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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Conversão do olhar: contribuições da história cultural para análise do campo religioso brasileiro co Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PROENÇA, Wander de Lara

Intensas remodelações processadas no cenário religioso brasileiro contemporâneo inauguraram práticas, promoveram rupturas e redefiniram novas tipologias de experiências com o sagrado. Esse quadro passou a exigir novas abordagens explicativas e revisão de categorias conceituais classicamente empregadas pelas diferentes áreas de conhecimento voltadas a este tipo de análise. Tomando a Igreja Universal do Reino de Deus como referência dessas transformações, e buscando realizar o que Pierre Bourdieu denomina “conversão epistemológica do olhar”, o presente artigo objetiva apresentar contribuições da História Cultural para uma investigação dos elementos mais consistentes que historicamente dão sustentação a tais práticas, superando, assim, as opiniões precipitadas ou generalizantes sobre esse movimento. Em um eficiente processo de apropriação e ressignificação, em aparente ambiguidade, apresentam-se, ainda, diferentes dimensões em que, ao combater práticas católicas e, principalmente, as religiões afro-brasileiras, o segmento iurdiano retraduz em seu favor um substrato cultural-religioso responsável por lhe conferir projeção majoritária no campo.

Palavras-chave: Campo religioso brasileiro. Igreja Universal do Reino de Deus. História Cultural. Conversão epistemológica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Educação e instituições religiosas  Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio

Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.

Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Doutrina Espírita e as mulheres  Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BUENO, Cléria Bittar

Este estudo analisa o papel que as mulheres desempenham no seio da Doutrina Espírita, comparando-o com as principais denominações religiosas dentro do Cristianismo. Para essa análise foi utilizada pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição de autores da Teologia Feminista, da Filosofia, da Psicologia, da História e da Doutrina Espírita. Verificou-se que a crítica da Teologia Feminista recai sobre a visão misógina e andrógina – fruto da mentalidade patriarcal - empregada na valoração e interpretação do papel das mulheres tanto nos textos sagrados, como no tratamento dispensado a elas pela Igreja de Roma e demais igrejas surgidas pós Cisma e Reforma. O estudo mostra que, em analogia às demais crenças cristãs, para os adeptos desta Doutrina, não há prerrogativas de um sexo sobre outro devido à crença na palingenesia (reencarnação), o que facultaria ao mesmo Espírito em evolução encarnar em corpos de diferentes sexos; e pelo fato de que não há uma classe sacerdotal, prerrogativa de poder para os homens.

Palavras-chave: Espiritismo. Feminino. Igrejas Cristãs. Equidade. Palingenesia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações  Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves

Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.

Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação.
Cultura popular.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O império e a Cruz: reflexos da teologia imperial romana na cristologia da Igreja primitiva Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
LIMA JÚNIOR, Francisco Chagas Vieira

O presente artigo aborda as manifestações de circularidade cultural e de resistência religiosa e simbólica existentes no contexto histórico do cristianismo inicial, face à expansão e hegemonia política e cultural do imperialismo romano imposto ao mundo mediterrâneo e judaico-cristão no primeiro século da Era Cristã, analisando como o antagonismo do movimento cristão em relação à religiosidade e a teologia pagã presentes no culto ao imperador romano contribuiu para o processo de formação do imaginário e da cristologia dentro das tradições que vieram a se cristalizar sob a forma dos evangelhos bíblicos.

Palavras-chave: Simbolismo. Imperialismo. Circularidade. Resistência. Cristologia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião e relações de gênero. Um olhar sobre as transformações de identidades e práticas sociais de Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BANDINI, Claudirene Aparecida de Paula

O presente artigo analisa as práticas sociais, as intrigas e as transformações de identidades mediante as relações de poder-dominação de gênero no interior da Igreja Pentecostal, a Assembleia de Deus. Por meio da combinação de técnicas de pesquisa da História Oral e da categoria relacional e histórica de gênero, será evidenciado como as práticas culturais das líderes têm gerado transformações e influenciado na reconstrução das identidades femininas pentecostais.

Palavras-chave: Religião. Gênero. Empoderamento social.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A mesa do marrano: identidade e memória judaica no Brasil colonial Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
GONÇALVES, Edvaldo Sapia; GIMENEZ, José Carlos

O recorte espaço-temporal deste estudo é Portugal e o Brasil Colônia entre os anos de 1497 e 1773, período em que houve a distinção religiosa que ficou conhecida como “cristão-novo”, utilizada para designar os judeus convertidos ao catolicismo - foi chamado de “marrano” aquele que de forma velada continuava a praticar o judaísmo. Com apoio em fontes primárias e secundárias, investiga-se a alimentação do cristão-novo no Brasil colonial, que aqui é considerada como suporte da identidade e memória judaica que esteve ligada ao surgimento de uma história do judaísmo em nosso país. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que o complexo sistema jurídico e inquisitorial, edificado pela Coroa Portuguesa e pela Igreja Católica, com o manifesto propósito de discriminar e perseguir os cristãos-novos, não foi suficiente para impedir a permanência de tradições e práticas alimentares do judaísmo, e que estas também não ficaram totalmente impermeáveis à assimilação de uma rica oferta de novos alimentos e da diversidade cultural que o encontro de povos de diferentes origens pode mesclar.

Palavras-chave: História das Religiões. História da Alimentação. Inquisição.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Rito de instituição e práticas religiosas em uma celebração ortodoxa ucraniana Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
TAMANINI, Paulo Augusto

Este artigo analisa os preparativos e o desenvolvimento da cerimônia de casamento de uma comunidade ortodoxa ucraniana, tendo como referencial teórico os Ritos de Instituição, pensados por Bourdieu. Para o autor, estas cerimônias apontam para a função social dos ritos de passagem e como eles servem para separar os que já passaram pelos ritos daqueles que ainda passarão. Sob este prisma, o casamento torna-se marcadores de identificação social e religiosa, em que há um antes e um depois, onde se consagra, legitima e naturaliza a diferença.

Palavras-chave: Rito de instituição. Práticas religiosas. Ortodoxos ucranianos. Casamento bizantino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Heresias na Idade Média: considerações sobre as fontes e discussão historiográfica Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BARROS, José D’Assunção

Este artigo busca elaborar uma visão panorâmica sobre as heresias, apresentando suas fontes e discussão historiográfica. Parte-se de uma discussão inicial sobre o conceito de “heresia” desde os antigos, acompanhando seu desenvolvimento no decurso da história medieval. Enfatizando os últimos períodos da Idade Média, inicia com uma apresentação das fontes medievais relacionadas às heresias e sua repressão sob a égide da Igreja Cristã do ocidente, seguida de uma discussão final sobre as heresias ao fim da Idade Média.

Palavras-chave: Heresia. Inquisição. Igreja Medieval.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Edile M. Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem se preocupado com uma formação específica que visa as necessidades dos professores, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. A partir 218 desenhos e frases foram investigadas as concepções de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. A utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante da investigação, pois demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. Os dados apontaram quatro concepções: Transmissão e desenvolvimento de valores, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e Área de conhecimento. Os riscos e rabiscos esboçam o desenho de uma mudança significativa para a história do ER no Paraná: a superação das aulas de religião catequéticas e a preocupação com conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

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