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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As disputas de Amanguchi: Testemunhos do diálogo entre Cristianismo e Budismo em meados do século XV Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
VENTURA, Ricardo

A formulação vaga e esquemática dos relatos das disputas de Amanguchi testemunha, de forma inequívoca, as dificuldades sentidas nestes contatos, não só ao nível linguístico, mas também ao nível da apreensão de conceitos doutrinais básicos. Não deverá, pois, causar estranheza que todos os comentários surjam aqui elaborados sob perspectiva da teologia tomista e que os missionários tenham adaptado essa terminologia para tentar expor concepções budistas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Análise de uma Devoção: Repensando os Elementos Interpretativos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELLO, Adilson da Silva

O presente artigo pretende discutir o processo de configuração de uma curandeira no município Cunha, interior do Estado de São Paulo. Preocupado com os meandros deste processo o autor busca na História, na Sociologia e na Antropologia elementos teóricos capazes de trazer uma interpretação próxima da realidade pesquisada. O artigo trata da devoção ainda presente naquele município e das formas imaginárias de lidar com a devoção no universo católico daquela realidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Tradição, mercado e poder: um estudo de caso das aproximações e conflitos entre o protestantismo his Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MENEZES, Jonathan

O campo religioso brasileiro dinamiza-se por sua constante mutação e plasticidade, e os historiadores, enfim, começam a preencher a lacuna que havia no âmbito da história sobre as religiões e religiosidades. No contexto em que crescem consideravelmente os trabalhos e pesquisas sobre esse fenômeno do campo social e cultural, que gravita em torno de práticas religiosas e representações do sagrado, denominado neopentecostalismo, a presente comunicação visa abordar a neopentecostalização das igrejas protestantes históricas, fato que, segundo apontam algumas pesquisas de estudiosos da religião, vem incrementando o patente colapso da identidade protestante, aliado à tão ponderada “crise das instituições tradicionais produtoras de sentido” na pós-modernidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A ressignificação do discurso psiquiátrico no cotidiano de uma instituição disciplinar kardecista na Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PETERS, Carlos Eduardo Marotta

O espiritismo kardecista chegou ao Brasil no final do século XIX. Era visto, naquela época, como mais uma novidade cultural vinda da França, país de referência para a cultura burguesa que dava os seus primeiros passos no Brasil. O kardecismo, em essência, é uma doutrina religiosa que nasceu no contexto do cientificismo do século XIX. Trata-se de um pensamento que articula elementos do evolucionismo, do positivismo e de diversas concepções reencarnacionistas, advindas de antigas religiões orientais e da tradição filosófica greco-romana. Uma das novidades doutrinárias propostas pelo kardecismo foi a articulação de um discurso eminentemente religioso, preocupado com a evolução dos espíritos e com a possibilidade de contatos entre esses e o mundo dos vivos e o pensamento científico. As obras de Allan Kardec, considerado o decodificador do Espiritismo moderno, em função dessa junção, acabam por sacralizar os discursos científicos, colocando-os a serviço das revelações dos espíritos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Restauração Católica, Educação e Cultura Escolar: Notas provisórias de uma pesquisa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NERIS, Wheriston Silva

O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o movimento reformador católico e a educação no Maranhão da segunda metade do século XIX, apoiando a perspectiva adotada no estudo das afinidades entre formação cultural e história do pensamento católico, entre história da educação e história cultural (FALCON, 2006). Consistindo em uma tentativa de avanço analítico com relação às conclusões do trabalho monográfico que apresentamos recentemente, concentramo-nos no papel da educação recebida pelos clérigos nas instituições educacionais onde eram formados (Seminário das Mercês e de Santo Antônio) com a finalidade de não apenas situá-las em uma configuração social de conjunto, donde se poderia observar a transversalidade em relação às diversas instituições e âmbitos formativos naquele período, como também entender de que maneira elas geravam efeitos imprevisíveis engendrados pelo seu próprio funcionamento e não diretamente explicáveis através das normas e programas rígidos adotados. Assim sendo, apoiamos o referido estudo nas contribuições dos trabalhos que tomam a cultura escolar como categoria de interpretação: Dominique Julia (2001), Antonio Vinao Frago (1995), André Chervel (1990), Vincent; Lahire & Thin (2001), Faria Filho (2000; 2004).

Palavras-chave: Maranhão. Restauração Católica. Educação. Cultura Escolar.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A metrópole como expressão simbólica da religião da razão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GAFFO, Leandro

Não se trata de comparar religião e ciência, mas de perceber a estreita semelhança que ambas têm com o transcendente, ainda que, pelo menos no segundo caso, esta transcendência seja apenas uma projeção.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Prendimento e Desprendimento activo considerações de António Sérgio acerca do Budismo Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
PINHO, Romana Valente

Sérgio interpreta as teorias de Buda a partir das suas leituras anterianas e, especificamente, a partir das perspectivas budistas que Antero de Quental defende na sua obra. Um dos textos onde Antônio Sérgio mais discorre sobre o Budismo é Um problema Anteriano (Sobre a Ideia e a Realidade de Desprendimento Activo na Peregrinação Moral do Autor dos Sonetos), de 1943. Escrito em jeito de diálogo por considerar que, dessa forma, seria mais acessível ao grande público, o autor apresenta quatro interlocutores que inicialmente se mostram dispostos a debater as Cartas de Antero de Quental.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O contexto pluralista para a formação do professor de ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa

O pluralismo religioso no Brasil é cada vez mais explícito, sobretudo no que diz respeito ao processo de busca de algo que transcenda o ser humano. Nesta perspectiva, não apenas a mobilidade entre as opções de pertença a religiões, de modo particular a desinstituicionalização religiosa dos brasileiros, está sendo analisada, mas, neste contexto, está sendo estruturado um novo modelo de ensino religioso que contribua na discussão do aspecto religioso presente nas pessoas e na sociedade deste país.

Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Brasil. Movimentos Religiosos. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Êxtase Místico e Desejo de Deus como Distância no Caminho: o Mahasin Al-Majalis de Ibn Al Arif de Al Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MACEDO, Cecilia Cintra Cavaleiro de

Abu-l-Abbás Ibn Al-Arif (m. 536/1141) foi um místico muçulmano da cidade de Almeria. Esta região já era conhecida em sua época como um centro importante espiritual em Al-Andalus. Muitos anos antes, fugindo das perseguições das quais eram alvo, para lá se dirigiram os últimos discípulos da escola de Ibn Masarra de Córdoba, tendo estabelecido uma tariqa em Pechina. Almeria foi também o lar de um importante mestre sufi que angariou extrema projeção e apoio populares: Mohamed Ibn Isa de Elvira, asceta que, pelas ruas e praças da cidade, alardeava seu conhecimento da Unidade essencial (Tawhid).

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A mesa do marrano: identidade e memória judaica no Brasil colonial Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
GONÇALVES, Edvaldo Sapia; GIMENEZ, José Carlos

O recorte espaço-temporal deste estudo é Portugal e o Brasil Colônia entre os anos de 1497 e 1773, período em que houve a distinção religiosa que ficou conhecida como “cristão-novo”, utilizada para designar os judeus convertidos ao catolicismo - foi chamado de “marrano” aquele que de forma velada continuava a praticar o judaísmo. Com apoio em fontes primárias e secundárias, investiga-se a alimentação do cristão-novo no Brasil colonial, que aqui é considerada como suporte da identidade e memória judaica que esteve ligada ao surgimento de uma história do judaísmo em nosso país. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que o complexo sistema jurídico e inquisitorial, edificado pela Coroa Portuguesa e pela Igreja Católica, com o manifesto propósito de discriminar e perseguir os cristãos-novos, não foi suficiente para impedir a permanência de tradições e práticas alimentares do judaísmo, e que estas também não ficaram totalmente impermeáveis à assimilação de uma rica oferta de novos alimentos e da diversidade cultural que o encontro de povos de diferentes origens pode mesclar.

Palavras-chave: História das Religiões. História da Alimentação. Inquisição.

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