
BRADL, Beate
O “Conhecimento em geral” nos Juízos de Conhecimento Empíricos e nos Juízos de Gosto Puros: Reflexões sobre o Parágrafo 21 da Crítica do Juízo. A estética filosófica é, para Kant, uma teoria dos juízos puros de gosto, da forma ‘este X é belo’, e daquele julgar que toma por base o juízo dos objetos belos a partir de uma capacidade de gosto própria do ser humano. Em consequência disso, Kant trata os juízos de gosto como um tipo particular de juízo. Quando consideramos a beleza num objeto, nós conhecemos isso de um modo não conceitual. Mais exatamente, o juízo se relaciona apenas ao sujeito e afirma que este, no encontro com o objeto, sente um sentimento de prazer. Um tal juízo que, num primeiro momento, nada informa acerca do objeto, mas sobre o estado momentâneo de um sujeito, é chamado por Kant de juízo estético.
Palavras-chave: Crítica do juízo. Kant. Juízos. Teoria do conhecimento.
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Categoria: Filosofia Artigos |
O Futebol é o ópio do povo?  |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
BRASILIO, Wilson; GERBER, João
Este artigo pretende colocar em discussão a manipulação das grandes corporações televisivas junto à sociedade, como foco do problema, a massificação do produto futebol, utilizado como valiosa mercadoria que atende perfeitamente a lógica do capital, pois, assim se perpetuou durante muitos anos como forma prazerosa de lazer que faz esquecer todas as dificuldades da vida, quem quer se preocupar? Melhor nos entregarmos ao real quase irreal e espetaculoso mundo criado pela mídia. O prazer momentâneo incutido no futebol não acontece apenas com implicações pacificas e tranquilas, muitos problemas surgem do fanatismo exacerbado da população, além de desviar a atenção de milhões de alienados para questões importantes como a educação e a saúde que acabam sendo deixadas para segundo plano.
Palavras-chave: Futebol. Ópio. Alienação. Mídia. Devoção. Ideologia.
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