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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Buddha Siddhartha e a Trajetória do Herói Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Eline de Oliveira; LIMA, Marileuza Fernandes; MIELE, André

A história de Siddhartha Gautama, o Buddha, traça uma trajetória que pode ser comparada ao “Monomito” ou “Mito do Herói”. Nesta perspectiva pretende-se analisar as narrativas de sua vida dentro deste esquema teórico-metodológico, considerando três fases a serem exploradas: de início a separação, medianamente a iniciação, e por fim, o retorno, as quais se configuram como as fases básicas da estruturação do Mito do Herói. Analisando a trajetória do Buddha Gautama, percebe-se a simetria nos acontecimentos de sua vivência com a trajetória do herói. Além desse primeiro ciclo, e indo um pouco além do esquema utilizado, vislumbra-se através dele, um ciclo metafísico de crescimento da individualidade que busca a integração com o todo ou essência divina, traçado exotericamente dentro do indivíduo, que poderia por similitude ser assim representado: desapego–superação–doação. Essa investigação, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, busca traçar paralelos entre a história do Buddha Gautama e o ciclo percorrido pelo herói mitológico como forma arquetípica de vivência humana à procura da auto-superação enquanto caminho para a iluminação espiritual.

Palavras-chave: Mito. Monomito. Budismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diversidade Religiosa e Direitos Humanos Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Secretaria Especial de Direitos Humanos

O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5o, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários.

Palavras-chave: Liberdade. Religião.Direito.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em Trilhas Encantadas: Sociedade, Cultura e Religiosidade no Maranhão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARROS, Antonio Evaldo Almeida

Trabalho destinado ao GP Religiões Afro-Brasileiras e Kardecismo do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. Para uma versão mais aprofundada das questões levantadas neste texto, ver o capítulo 4 (Numa terra de voduns, encantados e orixás) da seguinte dissertação: BARROS, A. Evaldo A. O Pantheon Encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. 2007. 317 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO), Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A coleção “Redescobrindo o universo religioso”: “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de religião na es Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GILZ, Claudino; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

O presente artigo tem como objetivo discutir “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor por meio de elementos colhidos de uma pesquisa realizada recentemente com professores escritores e não-escritores da Coleção “Redescobrindo o Universo Religioso”. Não obstante às manifestações favoráveis e contrárias à presença do Ensino Religioso no currículo escolar por ocasião da promulgação da nova LDB/96, “o quê?” e o “para quê?” ensinar religião trazem consigo questionamentos pertinentes e atuais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Umbandização, Candombleização: para onde vai o terecô? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ARAÚJO, Paulo Jeferson Pilar

Nosso interesse pelo terecô como objeto de pesquisa deu-se a partir de pesquisa relacionada à migração religiosa entre pentecostais e adeptos de religiões afro-brasileiras em Codó. Desde então, temos mantido contato com pais e mães de santo da cidade, e concentrado algumas de nossas pesquisas na comunidade quilombola do Santo Antonio dos Pretos, a aproximadamente 36 km de distância da sede do Município de Codó. Durante nossas últimas visitas à cidade, principalmente em 2007, percebemos em diversas entrevistas e conversas com pais de santo menções aos terreiros da cidade, ditos de candomblé. Inclusive soubemos da ida a Codó de pessoas da Bahia que se diziam do candomblé e com intenções de abrir casas de candomblé na cidade. De início não damos muito atenção ao fato até que percebemos que as críticas ao candomblé em Codó estavam se tornando uma constante nas conversas com o pai de santo Domingos Paiva da Tenda Espírita de Umbanda Raio Solar.

Palavras-chave: Candomblé. Umbanda. Terecô. Município de Codó.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Que pluralidade é essa? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira

Com uma história escrita sob os "olhares e ditames de Roma", o Brasil religioso - católico por natureza - vem demonstrando em seus últimos Censos populacionais que não é mais assim tão católico como antes. O surgimento e o grande crescimento de inúmeras igrejas evangélicas é uma realidade visível em todas as esferas da sociedade brasileira.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Sugestões de atividades para colaborar na leitura da cartilha – Diversidade Religiosa e Direitos Hum Popular Versão: 
Atualização:  25/5/2010
Descrição:
(*) Fonte: GPER

Orientações didáticas para a utilização do documento “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. “A cartilha da DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS é um texto produzido em 2004 para ser distribuído aos cidadãos brasileiros, a fim de refletirmos sobre as diferentes formar de compreender a presença do transcendente, pois o Brasil é um país que não possui uma religião, mas garante a todos os seus cidadãos a liberdade de professarem ou não um credo religioso, como afirma a Constituição que garante a inviolabilidade de uma liberdade de consciência e crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e suas liturgias (Artigo 5o. inciso VI), este direito à liberdade religiosa está confirmada na Declaração dos Direitos Universais do Ser Humano. Ao fazer memória da formação do povo brasileiro vamos encontrar Guaranis, Jês, portugueses, açorianos, nigerianos, angolanos, franceses, ingleses, italianos, alemães, austríacos e tantos outros que formaram o povo brasileiro. A leitura é breve, mas a densidade da contemplação poderá colaborar na reflexão dos cidadãos que estão com você em suas salas de aula.”

Palavras-chave: Diversidade religiosa. Direitos humanos. Formação do povo brasileiro.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Cultura: uma lente pela qual enxergamos a realidade Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A cultura, em todas as suas expressões, nasce do trabalho do ser humano no caminho para realizar sua humanidade. A busca de significado da vida e, portanto, da felicidade, da justiça, da liberdade eleva-o à condição de um ser em movimento e por conseqüência em constante transformação. É pela cultura que o ser humano se refaz, recria suas expectativas, reconstrói seu mundo. Essas mudanças explicam a necessidade de repensar e reconstruir o conceito de cultura, fracionado pelos inúmeros conceitos atribuídos ao termo ao longo da história.

Palavras-chave: Cultura. Liberdade. Justiça.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A lógica do dom e a teologia da retribuição – reflexões sobre a religiosidade midiática na pós-moder Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Adelino Francisco de

O termo “dom”, não obstante a imprecisão e obscuridade de sua origem etimológica1, vincula-se à noção de dádiva, de doação natural a priori, desprovida de qualquer merecimento explicito. Assim, como dádiva, o dom assume a condição de presente, aquilo que é dado (e recebido) a alguém. Neste sentido, dom é algo que se recebe ou mesmo se dá, independente de qualquer ato meritório. É neste ponto que o dom se desvela como dádiva. Pois, o dom doado (ou recebido) não é afetado por condicionantes inerentes ao donatário. Não obstante os limites de uma definição conceitual que possamos vislumbrar neste incipiente artigo sobre o dom, talvez o que demais relevante e fundamental a ser dito foi explicitado por Jean-Luc Marion, ao argumentar que “o dom explica-se por si”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interfaces entre o Ensino Religioso e a literatura infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUSA, José

A elaboração de uma proposta metodológica para o Ensino religioso Escolar articula-se à compreensão dos vários elementos que condicionam a prática de tal disciplina. Trata-se, então, de compreender quais as concepções teóricas que subjazem os paradigmas didáticos do Ensino Religioso e como elas se configuram em termos de objetivos e de procedimentos técnico-metodológicas.

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