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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo Tupiniquim, Modernidade e Democracia: limites e tensões da(s) identidade(s) evangélic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CERVEIRA, Sandro Amadeu

Esse trabalho pretende apresentar elementos para o debate a respeito da identificação do ser evangélico no Brasil contemporâneo a partir de uma perspectiva político relacional de identidade. Exploramos alguns elementos sociológicos comuns à maioria das comunidades evangélicas, analisados utilizando a noção de seita como concebida por Weber e Troeltsch. Sem pretensões de descrever minuciosa e exaustivamente os elementos litúrgicos ou doutrinários das muitas denominações evangélicas, propõe-se que essa forma específica de organização eclesiástica sectária, marcada pelo conversionismo, denominacionalismo e condição minoritária, deve ser levada em consideração no esforço analítico sobre a identidade evangélica no Brasil. O foco do trabalho, portanto, concentra-se na interação entre o jogo de forças envolvido na construção dessa identidade e os processos de modernização e democratização.

Palavras-chave: Evangélicos. Identidade. Seita. Modernização. Democracia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo, Modernização e Estado Leigo: Luteranos confessionais entre a ortodoxia e a laicidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff

O protestantismo é regularmente identificado a processos de modernização, quer seja como padrão e controle disciplinadores de condutas, quer como um passo geral rumo à livre escolha religiosa e, conseqüentemente, à individuação moderna. Tal pré-concepção pode, todavia, embaçar a vista de quem observa algumas manifestações protestantes, eminentemente aquelas ortodoxas ou fundamentalistas. Pretendo aqui, a partir da análise de um episódio que envolveu, ao redor da discussão sobre ensino religioso e ensino laico nos anos 1930, o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a Coligação Pró-Estado Leigo, problematizar tais ligações naturalizadas entre protestantismo e modernização. A estrutura ortodoxa que permeava os discursos e práticas daqueles protestantes luteranos, ainda que os tenha levado a sustentar a separação entre Igreja e Estado, diferia em muito do que hoje se possa compreender como modernização ou processos de individuação. Em se falando em protestantismo e modernização, se faz necessário um olhar complexo e contextualizado por sobre um fenômeno que é plural.

Palavras-chave: Protestantismo. Luteranismo confessional. Modernização.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Psiquê nos Domínios do Demônio – um olhar sobre a relação entre exorcismo e cura em um grupo de mulh Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIMENTEL, Fernanda da Silva

Este artigo trata do estudo da relação entre o exorcismo praticado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e a cura psíquica. Apesar de vários autores e pesquisadores já terem se dedicado a estudos sobre essa denominação religiosa a partir do tripé cura, exorcismo e prosperidade, bem como sobre papel feminino na IURD, até o momento não foram encontrados estudos relacionando especificamente a chamada "Sessão de Descarrego" com a cura de problemas psíquicos. Realizamos uma pesquisa de campo com freqüentadoras, de diferentes idades, da Igreja Universal; mulheres que apresentaram queixas relacionadas a questões de ordem psíquica e que passaram por um ou mais rituais de exorcismo dentro da IURD. O enfoque utilizado para a discussão dos dados obtidos foi o psicológico, trabalhando conceitos da Psicologia Analítica.

Palavras-chave: Exorcismo. Demônio. Cura. Feminino.

Downloads 724  724  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2005/t_pimentel.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pureza Nagô e Nações Africanas no Tambor de Mina do Maranhão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERRETTI, Mundicarmo

O Maranhão é conhecido como principal centro de preservação da cultura jeje-dahomeana do Brasil, embora a maioria dos terreiros de mina reproduza principalmente o modelo da Casa de Nagô e não o da Casa das Minas (jeje). A primeira, apesar de tradicionalista e fundada por africanas, distancia-se do candomblé da Bahia e goza de menor prestígio do que a Casa das Minas. Os outros terreiros da capital maranhense que cultuam entidades africanas originaram-se direta ou indiretamente da Casa de Nagô ou de terreiros de outras “nações” já desaparecidos. Os demais terreiros de São Luís foram abertos para entidades espirituais não africanas (caboclas), principalmente por curadores ou pajés, geralmente procurando fugir à discriminação de que eram alvo. Apesar da Casa das Minas não ter autorizado o funcionamento ou reconhecido outra casa mina-jeje, alguns terreiros de mina que também cultuam voduns do Daomé, procuram se legitimar no campo religioso afro-brasileiro afirmando possuir alguma ligação com ela ou com suas fundadoras africanas. Nesse trabalho se analisa a construção da identidade jeje da Casa Fanti-Ashanti e o filme documentário Atlântico Negro - Na rota dos orixás, de Renato Barbieri, onde ela é apresentada como a representante da cultura do Dahomé no Brasil.

Downloads 3657  3657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2170
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Prática docente na Educação Superior: um estudo sobre a formação do professor de Ensino Religioso no Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Devison Amorim do

Este estudo pretende demonstrar, segundo a opinião dos egressos, se as práticas dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião da UEPA proporcionam subsídios para a formação de professores de Ensino Religioso capacitados para atuar na disciplina. Ou seja, visa esclarecer se as estratégias formativas e o domínio de conteúdo dos docentes estão, realmente, como prevê o Projeto Pedagógico do Curso, formando profissionais capazes de transpor os conteúdos apreendidos no curso para as aulas de ER, de maneira a proporcionar aos educandos o conhecimento do fenômeno religioso de maneira proveitosa e significativa. Em outras palavras, investigo se os professores de Ensino Religioso estão saindo do Curso de Ciências da Religião da UEPA munidos dos dois pilares necessários para nortear uma boa prática de ER, haja vista que para isso é mister que o profissional tenha domínio tanto dos conteúdos epistemológicos do fenômeno religioso quanto dos aspectos pedagógicos para atuar na área da docência. A investigação traz, ainda, em seu bojo, informações a respeito da história do Ensino Religioso no Brasil, no Pará e sobre a criação do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da UEPA. Além de explanar sobre os aspectos legais da disciplina supramencionada e das formas equivocadas que vem sendo desenvolvidas ao longo de sua trajetória.

Palavras-chave: Prática e Formação Docente. Curso de Ciências da Religião. Ensino Religioso.

Downloads 6517  6517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=146105
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práticas Mágicas e Bruxaria entre as Pomeranas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAHIA, Joana

Este trabalho pretende analisar as práticas mágicas que acompanham os principais ritos de passagem e as acusações de bruxaria que marcam o cotidiano dos imigrantes pomeranos, trabalhadores rurais de origem alemã vindos do Norte da Alemanha, que chegaram ao país no ano de 1870 e se localizam atualmente na região cenrtro-sul do Estado do Espírito Santo. Dentre os ritos de passagem, destaco as práticas mágicas que precedem o nascimento das crianças, o casamento e a importância das mulheres na condução das palavras e atos que marcam estes momentos da vida social de extrema importância para o grupo repensar a sua reprodução étnica e social. Cabe ressaltar a significação que as pomeranas possuem nos relatos de bruxaria expressos pela comunidade nos momentos “chave” para o entendimento das etapas de reorganização social e econômica desta parcela do campesinato, tais como: divisão e transmissão da herança e do patrimônio entre os membros da família, períodos de intensa atividade econômica (colheitas de café) e a distribuição das tarefas no interior da “household”.

Downloads 1274  1274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2164
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práxis educativa no Ensino Religioso - confluência entre epistemologia e didática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANDENBURG, Laude Erandi

O trabalho enfoca a área do Ensino Religioso na perspectiva da relação entre a epistemologia e a didática que se concretiza na prática do currículo escolar na escola pública. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas e práticas no Ensino Religioso na rede estadual de escolas do Rio Grande do Sul, já concluída, e de uma pesquisa em andamento que faz um olhar para a mesma temática no âmbito municipal. Enfoca a problemática do Ensino Religioso e não ignora a polêmica que envolve seu reconhecimento como área de conhecimento, mas aponta possibilidades de práticas no cotidiano escolar, a partir de concepções epistemológicas a ela pertinentes. O respeito à diversidade religiosa, a articulação entre identidade e diferença, a convivência respeitosa e alteridade e o desenvolvimento da tolerância e resolução de conflitos evidenciam-se como concepções fundamentais. Esses princípios são resultados da manifestação de estudantes, docentes, direções de escola, setores de apoio como Conselho do Ensino Religioso - CONER, Coordenadorias de educação e Secretaria de Educação em consonância com o referencial bibliográfico da pesquisa. Inicialmente é feita a contextualização do assunto e caracteriza-se o Ensino Religioso como área de conhecimento. Em seguida aborda-se o lugar do Ensino Religioso no currículo e sua abordagem no cotidiano escolar através de uma didática específica conectada com os princípios epistemológicos que orientam a área do Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Práxis educativa. Concepções epistemológicas. Práticas no Ensino Religioso.

Downloads 2271  2271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pressupostos para a abordagem semiótica da imagem religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORTOLOTTI, Ricardo Gião

A análise da imagem, nas suas mais diversas modalidades e concreções, atraiu renomados pensadores da arte, bem como filósofos, preocupados com a percepção estética. Discípulos de Saussure, na vertente dual da semiótica, realizaram trabalhos de peso na área, como bem notamos na trajetória de Barthes. Com efeito, por mais fecunda que se apresente essa semiótica, parece que não ultrapassa o domínio que a teoria de Peirce nos legou. Com sua estrutura lógico-triádica, amplia o campo da análise, possibilitando, ao crítico, um recorte de elementos do fenômeno conforme a tríade de suas categorias fenomenológicas, as quais combinam a qualidade, a existência e a lei, num mosaico em que, por sua vez, participam a representação, o objeto e o interpretante. Em outros termos, a semiótica peirceana, com sua noção de signo, fornece elementos para a análise da imagem, tomando o signo em si mesmo, na sua relação com o objeto e na sua relação com alguma idéia interpretante, criada na mente de alguém.

Downloads 568  568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por que ensinar sobre religião na sala de aula? Uma abordagem pragmatista face ao Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FIGUEIRA, Eulálio

A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso.

Downloads 744  744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por uma geografia do sagrado Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.

O presente ensaio discute as limitações da Geografia da Religião tradicional e propõe um redimensionamento de seu objeto de pesquisa. Apresenta o sagrado como cerne da experiência religiosa. Propõe uma Geografia baseada na espacialidade do sagrado a partir de um ponto de vista relacional.

Downloads 840  840  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUPPER  Site http://www.geog.ufpr.br/nupper/artigos.html
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