Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Tradição, mercado e poder: um estudo de caso das aproximações e conflitos entre o protestantismo his  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MENEZES, Jonathan
O campo religioso brasileiro dinamiza-se por sua constante mutação e plasticidade, e os historiadores, enfim, começam a preencher a lacuna que havia no âmbito da história sobre as religiões e religiosidades. No contexto em que crescem consideravelmente os trabalhos e pesquisas sobre esse fenômeno do campo social e cultural, que gravita em torno de práticas religiosas e representações do sagrado, denominado neopentecostalismo, a presente comunicação visa abordar a neopentecostalização das igrejas protestantes históricas, fato que, segundo apontam algumas pesquisas de estudiosos da religião, vem incrementando o patente colapso da identidade protestante, aliado à tão ponderada “crise das instituições tradicionais produtoras de sentido” na pós-modernidade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A ressignificação do discurso psiquiátrico no cotidiano de uma instituição disciplinar kardecista na  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PETERS, Carlos Eduardo Marotta
O espiritismo kardecista chegou ao Brasil no final do século XIX. Era visto, naquela época, como mais uma novidade cultural vinda da França, país de referência para a cultura burguesa que dava os seus primeiros passos no Brasil. O kardecismo, em essência, é uma doutrina religiosa que nasceu no contexto do cientificismo do século XIX. Trata-se de um pensamento que articula elementos do evolucionismo, do positivismo e de diversas concepções reencarnacionistas, advindas de antigas religiões orientais e da tradição filosófica greco-romana. Uma das novidades doutrinárias propostas pelo kardecismo foi a articulação de um discurso eminentemente religioso, preocupado com a evolução dos espíritos e com a possibilidade de contatos entre esses e o mundo dos vivos e o pensamento científico. As obras de Allan Kardec, considerado o decodificador do Espiritismo moderno, em função dessa junção, acabam por sacralizar os discursos científicos, colocando-os a serviço das revelações dos espíritos.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Restauração Católica, Educação e Cultura Escolar: Notas provisórias de uma pesquisa  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NERIS, Wheriston Silva
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o movimento reformador católico e a educação no Maranhão da segunda metade do século XIX, apoiando a perspectiva adotada no estudo das afinidades entre formação cultural e história do pensamento católico, entre história da educação e história cultural (FALCON, 2006). Consistindo em uma tentativa de avanço analítico com relação às conclusões do trabalho monográfico que apresentamos recentemente, concentramo-nos no papel da educação recebida pelos clérigos nas instituições educacionais onde eram formados (Seminário das Mercês e de Santo Antônio) com a finalidade de não apenas situá-las em uma configuração social de conjunto, donde se poderia observar a transversalidade em relação às diversas instituições e âmbitos formativos naquele período, como também entender de que maneira elas geravam efeitos imprevisíveis engendrados pelo seu próprio funcionamento e não diretamente explicáveis através das normas e programas rígidos adotados. Assim sendo, apoiamos o referido estudo nas contribuições dos trabalhos que tomam a cultura escolar como categoria de interpretação: Dominique Julia (2001), Antonio Vinao Frago (1995), André Chervel (1990), Vincent; Lahire & Thin (2001), Faria Filho (2000; 2004).
Palavras-chave: Maranhão. Restauração Católica. Educação. Cultura Escolar.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A mesa do marrano: identidade e memória judaica no Brasil colonial  |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
GONÇALVES, Edvaldo Sapia; GIMENEZ, José Carlos
O recorte espaço-temporal deste estudo é Portugal e o Brasil Colônia entre os anos de 1497 e 1773, período em que houve a distinção religiosa que ficou conhecida como “cristão-novo”, utilizada para designar os judeus convertidos ao catolicismo - foi chamado de “marrano” aquele que de forma velada continuava a praticar o judaísmo. Com apoio em fontes primárias e secundárias, investiga-se a alimentação do cristão-novo no Brasil colonial, que aqui é considerada como suporte da identidade e memória judaica que esteve ligada ao surgimento de uma história do judaísmo em nosso país. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que o complexo sistema jurídico e inquisitorial, edificado pela Coroa Portuguesa e pela Igreja Católica, com o manifesto propósito de discriminar e perseguir os cristãos-novos, não foi suficiente para impedir a permanência de tradições e práticas alimentares do judaísmo, e que estas também não ficaram totalmente impermeáveis à assimilação de uma rica oferta de novos alimentos e da diversidade cultural que o encontro de povos de diferentes origens pode mesclar.
Palavras-chave: História das Religiões. História da Alimentação. Inquisição.
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