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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Poder e Política na Congregação Cristã no Brasil: Um Pentecostalismo na Contramão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FOERSTER, Norbert Hans Christoph

Como nos seus tempos primordiais, a Congregação Cristã no Brasil continua se propagando pelas redes sociais pessoais e pelo culto como únicas estratégias de marketing. Ela mantém a regra que lideranças não podem ser candidatos políticos, e que nos cultos não se pode fazer propaganda por nenhum candidato ou partido. Estes fatos demonstram que a CCB se mantém fora de algumas dinâmicas religiosas, culturais e sociais que atingiram praticamente todos os grupos religiosos contemporâneos e têm na sua ponta outros grupos pentecostais. A CCB continua sendo, portanto, o que os primeiros pesquisadores já afirmaram a seu respeito: um pentecostalismo sui generis. O presente trabalho analisa as relações de poder no interior deste grupo religioso, suas estratégias concorrenciais, sua falta de inserção na política partidária, e indaga quais dispositivos na sua memória e representações coletivas não permitem as mudanças que se operam nos outros grupos religiosos.

Downloads 1214  1214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2296
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Política e religião na nova Geografia Cultural: o caso da criação do Estado do Tocantins Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Jean Carlos

A discussão que este artigo realiza gira em torno da temática religião e como esta se relaciona com o fato político em uma produção cultural que possui uma dimensão espacial. Ou seja, pretendemos demonstrar por meio deste trabalho como política e religião se articulam para a produção de um espaço de representação repleto de símbolos e significados que reatualizam a história e demarcam o território. Nosso estudo de caso refere-se à criação do Estado do Tocantins e a articulação entre política e religião realizada por atores sociais, a fim de construir um espaço de representação tocantinense.

Palavras-chave: Estado do Tocantins. Espaço de Representação. Nova Geografia Cultural.

Downloads 510  510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por que ensinar sobre religião na sala de aula? Uma abordagem pragmatista face ao Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FIGUEIRA, Eulálio

A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso.

Downloads 684  684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por uma geografia do sagrado Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.

O presente ensaio discute as limitações da Geografia da Religião tradicional e propõe um redimensionamento de seu objeto de pesquisa. Apresenta o sagrado como cerne da experiência religiosa. Propõe uma Geografia baseada na espacialidade do sagrado a partir de um ponto de vista relacional.

Downloads 780  780  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma NUPPER  Site http://www.geog.ufpr.br/nupper/artigos.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza

Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Prática docente na Educação Superior: um estudo sobre a formação do professor de Ensino Religioso no Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Devison Amorim do

Este estudo pretende demonstrar, segundo a opinião dos egressos, se as práticas dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião da UEPA proporcionam subsídios para a formação de professores de Ensino Religioso capacitados para atuar na disciplina. Ou seja, visa esclarecer se as estratégias formativas e o domínio de conteúdo dos docentes estão, realmente, como prevê o Projeto Pedagógico do Curso, formando profissionais capazes de transpor os conteúdos apreendidos no curso para as aulas de ER, de maneira a proporcionar aos educandos o conhecimento do fenômeno religioso de maneira proveitosa e significativa. Em outras palavras, investigo se os professores de Ensino Religioso estão saindo do Curso de Ciências da Religião da UEPA munidos dos dois pilares necessários para nortear uma boa prática de ER, haja vista que para isso é mister que o profissional tenha domínio tanto dos conteúdos epistemológicos do fenômeno religioso quanto dos aspectos pedagógicos para atuar na área da docência. A investigação traz, ainda, em seu bojo, informações a respeito da história do Ensino Religioso no Brasil, no Pará e sobre a criação do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da UEPA. Além de explanar sobre os aspectos legais da disciplina supramencionada e das formas equivocadas que vem sendo desenvolvidas ao longo de sua trajetória.

Palavras-chave: Prática e Formação Docente. Curso de Ciências da Religião. Ensino Religioso.

Downloads 6462  6462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=146105
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práticas Mágicas e Bruxaria entre as Pomeranas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAHIA, Joana

Este trabalho pretende analisar as práticas mágicas que acompanham os principais ritos de passagem e as acusações de bruxaria que marcam o cotidiano dos imigrantes pomeranos, trabalhadores rurais de origem alemã vindos do Norte da Alemanha, que chegaram ao país no ano de 1870 e se localizam atualmente na região cenrtro-sul do Estado do Espírito Santo. Dentre os ritos de passagem, destaco as práticas mágicas que precedem o nascimento das crianças, o casamento e a importância das mulheres na condução das palavras e atos que marcam estes momentos da vida social de extrema importância para o grupo repensar a sua reprodução étnica e social. Cabe ressaltar a significação que as pomeranas possuem nos relatos de bruxaria expressos pela comunidade nos momentos “chave” para o entendimento das etapas de reorganização social e econômica desta parcela do campesinato, tais como: divisão e transmissão da herança e do patrimônio entre os membros da família, períodos de intensa atividade econômica (colheitas de café) e a distribuição das tarefas no interior da “household”.

Downloads 1219  1219  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2164
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práticas tradicionais de sepultamento na cidade de Diamantina Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2011
Descrição:
SILVEIRA, Felipe Augusto de Bernardi

O intuito dessa pesquisa é estabelecer as origens e razões sobre as formas tradicionais de enterramento católico dentro dos templos da cidade de Diamantina em Minas Gerais, sua relação com o espaço sagrado e a expectativa salvífica pelos efeitos telúricos do solo consagrado. O Artigo apreende momentos inicias do século XIX para tecer suas análises, antes da inclusão dos cemitérios verticais, produto do desenvolvimento da influência higiênica realizada pelas elites letradas no Brasil Império

Palavras-Chave: Cemitério. Diamantina. Práticas de Sepultamento.

Downloads 519  519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Práxis educativa no Ensino Religioso - confluência entre epistemologia e didática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANDENBURG, Laude Erandi

O trabalho enfoca a área do Ensino Religioso na perspectiva da relação entre a epistemologia e a didática que se concretiza na prática do currículo escolar na escola pública. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas e práticas no Ensino Religioso na rede estadual de escolas do Rio Grande do Sul, já concluída, e de uma pesquisa em andamento que faz um olhar para a mesma temática no âmbito municipal. Enfoca a problemática do Ensino Religioso e não ignora a polêmica que envolve seu reconhecimento como área de conhecimento, mas aponta possibilidades de práticas no cotidiano escolar, a partir de concepções epistemológicas a ela pertinentes. O respeito à diversidade religiosa, a articulação entre identidade e diferença, a convivência respeitosa e alteridade e o desenvolvimento da tolerância e resolução de conflitos evidenciam-se como concepções fundamentais. Esses princípios são resultados da manifestação de estudantes, docentes, direções de escola, setores de apoio como Conselho do Ensino Religioso - CONER, Coordenadorias de educação e Secretaria de Educação em consonância com o referencial bibliográfico da pesquisa. Inicialmente é feita a contextualização do assunto e caracteriza-se o Ensino Religioso como área de conhecimento. Em seguida aborda-se o lugar do Ensino Religioso no currículo e sua abordagem no cotidiano escolar através de uma didática específica conectada com os princípios epistemológicos que orientam a área do Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Práxis educativa. Concepções epistemológicas. Práticas no Ensino Religioso.

Downloads 2236  2236  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Prendimento e Desprendimento activo considerações de António Sérgio acerca do Budismo Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
PINHO, Romana Valente

Sérgio interpreta as teorias de Buda a partir das suas leituras anterianas e, especificamente, a partir das perspectivas budistas que Antero de Quental defende na sua obra. Um dos textos onde Antônio Sérgio mais discorre sobre o Budismo é Um problema Anteriano (Sobre a Ideia e a Realidade de Desprendimento Activo na Peregrinação Moral do Autor dos Sonetos), de 1943. Escrito em jeito de diálogo por considerar que, dessa forma, seria mais acessível ao grande público, o autor apresenta quatro interlocutores que inicialmente se mostram dispostos a debater as Cartas de Antero de Quental.

Downloads 561  561  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
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