Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Referentes identificatórios e jogos identitários no candomblé  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NUNES, Mônica de Oliveira
Nesse artigo, evidenciamos um conjunto de “referentes identificatórios” presentes no idioma do Candomblé e apresentamos uma discussão sobre as formas pelas quais as pessoas utilizam esses elementos para construir suas identidades de forma progressiva e flexível. Para tanto, retomamos alguns pontos de análise acerca da construção da pessoa no Candomblé a partir de autores clássicos, destacando o que dados etnográficos produzidos na cidade de Cachoeira, Bahia, apontam de inovador em relação aos mesmos. Apresentamos uma primeira polêmica entre unicidade e multiplicidade do eu no Candomblé, inserindo-a em uma discussão filosófica acerca de como várias culturas produzem diferentes metáforas para darem conta de uma provavelmente universal “ilusão de totalidade”. Em seguida, identificamos mecanismos de individuação no interior de uma sociedade predominantemente sócio-cêntrica. Finalmente, apresentamos novos significantes religiosos que não são habitualmente explorados em análises acerca de jogos identitários no Candomblé, enfatizando importância da subjetividade dos adeptos na construção desses jogos.
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866 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2513 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religião e Transformações Urbanas em Recife, Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
THEIJE, Marjo de
A paisagem urbana foi palco de muitas transformações religiosas importantes nas últimas décadas. Urbanização e diversificação religiosa aconteceram juntas, e os pesquisadores de religião apontaram a migração de milhares de pessoas para as cidades como a causa para o crescimento de novos grupos religiosos e identidades religiosas no ambiente urbano, para a emancipação das religiões tradicionais, e para o pluralismo no campo religioso como um todo. Como outras cidades Brasileiras, Recife viu muitos processos de significação religiosa e formação de identidades inspirada pela religião. Onde antes dominava o catolicismo romano, existe agora uma variedade de religiões, de anglicanismo por pentecostalismo para mormonismo, enquanto os cultos indígenas e afro-brasileiros que viviam escondidos antes apareceram no aberto. Estas transformações religiosas deveriam ser incluídas nas análises da vida urbana contemporânea. Neste trabalho, o papel da religião na pluralização cultural no contexto urbano será explorado por meio de três episódios diferentes, nos quais focalizarei a relação entre paisagem urbana, vidas urbanas, e a significação e prática religiosa de populações urbanas diferentes. A ênfase estará em aspectos visuais da presença religiosa no urbano, que relacionarei aos processos de construção de identidade e formação de grupos religiosos.
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680 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2293 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosos Sem Igreja: Um Mergulho na Categoria Censitária dos Sem Religião  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Denise dos Santos
Este artigo analisa os discursos de indivíduos fluminenses que se declaram sem religião, ressaltando aspectos que não são observáveis através da categoria censitária, que com essa nomenclatura não traduz a essência das transformações presentes na atualidade por se limitar à vinculação institucional, sem levar em conta a experiência religiosa. Trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa, produzida com entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 48 habitantes de diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro que se declararam sem religião; comprovando que, embora nos recenseamentos eles estejam agregados em uma só categoria, aparentemente secularizada, são constituídos por tipos com características e cosmovisões distintas, o que suscita uma classificação mais precisa. Se um deles reúne ateus e agnósticos, avessos aos conteúdos religiosos, o outro não os recusam, descolando-se somente das instituições religiosas.
Palavras-chave: Sem religião. Secularização. Religiosidade. Desinstitucionalização.
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663 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2007/t_rodrigues.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Eliane Moura da
Neste artigo são apresentadas algumas das questões conceituais e teóricas que nortearam a implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo. Defendendo o ensino público laico, a diversidade, o multiculturalismo e o pluralismo, o estudo dos fenômenos religiosos foi valorizado como patrimônio cultural e histórico, enfatizando as diversas expressões e crenças definidas como religiosas no campo da História Cultural. Chamando a atenção para os diferentes sentidos e usos de termos que, em determinada situação, geram crenças, ações, instituições, condutas, mitos, ritos. Como atividade pedagógica, o trabalho com a diversidade religiosa se torna elemento central de ação pró-ativa em favor de atitudes de tolerância e respeito às diferenças e compreensão da alteridade.
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232054 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_silva.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosidade e educação: uma análise de Ockham  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.
Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.
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845 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
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