Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A re-territorialização do Sagrado no contexto urbanístico de Campo Grande - MS  |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
CASTILHO, Maria Augusta de; CHAPARRO, Yan Leite
Este trabalho procura expressar uma análise em relação ao fenômeno de re-territorialização na cidade de Campo Grande, MS, observando novas composições de lugares sagrados no cotidiano urbano, refletindo sobre a questão de subjetividade, território, cultura, desenvolvimento local e o simbólico. O estudo destaca dois aspectos importantes: a relação do crescimento demográfico da cidade junto ao movimento dessas novas igrejas e a composição subjetiva entre sagrado e urbano. A vida de uma coletividade envolve crenças que se revelam nas condutas e se materializam nas formas espaciais do cotidiano vivido, o que inclui a valorização, não só da dimensão simbólica – significativa dessas condutas –, como também da dimensão material, reveladora dessas crenças e condutas.
Palavras-chave: Sagrado. Simbólico. Re-territorialização.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Educação e instituições religiosas  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio
Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.
Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Os penitentes do senhor dos passos, diversidade e identidade na religiosidade polular  |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
BITTENCOURT JR, Antonio
A procissão do Senhor dos Passos é celebrada no segundo sábado e domingo da quaresma1 quando uma multidão de fiéis se aglomera nas estreitas e tortuosas ruas da centenária cidade de São Cristóvão, no Estado de Sergipe. Dentre os participantes da procissão do Senhor dos Passos, destacamos pelo seu caráter ímpar, os penitentes, promesseiros que inspirados na própria imagem do Senhor dos Passos que é uma representação de Jesus Cristo a caminho do calvário, acreditam que é através da dor, do sofrimento, da privação ou da exposição pública da sua fragilidade, que se manifesta mais verdadeiramente a expressão da fé. O estudo da Procissão dos Penitentes do Senhor dos Passos pretende contribuir para a reafirmação do caráter multifuncional das manifestações do universo religioso popular.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves
Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.
Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação. Cultura popular.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Conversão do olhar: contribuições da história cultural para análise do campo religioso brasileiro co  |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
PROENÇA, Wander de Lara
Intensas remodelações processadas no cenário religioso brasileiro contemporâneo inauguraram práticas, promoveram rupturas e redefiniram novas tipologias de experiências com o sagrado. Esse quadro passou a exigir novas abordagens explicativas e revisão de categorias conceituais classicamente empregadas pelas diferentes áreas de conhecimento voltadas a este tipo de análise. Tomando a Igreja Universal do Reino de Deus como referência dessas transformações, e buscando realizar o que Pierre Bourdieu denomina “conversão epistemológica do olhar”, o presente artigo objetiva apresentar contribuições da História Cultural para uma investigação dos elementos mais consistentes que historicamente dão sustentação a tais práticas, superando, assim, as opiniões precipitadas ou generalizantes sobre esse movimento. Em um eficiente processo de apropriação e ressignificação, em aparente ambiguidade, apresentam-se, ainda, diferentes dimensões em que, ao combater práticas católicas e, principalmente, as religiões afro-brasileiras, o segmento iurdiano retraduz em seu favor um substrato cultural-religioso responsável por lhe conferir projeção majoritária no campo.
Palavras-chave: Campo religioso brasileiro. Igreja Universal do Reino de Deus. História Cultural. Conversão epistemológica.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Fé de Habermas e Descrença de Ratzinger: ciências naturais e estado entre conservadorismo e moderniz  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TESTA, Fernando Gregianin
Com o atual advento do que foi chamado de novo ateísmo, o debate sobre a validade da religião como conhecimento ressurge com força, virulência e panfletagem. Trata-se, no entanto, da reedição de uma discussão mais antiga que ocorre no interior de um processo que é entendido como modernização. Este processo modernizador se alimenta por um lado, do sucesso do método em campo científico-tecnológico projetando-o para fora do seu campo de origem, e, por outro, da negação do passado humano em suas instituições tradicionais. Pretende, assim, reconstruir a sociedade em outras bases e, em suas versões mais otimistas, resolvê-la. Assim, a modernização da sociedade consome as instituições pré-modernas e isto se reflete no diálogo entre as ciências naturais e teologia. Joseph Ratzinger argumenta que não se pode dar primazia à razão prescindindo da contribuição das outras formas de vida. Para isso usa um argumento cético-empírico: os estados e a maioria podem produzir a violência e a ciência pode produzir a bomba e, hoje, a manipulação de seres humanos. Logo, tentaremos entender o que é que Habermas entende por modernização, o que acontece filosoficamente na criação da ciência no início da modernidade, a influência que esta teve na constituição dos estados, a crítica de Ratzinger a esta influência e a discussão sobre o novo ateísmo.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei  |
Versão: pdf Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. e LUI, Janayna de Alencar.
Resumo: O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
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