Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Conversão do olhar: contribuições da história cultural para análise do campo religioso brasileiro co  |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
PROENÇA, Wander de Lara
Intensas remodelações processadas no cenário religioso brasileiro contemporâneo inauguraram práticas, promoveram rupturas e redefiniram novas tipologias de experiências com o sagrado. Esse quadro passou a exigir novas abordagens explicativas e revisão de categorias conceituais classicamente empregadas pelas diferentes áreas de conhecimento voltadas a este tipo de análise. Tomando a Igreja Universal do Reino de Deus como referência dessas transformações, e buscando realizar o que Pierre Bourdieu denomina “conversão epistemológica do olhar”, o presente artigo objetiva apresentar contribuições da História Cultural para uma investigação dos elementos mais consistentes que historicamente dão sustentação a tais práticas, superando, assim, as opiniões precipitadas ou generalizantes sobre esse movimento. Em um eficiente processo de apropriação e ressignificação, em aparente ambiguidade, apresentam-se, ainda, diferentes dimensões em que, ao combater práticas católicas e, principalmente, as religiões afro-brasileiras, o segmento iurdiano retraduz em seu favor um substrato cultural-religioso responsável por lhe conferir projeção majoritária no campo.
Palavras-chave: Campo religioso brasileiro. Igreja Universal do Reino de Deus. História Cultural. Conversão epistemológica.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Educação e instituições religiosas  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio
Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.
Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Doutrina Espírita e as mulheres  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
BUENO, Cléria Bittar
Este estudo analisa o papel que as mulheres desempenham no seio da Doutrina Espírita, comparando-o com as principais denominações religiosas dentro do Cristianismo. Para essa análise foi utilizada pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição de autores da Teologia Feminista, da Filosofia, da Psicologia, da História e da Doutrina Espírita. Verificou-se que a crítica da Teologia Feminista recai sobre a visão misógina e andrógina – fruto da mentalidade patriarcal - empregada na valoração e interpretação do papel das mulheres tanto nos textos sagrados, como no tratamento dispensado a elas pela Igreja de Roma e demais igrejas surgidas pós Cisma e Reforma. O estudo mostra que, em analogia às demais crenças cristãs, para os adeptos desta Doutrina, não há prerrogativas de um sexo sobre outro devido à crença na palingenesia (reencarnação), o que facultaria ao mesmo Espírito em evolução encarnar em corpos de diferentes sexos; e pelo fato de que não há uma classe sacerdotal, prerrogativa de poder para os homens.
Palavras-chave: Espiritismo. Feminino. Igrejas Cristãs. Equidade. Palingenesia.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves
Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.
Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação. Cultura popular.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A mesa do marrano: identidade e memória judaica no Brasil colonial  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
GONÇALVES, Edvaldo Sapia; GIMENEZ, José Carlos
O recorte espaço-temporal deste estudo é Portugal e o Brasil Colônia entre os anos de 1497 e 1773, período em que houve a distinção religiosa que ficou conhecida como “cristão-novo”, utilizada para designar os judeus convertidos ao catolicismo - foi chamado de “marrano” aquele que de forma velada continuava a praticar o judaísmo. Com apoio em fontes primárias e secundárias, investiga-se a alimentação do cristão-novo no Brasil colonial, que aqui é considerada como suporte da identidade e memória judaica que esteve ligada ao surgimento de uma história do judaísmo em nosso país. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que o complexo sistema jurídico e inquisitorial, edificado pela Coroa Portuguesa e pela Igreja Católica, com o manifesto propósito de discriminar e perseguir os cristãos-novos, não foi suficiente para impedir a permanência de tradições e práticas alimentares do judaísmo, e que estas também não ficaram totalmente impermeáveis à assimilação de uma rica oferta de novos alimentos e da diversidade cultural que o encontro de povos de diferentes origens pode mesclar.
Palavras-chave: História das Religiões. História da Alimentação. Inquisição.
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