Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O mito como contribuição na educação humana  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRASIL, Elizandra dos Santos; DMENGEON, Ivone de Lourdes
O presente estudo sobre mito e Ensino Religioso, vem contribuir para que o leitor permita-se a oportunidade de construir uma análise comparativa própria e coletiva a respeito do mito na vida humana, mais precisamente dentro da dimensão religiosa. Todo desenvolvimento integral de que o ser humano é protagonista ou não, passa por representações abstratas, as quais tornam possível a ele portar-se diante da vida de maneira a extrair da sua experiência terrena, uma fagulha que o sustente para o sentido buscado como resultado das inquietações que estão encerradas desde antes de sua existência no mais profundo do seu ser. Toda pessoa mostra-se como que através de um véu. Traz em si parte de mistério e Do Mistério, da Transcendência. Sua dinamicidade se move de maneira excepcional, que às vezes foge de um instante de vislumbramento diante da maravilha que se é e que se pode vir a ser. E é com o objetivo de parar, entender-se, compreender os outros e o Outro que este momento de reflexão se faz propício.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Mistério. Sentido. Mito. Respeito.
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5722 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A celebração da Páscoa judaica e as tradições culturais - simbologia e significado  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TOMAZ, Paulo César; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo
A Páscoa Judaica ou Pêssach é uma festa religiosa comemorada pelo povo judeu, evocando a passagem da escravidão no Egito para a condição de liberdade, conforme evento descrito na Torah (Livro Sagrado dos Judeus). Essa festa religiosa é comemorada anualmente pelos judeus em todo o mundo, sendo sua presença também observada por seus descendentes aqui no Brasil através das Sinagogas Judaicas, como a do Centro Israelita do Paraná (CIP) em Curitiba, por exemplo. A festa reúne todos os anos, durante o mês de abril, as famílias e os amigos em torno da mesa de Pêssach, onde se segue um cuidadoso ritual de preparação com orações e uma culinária específica para a ocasião. Tal celebração religiosa faz parte integrante do patrimônio cultural brasileiro, o qual merece ser conhecido e estudado em sua simbologia e significado, embora o governo brasileiro, desde a década de 1930, não tenha priorizado as contribuições dos imigrantes na formação cultural brasileira.
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5912 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Prática docente na Educação Superior: um estudo sobre a formação do professor de Ensino Religioso no  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Devison Amorim do
Este estudo pretende demonstrar, segundo a opinião dos egressos, se as práticas dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião da UEPA proporcionam subsídios para a formação de professores de Ensino Religioso capacitados para atuar na disciplina. Ou seja, visa esclarecer se as estratégias formativas e o domínio de conteúdo dos docentes estão, realmente, como prevê o Projeto Pedagógico do Curso, formando profissionais capazes de transpor os conteúdos apreendidos no curso para as aulas de ER, de maneira a proporcionar aos educandos o conhecimento do fenômeno religioso de maneira proveitosa e significativa. Em outras palavras, investigo se os professores de Ensino Religioso estão saindo do Curso de Ciências da Religião da UEPA munidos dos dois pilares necessários para nortear uma boa prática de ER, haja vista que para isso é mister que o profissional tenha domínio tanto dos conteúdos epistemológicos do fenômeno religioso quanto dos aspectos pedagógicos para atuar na área da docência. A investigação traz, ainda, em seu bojo, informações a respeito da história do Ensino Religioso no Brasil, no Pará e sobre a criação do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da UEPA. Além de explanar sobre os aspectos legais da disciplina supramencionada e das formas equivocadas que vem sendo desenvolvidas ao longo de sua trajetória.
Palavras-chave: Prática e Formação Docente. Curso de Ciências da Religião. Ensino Religioso.
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6402 0 bytes http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=146105 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religião e Política na Fronteira: desinstitucionalização e deslocamento numa relação historicamente  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BURITY, Joanildo A.
Este trabalho passa em revista o debate contemporâneo sobre as novas fronteiras entre religião e política, destacando os limites da concepção liberal clássica, que animou e ainda anima boa parte dos trabalhos sobre o tema, notadamente os de cunho mais normativo. A nova situação aponta para uma configuração do religioso que opera segundo uma lógica de deslocamento de fronteiras e ressignificação ou redescrição de práticas. O efeito contraditório mais marcante destes dois processos é o de que o aprofundamento da experiência religiosa como algo pessoal, individual, íntimo se dá ao par com uma desprivatização ou publicização do religioso. Não se tratando de uma deontologia da relação religião/política, mas uma construção histórica de longa data da qual a solução liberal é apenas um capítulo, argumenta-se que mudanças históricas, ocorridas particularmente a partir dos anos 80, contribuíram para redefinir a fronteira público/privado de modo a alterar ou provocar um realinhamento na relação entre religião e política. A redefinição das fronteiras disdisdissolveu ou deslocou o sentido do político e do religioso - fundamentalmente desterritorializadores e, em parte, desinstitucionalizando-os.
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6863 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2001/t_burity.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Batalha Espiritual e o Erotismo  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BESSA, Daniela Borja
Neste trabalho será analisada a "batalha espiritual", forte movimento espiritual presente no neopentecostalismo brasileiro, mostrando sua relação com o erotismo. Mostramos que o feminino é objeto constante de demonização, seja do corpo, seja das palavras, seja das atitudes as mulheres. O movimento da batalha espiritual repreende não apenas a sensualidade (olhares, gestos e roupagem são razões para se suspeitar de possessões demoníacas), como também comportamentos femininos que estigmatiza como pouco adequados à mulher cristã (que deveria ser atrelada à submissão, à dependência, à docilidade). Entretanto, paradoxalmente, é o feminino o principal difusor do movimento da batalha espiritual. As mulheres são suas principais lideranças e suas ardorosas difusoras; de demonizadas, tornam-se soldados na batalha da moderna "caça às bruxas".
Palavras-chave: Batalha espiritual. Feminino. O demoníaco. Corpo.
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10899 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2006/t_bessa.htm |
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