Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ensino Religioso na educação infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: o q  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRANCO, Jordanna Castelo; CORSINO, Patrícia
Este artigo busca fazer uma análise dos conteúdos e das práticas de dez aulas de ensino religioso de turmas de Educação Infantil, de duas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que atendem crianças de quatro a seis anos de idade e como e o que as crianças significam dessas aulas. Foi observado que nas aulas, dadas de forma ritualizada, as crianças rezam, cantam, ouvem histórias bíblicas moralizantes e doutrinárias, aprendem a obediência e o bom comportamento. Mas suas falas e ações revelam seus modos singulares de ver o mundo, refratando o discurso das professoras.
Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino religioso. Desenvolvimento infantil. Valores morais. Práticas pedagógicas.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O mito como contribuição na educação humana  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRASIL, Elizandra dos Santos; DMENGEON, Ivone de Lourdes
O presente estudo sobre mito e Ensino Religioso, vem contribuir para que o leitor permita-se a oportunidade de construir uma análise comparativa própria e coletiva a respeito do mito na vida humana, mais precisamente dentro da dimensão religiosa. Todo desenvolvimento integral de que o ser humano é protagonista ou não, passa por representações abstratas, as quais tornam possível a ele portar-se diante da vida de maneira a extrair da sua experiência terrena, uma fagulha que o sustente para o sentido buscado como resultado das inquietações que estão encerradas desde antes de sua existência no mais profundo do seu ser. Toda pessoa mostra-se como que através de um véu. Traz em si parte de mistério e Do Mistério, da Transcendência. Sua dinamicidade se move de maneira excepcional, que às vezes foge de um instante de vislumbramento diante da maravilha que se é e que se pode vir a ser. E é com o objetivo de parar, entender-se, compreender os outros e o Outro que este momento de reflexão se faz propício.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Mistério. Sentido. Mito. Respeito.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A celebração da Páscoa judaica e as tradições culturais - simbologia e significado  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TOMAZ, Paulo César; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo
A Páscoa Judaica ou Pêssach é uma festa religiosa comemorada pelo povo judeu, evocando a passagem da escravidão no Egito para a condição de liberdade, conforme evento descrito na Torah (Livro Sagrado dos Judeus). Essa festa religiosa é comemorada anualmente pelos judeus em todo o mundo, sendo sua presença também observada por seus descendentes aqui no Brasil através das Sinagogas Judaicas, como a do Centro Israelita do Paraná (CIP) em Curitiba, por exemplo. A festa reúne todos os anos, durante o mês de abril, as famílias e os amigos em torno da mesa de Pêssach, onde se segue um cuidadoso ritual de preparação com orações e uma culinária específica para a ocasião. Tal celebração religiosa faz parte integrante do patrimônio cultural brasileiro, o qual merece ser conhecido e estudado em sua simbologia e significado, embora o governo brasileiro, desde a década de 1930, não tenha priorizado as contribuições dos imigrantes na formação cultural brasileira.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Na Igreja, nas Casas e nas Ruas: Estratégias de Expansão e Participação na Visão Celular no Governo  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Eliana Santos
Os últimos trinta anos do século XX provocaram mudanças radicais na configuração mundial representadas principalmente pelo avanço do capitalismo globalizado e das tecnologias sobretudo nas áreas de informática e telecomunicações. Como não poderia deixar de ser, a religião não escapa a estas transformações econômicas, políticas e sócio-culturais que perpassam toda a sociedade, ela acompanha as mudanças sociais tentando ajustar-se, adaptar-se a novas situações e novas demandas. Surgida neste contexto de transformações vivenciadas no protestantismo dos últimos anos, o movimento chamado de Visão Celular no Governo dos 12 abriga em si muitas das práticas difundidas entre os protestantes na contemporaneidade, como a adoção de modelos de gestão eclesiástica do tipo empresarial, a ênfase na guerra espiritual e a promoção de marchas. Esta comunicação tem como objetivo discutir algumas práticas e representações presentes neste novo movimento religioso surgido no meio protestante, privilegiando os aspectos sócio-políticos e tendo como campo empírico a cidade de Salvador na Bahia. Numa perspectiva da sociologia da religião , temos como referenciais teóricos Max Weber e Pierre Bourdieu.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Prática docente na Educação Superior: um estudo sobre a formação do professor de Ensino Religioso no  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Devison Amorim do
Este estudo pretende demonstrar, segundo a opinião dos egressos, se as práticas dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião da UEPA proporcionam subsídios para a formação de professores de Ensino Religioso capacitados para atuar na disciplina. Ou seja, visa esclarecer se as estratégias formativas e o domínio de conteúdo dos docentes estão, realmente, como prevê o Projeto Pedagógico do Curso, formando profissionais capazes de transpor os conteúdos apreendidos no curso para as aulas de ER, de maneira a proporcionar aos educandos o conhecimento do fenômeno religioso de maneira proveitosa e significativa. Em outras palavras, investigo se os professores de Ensino Religioso estão saindo do Curso de Ciências da Religião da UEPA munidos dos dois pilares necessários para nortear uma boa prática de ER, haja vista que para isso é mister que o profissional tenha domínio tanto dos conteúdos epistemológicos do fenômeno religioso quanto dos aspectos pedagógicos para atuar na área da docência. A investigação traz, ainda, em seu bojo, informações a respeito da história do Ensino Religioso no Brasil, no Pará e sobre a criação do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da UEPA. Além de explanar sobre os aspectos legais da disciplina supramencionada e das formas equivocadas que vem sendo desenvolvidas ao longo de sua trajetória.
Palavras-chave: Prática e Formação Docente. Curso de Ciências da Religião. Ensino Religioso.
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