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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!SANTO DAIME: UM SACRAMENTO CRISTÃO EM FORMAÇÃO Popular Versão: pdf
Atualização:  5/12/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Isabela

O texto analisa a constituição do significado atual da bebida psicoativa milenar indígena conhecida como Ayahuasca, dentro da religião Santo Daime, onde ela é considerada, por grande parte de seus adeptos, como um sacramento eucarístico cristão. Partindo da ideia de religião enquanto fenômeno social em constante formação, compreende-se a ressignificação da Ayahuasca como um evento que se insere dentro do processo dialético e histórico de construção social de significados que fundamenta a constituição de toda a religião. Tendo em vista o fato de o Santo Daime ser um grupo de cultura essencialmente oral, para avaliar como se deu esse processo de ressignificação e a constituição do significado atual da bebida, é feita uma breve análise do conteúdo das narrativas orais mais importantes presentes na religião.

PALAVRAS-CHAVE: Santo Daime, Ayahuasca, Religião, História oral, Cultura

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Conservadorismo, Educação e Tomismo no Império brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
MARTINS, Patrícia Carla de Melo

O sistema de ensino, organizado para formar a elite dominante, tornou-se uma via de legitimação do padroado régio no Brasil. Ao ser alçado num princípio filosófico-teológico, verifica-se uma constante presença do tomismo no discurso dos manuais de filosofia utilizados nos cursos secundário e superior. A filosofia tomista apresenta-se como uma estrutura de poder junto à elite dominante que normatizava, por exemplo, concepções de hierarquia política. Entregue a Congregação dos Capuchinhos franceses, em 1856, o Seminário Episcopal de São Paulo foi um difusor do pensamento tomista entre os cafeicultores que passaram a liderar a economia nacional. Este artigo tem como objeto de análise os manuais de formação utilizados no seminário durante a segunda metade do século XIX, nos quais se evidenciam os aspectos da filosofia-teológica propalada pelo clero francês. Verificam-se nesta abordagem características das práticas e representações do tomismo dispostas sobre da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Conservadorismo. Educação. Monarquia. Tomismo. Capuchinhos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Conversão do olhar: contribuições da história cultural para análise do campo religioso brasileiro co Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PROENÇA, Wander de Lara

Intensas remodelações processadas no cenário religioso brasileiro contemporâneo inauguraram práticas, promoveram rupturas e redefiniram novas tipologias de experiências com o sagrado. Esse quadro passou a exigir novas abordagens explicativas e revisão de categorias conceituais classicamente empregadas pelas diferentes áreas de conhecimento voltadas a este tipo de análise. Tomando a Igreja Universal do Reino de Deus como referência dessas transformações, e buscando realizar o que Pierre Bourdieu denomina “conversão epistemológica do olhar”, o presente artigo objetiva apresentar contribuições da História Cultural para uma investigação dos elementos mais consistentes que historicamente dão sustentação a tais práticas, superando, assim, as opiniões precipitadas ou generalizantes sobre esse movimento. Em um eficiente processo de apropriação e ressignificação, em aparente ambiguidade, apresentam-se, ainda, diferentes dimensões em que, ao combater práticas católicas e, principalmente, as religiões afro-brasileiras, o segmento iurdiano retraduz em seu favor um substrato cultural-religioso responsável por lhe conferir projeção majoritária no campo.

Palavras-chave: Campo religioso brasileiro. Igreja Universal do Reino de Deus. História Cultural. Conversão epistemológica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Judeus e muçulmanos na França: mudando respostas à diversidade cultural e religiosa Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
COHEN, Martine

A partir do caso das comunidades de judeus e muçulmanos na França, em contexto de globalização, a autora examina as consequências das reivindicações religioso-identitárias face ao Estado Laico francês. Recorrendo a uma perspectiva histórica que remonta o final da Segunda Guerra Mundial, é analisado o atual debate “laicidade x multiculturalismo”, indagando como o multiculturalismo/globalização pode desestabilizar estruturas jurídico-políticas do Estado laico na França.

Palavras-chave: Judeus. Muçulmanos. França. Laicidade. Multiculturalismo.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Multiculturalismo e religiões afro-brasileiras - o exemplo do Candomblé Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SIQUEIRA, Sonia Apparecida de

A sociedade brasileira resulta da mistura e do encontro de diferenças fenotípicas e culturais de seus componentes. Nas diferenças culturais anicham-se as diferenças religiosas. Diferente durante os vários séculos coloniais eram a cultura e a religião negras aqui chegadas com os escravos. Surgiu o Candomblé, síntese de crenças com raízes na África negra, que se manteve pela oralidade e pela tradição, a despeito do autoritarismo dos senhores de terras e de homens. Houve o confronto de duas tradições de pensamento, de duas visões de mundo, de duas concepções da vida e do homem, apoiadas nas duas epistemologias, a multiculturalista e a monoculturalista. A análise do lugar da religião afro no sistema social pode ser elucidativa não só da dinâmica vital como do desafio que o multiculturalismo hoje propõe colocando-se acima dos contextos nacionais, abrindo caminho para a mundialização.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Religiões afro-brasileiras. Candomblé. Diferenças.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Candomblé e umbanda na cidade de Goiânia em perspectiva Pós-Colonial Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
LOUZADA, Natália do Carmo

Tendo como referencial os estudos pós-coloniais, o presente trabalho se propõe a analisar as comunidades candomblecistas, atualmente existentes na cidade de Goiânia, sob a perspectiva do entrelugar cultural. Além disso, busca compreender, por meio do discurso de líderes sacerdotais da referida religião, a tensa articulação entre colonialidade do poder e pensamento liminar no âmbito do processo histórico de constituição dessas comunidades.

Palavras-chave: Candomblé. Discurso. Pensamento liminar. Colonialidade do poder.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em contato com o espaço do além: proposta para uma Geografia do Espiritismo Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SAHR, Wolf-Dietrich
GODOY, Marino Luís Michilin

Este artigo apresenta uma abordagem teórico-metodológica dentro da Geografia da Religião, que estabelece uma compreensão da espacialidade do fenômeno social espírita. Para tanto, consideram-se, aqui, três instâncias de análise principais, a entender: a espacialidade narrativa, a qual busca compreender as relações estabelecidas entre o plano terreno e o espiritual, numa concepção geográfica própria do Espiritismo; a espacialidade prática, que evidencia as práticas e relações estabelecidas entre os espíritas e seu ambiente, caracterizando a geografia social do Espiritismo e dos espíritas; e sua espacialidade institucional, demonstrando as relações entre as atividades individuais e dos Centros Espíritas e os órgãos federativos do Espiritismo.

Palavras-chaves: Geografia da Religião. Espiritismo, EspaçoMUNDO. Espacialidades.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ciência da religião, Ensino Religioso e Formação docente Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SOARES, Afonso Maria Ligorio

O artigo discute a relação entre Ciência da Religião, Ensino Religioso (ER) e a adequada Formação docente de quem se encarregará de ministrar essa disciplina no Ensino Fundamental das escolas públicas. Para o autor, o ER nada mais do que a transposição didática dos resultados alcançados pela Ciência da Religião. Ele avança pelo terreno epistemológico e descarta os modelos catequético e teológico para o ER, sugerindo o modelo da Ciência da Religião como o único habilitado a sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do ER.

Palavras-chaves: Ensino religioso. Ciência da Religião. Formação docente. Transposição didática.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Edile M. Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem se preocupado com uma formação específica que visa as necessidades dos professores, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. A partir 218 desenhos e frases foram investigadas as concepções de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. A utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante da investigação, pois demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. Os dados apontaram quatro concepções: Transmissão e desenvolvimento de valores, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e Área de conhecimento. Os riscos e rabiscos esboçam o desenho de uma mudança significativa para a história do ER no Paraná: a superação das aulas de religião catequéticas e a preocupação com conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
DOMINGOS, Marília De Franceschi Neto

O artigo discute a questão da laicidade, em especial no meio educacional, mostrando sua distância de ideias anticlericais. A autora afirma que é a laicidade que permite a convivência pacífica entre as religiões e o respeito aos indivíduos que optam por não professar nenhuma religião. A escola é o espaço onde esses universos culturais se encontram, onde os conflitos podem se acirrar ou serem desarmados.

Palavras-chave: Laicidade. Ensino Religioso. Formação do professor.

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